A Aventura Humana



É estranha a constatação de que somos todos iguais, de que olhamos o mar, seguimos o curso dos rios, cruzamos pontes, esmiuçamos a noite, escarafunchamos a memória, avivamos o fogo, macetamos a carne, aveludamos a tez, trituramos sonhos, resistimos aos trancos, retiramos a nata, encetamos metas, amenizamos dores, amortecemos quedas, estorvamos o tempo, aninhamos mato, bebemos na fonte, andamos à procura de coisas indefiníveis e, com frequência, tentamos traduzir o que nos vai pela alma, coisas como o meio termo, o meio copo, a meia rua, a meia lua, de tudo ao meio, estas coisas todas, estes conceitos meio que abstratos demais, que tentamos materializar, e que por vezes encontram obstáculos intransponíveis, mas aí, como num passe de mágica, que é como quase sempre as coisas acontecem, vem algo e nos dá o tom, a cor, o som e encontramos o que tanto procurávamos.
Por exemplo, dia 28 de setembro, assistindo calmamente o programa Globo Rural, vi uma reportagem sobre as graxarias. Triste, depressiva reportagem, mas que me trouxe num átimo a tradução visual do que se escondia em meu pensamento: o final da aventura do homem sobre a terra.
A reportagem mostrava ossos de animais sendo triturados, esmagados, virando graxa. Então pensei em tanta coisa. Nestes bois ? que no caso eram bois ? que, um dia bezerros, foram tratados com ternura, receberam afagos, carinhos, receberam farta alimentação, foram engordados para no fim se transformar em pasto e pior, depois de pasto, em graxaria imunda, escorrendo pelo ralo em forma de gordura.
Na hora, resolvi me tornar vegetariano, comer apenas agrião e alface. Depois, já mais calmo e menos radical, pensei em me mudar pra Índia onde as vacas são veneradas, mas, no fim, do dia acabei mesmo foi diante de um belo cupim assado, afinal, se nossos destinos ? de homens e animais - são tão semelhantes, não há porque deixar de lado certos prazeres. E vamos comer, antes que seja tarde.

Autor: Luiz Ramos


Artigos Relacionados


Você Come Carne?

Quando Dom Sebastião Voltar...

Como Chegar Aos 100 Anos - Cha De Amora Miura - 100% Natural

Diabetes - Obesidade - HipertensÃo - Tratamento 100% Natural - Cha De Amora Miura

Eu Pensei...

Pensei

Natureza Morta