Dislexia na Escola



A dislexia é uma palavra um pouco estranha na sociedade, mas comum nos meios educativos. Hoje em dia, esta cada vez mais comum encontrar alunos disléxicos nas salas de aula. Dislexia é uma doença que tem tratamento e cura, seu significado, distúrbio de linguagem.
O déficit de atenção é o transtorno mais encontrado na sala de aula. Os professores e pais devem tomar muito cuidado ao lidar com essas crianças, porque quanto mais pressão puser neste aluno, menos eficiente ele será. Como disse Jean Jacques Rousseau, "A paciência é amarga, mas o seu fruto é doce". Devemos ter muita paciência e calma, pois o aluno disléxico necessita de muita atenção e ajuda. A dislexia é tratada com fonoaudiólogos e psicólogos, mas a recuperação total da criança será com o tempo. É assim, seguindo passo a passo do seu comportamento que poderemos obter bons frutos.
As mudanças de letras ao dizer uma palavra, as palavras trocadas ao pronunciar uma frase, as dificuldades imensas em ler textos grandes, a falta de atenção... São os principais sintomas de dislexia. Por isso, é na escola que se é descoberto esse transtorno de aprendizagem.
Uma entrevista feita na cidade de Guarapuava- PR, com a senhora N.F.H. mãe de P.H.H. de nove anos que está na 3ª série do ensino fundamental, ela diz que o filho disléxico fala "samonete" para sabonete, e ao escrever troca a letra T pelo D. "Ele sempre troca em todas as palavras as letras T por D, M por N e P por B, diz a mãe de P.H.H." O menino já teve segundo os médicos 30% de melhoramento. Ele faz acompanhamento com fonoaudióloga e psicóloga, e em cada seis meses ele faz uma revisão com um médico neurologista.
O maior problema é quando o professor não observa a dislexia na sala de aula. O aluno deve ficar incluso na sala de aula com os demais colegas. A lei 9.394, de 20/12/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), diz que o aluno portador da dislexia, deve ser incluso na sala de aula em regime normal, como os demais alunos.
Todos os professores, em especial os de séries iniciais deve entender sobre o assunto, dever estar aptos ao conhecimento, aos sintomas, para ajudar o aluno. Isso não é um problema só dos professores. Os pais também devem interagir com a escola, buscando ajudar a criança nas tarefas de casa, e trocando "figurinhas" com os professores. Nós professores devemos nos unir para conquistar uma boa educação, para uma sociedade melhor em busca de um mundo cada vez melhor, sem preconceitos.


Autor: Juliana Cristiane Hurmanski


Artigos Relacionados


Dislexia Na Sala De Aula

Como A LingÜÍstica Explica A Dislexia

O Que é Dislexia?

O Dislexo E Sua Relação Com A Escola

Dislexia: Um Disturbio De Leitura E Escrita

A Dislexia No Processo De Aprendizagem E Os Erros

A Informática Como Instrumento De Intervenção Pedagógica Em Crianças Com Dislexia