CULTURA SURDA



INTRODUÇÃO

Este trabalho científico foi realizado através de pesquisas em sites com o propósito de saber se realmente existe "Cultura Surda".
E sabendo que existem diferenças significativas em se tratando do deficiente auditivo e o surdo, realizamos está pesquisa com o objetivo de perceber como a cultura surda e a comunidade surda é vistas dentro do ambiente cultural dos deficientes auditivos, que são aqueles que adquiriram parcialmente e total a perda auditiva e, os surdos que são os que já nasceram com está perda.
Vale lembrar que a identidade surda ocorre no contato com outros surdos, o que é diferente de um deficiente auditivo que é oralizado desde o seu nascimento.

DESENVOLVIMENTO

Contribuição da LIBRAS e diferenciação entre o surdo congênito e o deficiente auditivo

A língua de sinais (LIBRAS) que é realizada no Brasil e, em outros países tem contribuído significativamente para o progresso em relação visão que o surdo tinha sobre si mesmo, assim como, da sociedade ouvinte em geral.
O surdo e o deficiente auditivo são classificados em duas categorias que são: os portadores de surdez patológica (adquirida geralmente em fase adulta) e, aqueles cuja surdez é um traço fisiológico distintivo, ou seja, não implicando em deficiência neurológica ou mental. Porém, caracterizando-os como integrantes de minorias linguístico-culturais, sendo este o caso da maioria dos surdos congênitos.

O Surdo é bilíngui-bicultural

O surdo convive diariamente com duas línguas, nesse sentido podemos afirmar que são bilíngui-cultural, por possuírem mais de uma língua e cultura. Pois, eles possuem sua língua materna de sinais (cultura surda) e língua oral (cultura ouvinte), ou de LIBRAS em relação aos surdos brasileiros.
A cultura surda é o jeito de o sujeito surdo compreender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-o com suas percepções visuais e, a este processo dar-se o nome de "cultura ? surda". A qual contribue para a definição das identidades surdas e das "almas" das comunidades surdas.
Para a lingüística surda Carol Padden, "uma cultura surda é um conjunto de comportamentos aprendidos de um grupo de pessoas que possuem sua própria língua, valores, regras de comportamento e tradições". Ao passo que "uma comunidade é um sistema social geral, no qual um grupo de pessoas compartilha metas comuns e partilham certas responsabilidades umas com as outras". (PADDEN, 1989)
Diferenciando cultura e comunidade surda, percebe-se que a cultura surda é mais fechada do que a comunidade, pois, os membros de uma cultura surda se comportam como as pessoas surdas em seu sentido amplo, onde usam a língua de sinais e também compartilham entre si das crenças das pessoas surdas e com outras pessoas que não são surdas.
"Já na comunidade surda, um grupo de pessoas que mora em uma localização particular, compartilham as metas comuns de seus membros e, de várias formas trabalham para alcançar estas metas". Portanto, em uma comunidade podem também participar ouvintes e surdos que não são culturalmente surdos. Porém, na cultura surda isso não ocorre desta maneira, pois, o sujeito surdo não se preocupa em inserir, mas em ser integrado.

CONCLUSÃO

A partir desta pesquisa, conclui-se que existe uma cultura surda e, que ela se distingue da comunidade surda, onde a diferença está na forma de apreender o mundo. Gerando valores, comportamento e tradições sócio-culturais, a este modo viver que se pode caracterizar como "Cultura Surda".
Portanto, ser surdo é entender que é possível se comunicar através das mãos e compreender uma língua oral-auditiva por meio desta. E aprender a viver com pessoas que, em um universo de sons, depara-se com pessoas que vêm o mundo principalmente, pela visão, o que os torna por essa razão diferente e não deficientes.
A diferença está na forma como o mundo é percebido por cada um de nós, não importando as diferenças que carregamos em nosso interior e exterior. Todos são diferentes em sua essência.


REFERÊNCIAS

http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/libras/unidade1/comunidade_culturasurda.htm





Autor: Jaciara Santana


Artigos Relacionados


Cultura Surda E Sua Identidade

Importância Da Libra No Desenvolvimento Sócio Cognitivo De Crianças Surdas.

O Outro Na Família: Surdez E Contrução De Identidades

Bilinguismo E A EducaÇÃo De Surdos

Ensino E Aprendizagem De Libras Na Educação Infantil

Educação Oralista Para Surdos

A Inclusão Da Pessoa Surda Através Da Tecnologia