Por que o iPad 2 custa o mesmo que o iPad?



Isso mesmo caro leitor! O iPad 2 custa o mesmo que o iPad. Você deve estar se perguntando: Será que o Steve Jobs está louco? Será que Apple esta com tanto medo da concorrência assim? Ou será que esta é mais uma jogada de marketing da Apple? Perguntas como estas surgem da aparência irracional que uma medida como esta apresenta para a comunidade do mundo dos negócios, porém, como você verá, isto não tem nada de irracional, pois a Apple sabe muito bem o que esta fazendo. Continue lendo este artigo veja a estratégia da Apple para fazer do iPad 2 um campeão de vendas em seu lançamento.
Steve Jobs não está louco, ele é louco. "Um sujeito que produz equipamentos que primam pela simplicidade em pleno século XXI, certamente não deve bater muito bem da cabeça!": Diriam os tradicionais analistas de mercado com seus lindos ternos pretos e gravatas vermelhas. É bem verdade, que a sua suposta loucura (genialidade) é um dos motivos por de trás do sucesso dos produtos da Apple, aliado, é claro a certa dose de aleatoriedade (este assunto fica para outro artigo), mas mesmo assim não explica por que o iPad 2 custa o mesmo que o iPad mesmo sendo um lançamento.
A segunda também não é, sinceramente não acredito que a Apple esteja tão preocupada assim com seus concorrentes, ainda mais no mercado de Tablets. Já faz algum tempo no mundo dos negócios que não se olha para os concorrentes diretos. A Apple por ser uma empresa com foco em inovação de valor, provavelmente não se preocupa tanto com seus concorrentes, com certeza ela utiliza um discurso ou outro para dar satisfação ao seu acionista, mas não passa disso. É mais provável que a preocupação da Apple se concentre no desempenho dos seus produtos diante da possível percepção do produto pelo seu consumidor. Portanto, a variável concorrência também não explica por que o iPad 2 foi lançado com o mesmo preço que o iPad.
Mas se você acha que esta atitude é mais uma ousada jogada de marketing da Apple, sinto lhe informar que você também errou. Mas então, por que o iPad 2 custa o mesmo que o ipad? Até parece uma questão sem resposta, mas felizmente existe uma ferramenta que pode lhe ajudar desvendar o mistério por trás desta questão tão intrigante. É O NEUROMARKETING!
O NEUROMERKETING é a união do Marketing com outras disciplinas como Neurociência, Psicologia, Sociologia, Biologia, e Química, por exemplo. O NEUROMARKETING surgiu da impossibilidade do marketing tradicional em explicar o verdadeiro comportamento do consumidor e pelo surgimento de revolucionários métodos de exames do cérebro, como por exemplo, a Ressonância Magnética Funcional ? RMf.
Agora que você já sabe o que é NEUROMARKETING, vamos aos fatos. O iPad 2 custa o mesmo que o iPad, por três razões:
O preço dos iPad?s já estão ancorados na mente do consumidor;
A liberação de dopamina já não é a mesma no cérebro dos consumidores dos iPad?s;
O iPad já virou uma mania.
O preço médio dos iPad?s no mercado ancorou em sua mente no momento em que você o olhou com a intenção de comprar, isto fez com que sua memória de longo prazo gravasse este preço, que você querendo ou não, vai aparecer toda vez que você for comprar um Tablet da Apple. Isto aparenta ser um tanto quanto simplista demais para explicar o fato de que um lançamento tão esperado por consumidores de todo o mundo tenha causado tanta surpresa - ao ser comercializado com um preço igual ao modelo anterior. Contudo, esta é a mais pura realidade, pois sabendo que o preço ancora funcionaria nos principais consumidores do seu produto, a Apple se beneficiou disto para criar a sensação de "barato" na mente do consumidor.
Veja por exemplo o próprio lançamento do iPad anos atrás, a Apple colocou um primeiro preço elevado na semana de lançamento do produto. Depois da primeira semana ela reduziu o preço, ao preço que seria o verdadeiro preço de mercado do iPad, o que fez com que o cérebro dos consumidores gravassem aquele preço inicial, e percebessem em seguida o novo preço como sendo mais barato. Isto fez com que o consumidor pensasse da seguinte forma: "Caramba! O iPad está uma pechincha, vou logo comprar o meu".
Porém a ancoragem não é tudo na explicação do preço do iPad 2, pois a Apple também controlou a liberação de dopamina no cérebro de seus consumidores, por meio de estímulos ao sistema de recompensa cerebral. A coisa toda funciona assim: a cada liberação de dopamina pelo cérebro, tendo em vista o estimulo gerado pela compra de um iPad, por exemplo. Um esforço maior será necessário para liberar o mesmo nível de dopamina no cérebro ma compra de outro iPad. E assim vai, até que a compra do iPad libera cada vez menos dopamina pela compra de um produto. Em outras palavras, a liberação de dopamina continua a acontecer, mas a taxas decrescentes, ou seja, a compra de um iPad 2 não liberará a mesma quantidade de dopamina que a compra do iPad gerou.
E por ultimo, mas não menos importante. O iPad já virou uma mania entre os consumidores. Desta forma, como se fosse um vírus, milhões de pessoas pelo mundo inteiro já foram contagiadas e mais alguns milhões estão por serem. Uma teoria muito boa para explicar isto é o efeito manada. Em que determinados grupos de consumidores agem como se fossem uma manada, seguindo alguns grupos altamente influentes em termos de comportamento social, como artistas, jogadores famosos, jovens ricos etc. Agora pense sobre o consumo do iPad. Não é exatamente isso que acontece?
Portanto, caro leitor, o iPad 2 custa o mesmo que o iPad, e ao contrário do que você imaginava isto não se explica por razões tradicionais e comumente utilizadas pelo mundo dos negócios ou pela economia tradicional. As verdadeiras razões que justificam esta atitude aparentemente irracional de Steave Jobs, só podem ser vistas por alguém que conhece o NEUROMARKETING como ferramenta analítica. Mas por favor, fique a vontade para comprar seu iPad 2, pois o objetivo deste artigo não foi o criticar ou defender este produto especifico, muito pelo contrário, a intenção aqui foi a de colocar você a par do que as empresas estão fazendo para vender seus produtos no mercado, e ao mesmo tempo, ensinar um pouco sobre esta ferramenta que está revolucionando o mundo dos negócios: O NEUROMARKETING.


Autor: José Chavaglia Neto


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