Cachorros - Como ficam sua saude com o tempo?



Quando adquirimos um cão, muitas vezes não pensamos que esse animal é igual a nós, tem as mesmas necessidades, exige cuidados, e, um dia chegará o momento da partida, que é inevitável à todos os seres viventes na terra. Por serem parecidos conosco, são sujeitos a velhice, assim como nós, e consequentemente pode aparecer doenças ou alguns problemas de saúde.

É claro, que essas doenças e problemas de saúde podem ser amenizados com cuidados, com boa-alimentação, não maltratar, não exigir do animal esforço exagerado, o clima deve ser ameno, nem alto demais nem frio e, também, condições do ambiente para o animal. No que se refere a boa-alimentação, é preferível e recomentado por veterinários, o uso continuo de ração para cães e não a comida ingerida pelos homens. A ração contém todos os nutrientes e proteínas recomendados, não havendo a necessidade do uso de alimento comum. Não descartando o uso de frutas e legumes, que são bem aceitos.

Os maus-tratos aceleram, e muito o processo de envelhecimento do cão, pois as agressões e más condições de qualidade de vida e equilíbrio estão em desarmonia à aquela que deve ser para cada um de nós, e para cada animal que vive na Terra. O esforço exagerado, também, pode acarretar problemas com a coluna e ossos. Com relação ao clima, assim como nós, o cães não devem sofrer as mudanças de temperaturas sem condições para se proteger; no caso de frio, é adequado usar uma roupa e não dormir ao relento, e sim dentro de casa ou em uma casinha no quintal; já nos calores excessivos, o cão deve tomar bastante água para não ficar desidratado e não ficar exposto ao sol por muitas horas.

Quanto às condições do ambiente, o cão deve ser tratado com carinho e respeito por nós, o que exige condições básicas para se sentir feliz e parte da família, o cão deve ter um lugar próprio para dormir, sua água deve trocada para evitar a Dengue, deve tomar banho de acordo com sua pelagem, deve ter uma alimentação adequada e equilibrada para evitar a obesidade e outras doenças, e, principalmente ser bem tratado e bem recebido pelo dono, pois o carinho e a receptividade são essenciais para estabelecer harmonia e felicidade ao cão.

Todas as condições essenciais à vida do cão devem ser seguidas e respeitadas, pois o respeito a vida do cão, do espaço e limites do animal o tornará um animal mais feliz e menos agressivo, o que de fato todos queremos, que nossos bichinhos recebam nosso carinho e afeto. No que se refere as doenças, propriamente ditas, algumas são mais comuns: a diabetes, problemas cardíacos, tumores, problemas nas articulações, problemas oculares e problemas renais e urinários. Vamos tratar de cada uma delas; primeiro, a diabetes tende a causar no cão fadiga, consumo excessivo de água e vômitos. O tratamento é o mesmo para os homens, a injeção de insulina que pode ser aplicada pelo dono ou veterinário, mas sempre com a orientação do veterinário.

O cão possui um coração capaz de grandes esforços e atividades, uma vez que sua origem pela natureza o fez suportar atividades diárias de caças no campo, ou pastorear o rebanho. Entretanto, a velhice é implacável, e, a elasticidade do músculo do coração, com o tempo, perde sua força, o que predispõe a doenças que podem vir a surgir. Isso somente pode ser visto quando o cão é exposto ao calor excessivo ou atividades, quando há uma falta de ar e tosse e outros sintomas. Neste caso é importante leva-lo ao veterinário, pois o sistema cardiovascular está intimamente ligado ao sistema respiratório. Animais cardíacos podem e devem levar uma vida normal, porém não devem fazer atividades físicas sem observação do veterinário.

Os tumores variam de raça para raça, pois não é todos os animais e todas as raças que apresentam. Existe o tumor benigno e maligno. O benigno não é preocupante, e aparece com maior frequência, já o maligno é mais sério e está sujeito ao tratamento da quimioterapia, a cirurgias e outros tratamentos mais agressivos. É importante observar seu animal quando for fazer a escovação, pois neste momento é possível detectar esses nódulos e caroços. Uma vez detectados o mais cedo possível, é possível realizar o tratamento. Quanto aos outros sintomas de tumores, os cães apresentam vômitos, diarreia, perda de peso e feridas que não saram. Quando o cão está velho, as articulações já não são mais a mesma, a tenacidade já não é a mesma de outrora, por isso o cão idoso pode apresentar artrite. Surgem as dores, os inchaços, perda do alcance e recusa em fazer exercícios são os sintomas de doenças articulares. Essas aparecem nas regiões da anca, joelhos e cotovelos dos cães.

O tratamento é realizado com uso de medicamento e em alguns casos com operações cirúrgicas, tudo, com o intuito de amenizar a dor do bichinho. Depois deste tratamento, poderá o animal ter sua mobilidade reduzida ou diferente ao que era antes.

Os olhos, também, são afetados com o envelhecimento do animal, nada mais natural pois o corpo sofre com o tempo, infelizmente nossos queridos amiguinhos não foge a está regra. A doença mais comum que afeta os olhos é a catarata. As cataratas são uma película que se forma no olho e que turva progressivamente a visão do cão. Os olhos tornam-se azuis ou acinzentados e o cão evidencia todos os sinais de indicam cegueira.

Quanto aos rins, os cães podem apresentar problemas urinários e renais mais graves com a velhice. Os sintomas que demonstram este problema são: excesso de sede e urina. Algumas vezes, a urina pode aparecer mais escura e apresentar vestígios de sangue. Qualquer comportamento anormal que o dono observe no animal, como por exemplo, urinar no local não indicado ou ensinado pelo dono, deve esse ficar atento, pois o cão provavelmente ostenta algum problema de saúde.

O tratamento é sempre a base de medicamentos e dieta balanceada, já em casos mais graves a operação cirúrgica quando o veterinário vê a necessidade. Deve o dono estar atento ao seu cão, ao seu comportamento, aos seus hábitos, diariamente, para que não deixe seu bichinho estar exposto ás doenças por um tempo muito longo. O acompanhamento ao veterinário é indispensável e de suma importância na vida do animal, pois, assim, não será vitima de doenças e problemas que podem vir a surgir.
Autor: Felipe Sampaio


Artigos Relacionados


Cães Podem Comer Chocolate?

Bem Estar

Orientações Para Atendimento Veterinário De Pets Silvestres

Festas De Final - De - Ano Exigem Cuidados Especiais Com Os Animais

Dicas De Dieta Para Cães

Meu Filhote Solta Pêlo! Isso, é Normal?

Giardia Em CÃes Filhotes – Métodos De Controle