DOMINUS IESUS"



"DOMINUS IESUS"
O Crítico Legado Espiritual da Igreja Romana

Por Roberto dos Santos*
A Igreja Católica Apostólica Romana continua insistindo na idéia de ser a única e exclusiva Igreja de Jesus Cristo, tornado desse modo , a impossibilidade de diálogo e comunhão dentro do cristianismo , porque em summa, a igreja romana é soberda ao declar-se herdeira do evangelho da salvação, esquecendo-se por sua vez , que o Corpo de Cristo não está limitado ao um território chamado Vaticano. Esta discursão é a base da posição teológica da Congregação para a Doutrina da Fé , expedida a 6 de agosto de 2000 , pelo então Joseph Card. Ratzinger, prefeito da referida congregação romana. Para termos uma visão mais profunda do absolutismo teológico de romana é que expomos a seguir parte do documento "Dominus Iesus" :"Existe portanto uma única Igreja de Cristo, que subsiste na Igreja Católica, governada pelo Sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele. As Igrejas que, embora não estando em perfeita comunhão com a Igreja Católica, se mantêm unidas a esta por vínculos estreitíssimos, como são a sucessão apostólica e uma válida Eucaristia, são verdadeiras Igrejas particulares. Por isso, também nestas Igrejas está presente e actua a Igreja de Cristo, embora lhes falte a plena comunhão com a Igreja católica, enquanto não aceitam a doutrina católica do Primado que, por vontade de Deus, o Bispo de Roma objectivamente tem e exerce sobre toda a Igreja".
Fcou muito obvio que a igreja romana quer a qualquer custo ter primazia sobre todas as igrejas do cristianismo, mas romana não tem moral e nem como sustentar, teológicamente, tal posiçao , a não ser utilizando-se de uma hermenêutica a serviço do engano e da sutileza dos seus bispos, padres e teólogos. Não admitimos que a Igreja Católica Apostólica Romana, posicione-se como porta-voz absoluta de Deus , porque isso não é verdade. O Espírito Santo não é propriedade do vaticano ; o Senhor Jesus Cristo não é e nunca foi uma divindade exclusiva da igreja romana; e Pedro nunca foi Papa e muito menos execeu qualquer tipo de primazia absoluta sobre as demais igrejas da sua época. Pedro foi um humilde apostolo e não um soberano hipócrita e cheio de vaidade.
O documento "Dominus Iesus" diz que a igreja só existe na católica; que o Papa é o sucesso de Pedro; que as demais igrejas são particulares. Que absurdo de dogmática! Que loucura teológica? Que presunção romana? Não existe uma tal igreja de romana, a igreja de Jesus Cristo é a assembleia universal de todos os cristãos autenticos pela fé na revelação do mistério Deus-Homem , que , entre outros aspectos de fé, são compreendidos na confissão plena das verdades do evangelho escrito. Pedro não foi o único apostolo de jesus. E Paulo? O que falar dele em relação a revelação que recebeu da parte de Deus? E os demais apostolos e cristão que morrerem em prol do testemunho de Cristo? Pare com isso "romanos". Os senhores não são os donos do Evangelho e nem os proprietários da Igreja de Deus. Por isso é que refutamos tudo isso , porque a igreja romana não respeita as igrejas ortodoxas, anglicanas e evangélicas. Ela acha que todos os cristãos, incluindo seus pastores e teólogos devem pedir a benção do "Sumo Pontífice" .
O que a igreja romana precisa , urgentemente, é de se converter a Cristo definitivamente ; ela precisa se santificar para o retorno do Salvador e limpar sua igreja da lamaçal do pecado. Roma deve continuar o discurso do Concilio Vaticano II (Igreja como povo de Deus) e prosseguir para a reforma moral, espiritual e teológica. Se o reformador Lutero e nem o teólogo Huns Küng não foram o suficiente para renovar a Igreja, então , que a restauração venha do próprio Deus, que, com certeza , um dia , começará o juizo pela sua igreja : " Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?" (1 Pe 4.7). Não sou católico romano. Sou católico no sentido de ser parte da única Igreja de Jesus Cristo, a Igreja da cruz e a Igreja da ressurreição, a Igreja do Pentecostes e a Igreja da Esperança, a Igreja Evangélica de Jesus de Nazaré.
______________
*Roberto dos Santos, Teólogo evangélico, professor, escritor e conferencista.

Autor: Roberto Dos Santos


Artigos Relacionados


Cvm Petro Et Sub Petro

A Igreja CatÓlica No DesÍgnio De Deus

A Igreja CatÓlica E Sua FundaÇÃo

Adoração: Rotina De Igreja ? - Por Ramon Tessmann

"a Igreja E A BÍblia"

O Fim Da Igreja De Jesus Cristo

A Crise De Identidade Da Igreja