PROJETO DE RESGATE HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E CULTURAL DE POVOADOS E CIDADES



Projeto Interdisciplinar de Resgate Sócio Histórico, Geográfico e Cultural de Povoados e Municípios




Autor: Professor Adilson Motta



Modelo usado para resgatar, além de pesquisas escritas já existentes o histórico e geografia e cultura nos municípios de Bom Jardim, Parauapebas e por último, no povoado Vila Sanção - em Parauapebas.




PROJETO INTERDISCIPLINAR


Parauapebas, PA2011


-Índice de analfabetismo pleno e funcional de Vila Sanção.
-Quantos e quais os prédios públicos no povoado (mercado, posto de saúde, escolas).
-Estrutura da escola.
- Séries oferecidas.
- Aspecto econômico (número de comércio, bares, etc).
- Plantas nativas/ extrativismo da região
- Animais e frutas da região
- Rios e lagos.


JUSTIFICATIVA


Fazer integração entre as disciplinas de Português, História e Geografia, Arte e Matemática para desenvolver um trabalho interdisciplinar a fim de elaborar uma cartilha ou livro ilustrado (a) a partir das pesquisas e trabalhos dos alunos. Onde os mesmos serão os pesquisadores e criadores; a escola e comunidade (povoados e municípios), o espaço de pesquisa.
A importância deste trabalho se contempla nos PCN (2000 p. 46-47):

Os conteúdos dos temas transversais, assim como as práticas pedagógicas organizadas em função da sua aprendizagem podem, contextualizar significativamente a aprendizagem da língua, fazendo com que o trabalho se reverta em produções de interesse do convívio, escolar e da comunidade.

? Desenvolver um trabalho integrado e interdisciplinar da história, geografia e cultura do Povoado Vila Sanção.
? Elaborar uma cartilha ou livro ilustrada/o a partir das pesquisas e trabalhos dos alunos.
? Desenvolver o conhecimento, a valorização resgate e a divulgação da cultura local;
? Identificar os costumes e tradições.


FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

ü O que vocês sabem sobre a cultura, as crenças e os rituais religiosos de nosso povoado, município?
ü E sobre as artes, festas, literatura (poemas, poesias, contos e causos, lendas e mitos?).
ü O que você conhece sobre a história e geografia do município ou povoado Vila Sanção? Ou outro...


GEOGRAFIA & ESTUDOS AMAZÔNICOS (Disciplina)

-Descrição geográfica do povoado,
-Mapa das ruas com pontos públicos.
-Aspecto populacional de Vila Sansão
-Distância para sede (Parauapebas),
-Descrição da estrada,
-Existe população indígena nas imediações do povoado? Qual? Quantos habitantes indígenas? E a cultura indígena?
- Quantidade de casas e infraestrutura (luz elétrica, água encanada).

HISTÓRIA

-Pesquisar aspectos históricos do povoado,
-Primeiro morador, se mora aqui (e foto), e como foi...
- 1º líder político
- Atual líder político.
- Religiões predominantes (1º líder)
- Religiões Afro (macumba, umbanda e ou candomblé)
- Conflitos agrários
- Como foram os primeiros dias na história do povoado/município?

PORTUGUÊS

Fazer um levantamento da literatura local (a literatura nasce da oralidade; o povo tem muitas histórias a contar através):

- Lendas,
- Contos de assombração / causos
- Fábulas,
- Cordel
- Poemas (povo e alunos ? escolha dos melhores)
- Crendices populares
- Provérbios
- Crônicas (8ª séries)
- Piadas

CIÊNCIAS

Desenvolver estudo sobre o meio ambiente do povoado (na localidade centro e adjacências) e comentar sobre os projetos existentes na região / Salobo e área de preservação ambiental.


ARTES

Resgate ao folclore local, manifestações culturais,
Pratos típicos da região. Costumes e tradições da região. Organizar cartazescom textos e fotos.
Exposição de artesanatos da região.
E Riquezas naturais

Montar uma pequena peça teatral ou fazer apresentação de brincadeiras folclórica/ danças típicas e festas tradicionais.

MATEMÁTICA

Digitação e elaboração de gráficos do resultado das pesquisas.

ENTREVISTAS UTILIZADAS COMO RECURSOS NAS PESQUISAS

QUESTIONÁRIO DE ENTREVISTA

(Especialmente para antigos moradores /primeiros)

1- Qual seu nome completo?
1. Quando chegou aqui? De onde veio?
2. Porque saiu do lugar onde morava? E por que motivo escolheu morar aqui?
3. Já havia moradores na localidade onde é hoje Vila Sanção?
4. Comente sobre os primeiros dias no povoado Vila Sanção.
5. Como era o ambiente quando chegou? Fale alguma coisa sobre a vegetação e o solo da região.
6. Na área havia tribos, qual o nome e como era o relacionamento entre moradores e índios?
7. Na época que chegou havia demarcações de terras? Como aconteciam essas demarcações?
8. Você sabe se houve conflitos pelas terras na área? (Com o Nilson e Odilon)
9. Fale alguma coisa de como viviam, as dificuldades, como eram enfrentadas?
10. Em que trabalhava? E como era esse trabalho?
11. O que era cultivado e como eram comercializados esses produtos?
12. Essa produção cobria as necessidades da família?
13. Que instrumento era usado, e qual a técnica praticada pelos trabalhadores na roça?
14. Além da agricultura havia outras atividades econômicas desenvolvidas na comunidade? Qual?
15.
6. Você lembra se havia na área animais silvestres? Você conhecia algum. Fale alguma coisa sobre esses assuntos.
7. Você tem conhecimento se haviam caçadores na área, eram moradores da localidade? E qual a finalidade dessas caças?
8. O que você sabe sobre os rios da região (Parauapebas e azul e outros)? Qual a sua utilidade para as famílias?
9. Você se lembra quais as espécies de peixes existentes nos riachos e rios da região?
10. E como era feita a pesca? Que instrumento utilizava?
11. Havia alguma igreja? Qual?
12. Em relação às festividades do ano, como no período do ano junino, fim do ano (natal), ano novo o que você fala sobre isso?
13. Havia escola? Onde funcionava?
14. O que você sabe sobre o comércio na comunidade, quais alimentos eram comprados?
15. Qual a sua lembrança sobre a estrada como era feita a comunicação entre povoado e localidades vizinhas?
16. Você se lembra como as pessoas faziam para se comunicarem
17. 17-Você tem conhecimento da importância do extrativismo para as famílias no povoado? Quais os produtos extrativos da região? com os parentes distantes?
18. 18- Haviam representantes de partido político no povoado? Quem eram?
19. 19-Existia delegacia? Quem era o delegado
20.


ENTREVISTA COM (REPRESENTANTESE OU LÍDER POLÍTICO) DA REGIÃO.

Entrevistado:......................................................... Idade................
1- Comente sobre o processo de distribuição agrária no povoado Vila Sanção no princípio de sua história.
2- Qual a sua contribuição na formação do povoado xxxx/ ou municípioxxxxxxx

Entrevista a ser realizada nas residências
Nome:................................................................ Idade:.................................
Quantos filhos?................... Idade por seqüência....................................................................
Profissão:...........................................................
Se agricultor: Usa agro tóxicos? ( ) sim não ( )

Que tipo de produção? R:......................................................................................................

Tipo da casa:
( ) tábua ( ) taipa ( ) alvenaria =tijolo ( ) palha

Tipo de cobertura da residência:
( ) telha ( ) palha ( ) laje

Tipo de piso da residência:
(cimento ( )cerâmica ( ) batido ?no chão
Possui:
( ) água encanada ( ) energia elétrica

Possui fossa antisséptica (vaso sanitário)
( ) sim ( ) não

Em relação o lixo/ como é feita a coleta?
( ) queimado ( ) jogado ao ar livre ( ) enterrado

Condições da moradia
( )próprio ( ) alugado ( ) financiado ( ) cedido

Recebe benefícios do governo? Qual?
( ) bolsa escola ( ) PETI ( ) Aposentadoria
Outro especificar:.............................................................................................

Quando foi instalado a energia elétrica, água e telefones em vila Sanção?
R:..................................................................................................................................................................................................................................................................................


DESCOBRINDO NOSSAS ORIGENS

Para alunos e comunidade em geral responderem este questionário.
Nome:......................................................... Idade.............

Composição da população de Vila Sanção por Estados de origem.

a) É descendente ou natural de qual Estado?
( ) Pará ( ) Maranhão Piauí ( ) Ceará ( ) Mato grosso
( ) Amazonas

Outro/ Citar: ...........................................................

Escola Alegria do Saber

Público alvo: Professores e alunos (É uma forma de socialização de trabalho e experiências)
Local do evento: Escola Alegria do Saber
Data: Novembro



IFEIRA CULTURAL ?VILA SANÇÃO (ONDE FOI MOBILIZADO TODO PROJETO)


PROJETO ? RIQUEZAS LITERÁRIAS


OBJETIVO: Pretende-se comeste trabalho, fazer um resgate da literatura local contemplada no folclore do povoado Vila Sanção.

Resgate Folclóricono Povoado Vila Sanção

A palavra FOLCLORE é de origem inglesa sendo composta por FOLK: que quer dizer POVO eLORE: Que significa SABEDORIA.
O conjunto de lendas, contos, mitos, crendices, cantiga, histórias, danças, festas, conhecimentos etc., que fazem partes da vida e da sabedoria de uns povos, conservados pela tradição popular, é chamado de folclore ou cultura popular. Quando estudamos o folclore de um povo, conhecemos seu modo de pensar, agir e sentir. Dentro do folclore está contemplando a literatura oral, mãe e origem da literatura letrada.
O folclore é tido como uma verdadeira fonte para criar literatura. A literatura, seja local, regional, nacional ou a universal busca (-ra) nos relatos de casos, experiências, crendice, fábulas e contos populares subsídios e amparo para a construção da literatura letrada. É o que se observa na trajetória da literatura universal de William Shakeaspeare que muitas vezes baseava-se em lendas e estórias e histórias contadas oralmente para criar suas peças teatrais e Charles Perrault, para escrever seus contos infantis e os irmãos Green que da mesma forma, resgataram estórias que entraram para a literatura universal e atravessaram séculos, encontrando-se até hoje vivas na memória universal de nossos jovens e adultos. Histórias como Branca de Neve e os sete anões e muitas outras bastante conhecidas no mundo inteiro.
É o que fizemos em Vila Sanção, resgatamos as estórias (contos, causos, poesias, piadas e anedotas) que só existiam na oralidade, sendo faladas pelo povo da localidade; e a partir de então, foi dado um corpo escrito, ou seja, saindo do oral e entrando para a literatura escrita.


ESTRATÉGIAS DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

Após o resgate cultural, foi dada forma escrita aos contos, poemas, piadas e anedotas (pois estes se encontravam apenas no nível oral) e traçamos as seguintes estratégias para a apresentação do projeto:
Ø Treinamos a sistematização de apresentação do trabalho, possibilitando a estes, autonomia de apresentação para o dia da Feira Cultural.
Ø Os diversos gêneros foram distribuídos entre grupos de alunos com definições conceituais seguidos dos respectivos textos que serão por eles apresentados.
Ø Será espalhado na sala de "Riquezas Literárias" cartazes e painéis com os textos produzidos e resgatados pelos alunos da escola.


RECURSOS MATERIAIS

Cartolina, fotografias, papel madeira, pesquisas realizadas pelos alunos sob minha orientação (Profº Adilson Motta).

AVALIAÇÃO

*Interação e participação dos alunos na apresentação e exposição do trabalho.
* participação e apresentação ao público.


PONTO DE OBSERVAÇÃO

Analisar se o público alvo (comunidade em geral) assimilou as informações fornecidas na feira.

Relatório de prática pedagógica desenvolvida pelos professores envolvidos no Projeto Interdisciplinar:

História: Na disciplina de história elabora-se questionário inerente às informações que se deseja para que os alunos façam a pesquisa de campo, cujos resultados irão contribuir para construir o corpo textual dos relatos históricos do povoado ou município em estudo. E dados fotográficos.
Português: Desenvolveu-se na disciplina de Língua Portuguesa o resgate do folclore local ou regional através de contos de assombração, causos, poemas e poesias produzidas pelos alunos, cujo processo de correção passou desenvolveu-se de modo coletivo em sala de aula com os alunos.
Informática: O professor de informática engajou-se no Projeto Interdisciplinar fazendo com que os alunos digitassem os textos coletados e os produzidos por eles durante as aulas.
Arte: A partir dos textos resgatados e produzidos na disciplina de Português, a professora (o) de arte encarregou os alunos de fazerem a representação através de desenhos correspondentes aos textos. Em resumo: os desenhos ou gravuras por eles desenvolvidos foram utilizados para ilustrar os textos contos/literários.
Matemática: O professor de matemática, utilizando-se do resultado das pesquisas desenvolvidas pelos alunos (em outras disciplinas) e a partir dos dados coletados, trabalhou e ensinou gráficos aos alunos de 5ª série e a partir da aprendizagem, a construção dos gráficos com os dados da pesquisa.
Estudos Amazônicos ou regionais: A disciplina de Estudos Amazônicos dividiu-se em duas partes (dois professores):
? O primeiro ficou encarregado de desenvolver pesquisas sobre o lixo, impacto ambiental, doenças causadas pelo lixo, importância da reciclagem do lixo e produção de artesanatos a partir do lixo reciclado.
? Outro professor (a) ficou encarregado de trabalhar as riquezas naturais da região, fazendo coletas e pesquisas sobre os itens das riquezas naturais como: importância e valor econômico. E dados fotográficos.

Religião: Na disciplina de religião são desenvolvidas pesquisas resgatando o histórico da religião no povoado (ou município), assim como dados fotográficos.



Autor: Adilson Motta


Artigos Relacionados


Brasil Em Chamas

Folclore: Resgate Da Cultura Através Da Leitura

Projeto DidÁtico

Brejinho

O Que é Folclore?

Cidade De Vila Pouca De Aguiar

Projeto De Leitura E Escrita De Textos LiterÁrios E NÃo-literÁrios