A Busca Pela Felicidade



O Catecismo da Igreja, já no seu início (n.33), nos diz que o ser humano anseia e busca de forma incessante, a felicidade. Isso é uma característica essencial do ser humano, pois Deus colocou em nós esse desejo, para que sejamos atraídos para Ele, último fim de nossa caminhada.
Ele inseriu em nós essa aspiração, para que busquemos a Ele, pois "só Deus satisfaz", nos diz Santo Tomás de Aquino. Deus é a eterna e única fonte de felicidade, fora dele não há vida ou existência feliz. O normal seria que compreendêssemos isto e estivéssemos de acordo com o plano de Deus. Mas em virtude da desobediência de Adão e Eva que gerou o pecado origina, e em conseqüência disto, nossa inclinação para o mal, não é bem isso que acontece.
Ao invés de termos anseio por Deus, para sermos felizes; passamos a buscar felicidade nas suas criaturas. Passamos a trocar o Criador, que é perfeito, bom, amável e infalível; pelas criaturas que são pobres, com vícios, irregularidades e taras, além de serem extremamente falíveis. Trocamos o porto seguro pela irregularidade instável das ondas. Preferimos o duvidoso ao certo.
Começamos, então, a buscar prazer nas coisas desse mundo. Elas nos oferecem prazer, claro. Mas prazeres que são momentâneos e que não satisfazem a nossa vontade. O ser humano tem desejo de algo que preencha seu vazio interior, e por isso, o procura no sexo, nas drogas, no dinheiro, na fama... Isso não é o bastante. Esse vazio é do tamanho de deus, e só Ele o pode preencher.
Santo Agostinho diz: "Fizeste-nos para Vós, Senhor, e o nosso coração está inquieto, até que repouse em Vós". Esse é o clamor constante do gênero humano!
Não quero dizer que devemos viver, aqui nesta terra, em constante tristeza. As coisas desse mundo são apenas uma "amostra grátis" daquilo que nos espera na eternidade. Devem servir como uma escada, pela qual passaremos para chegar ao topo, ao Céu, onde não haverá tristeza, choro ou dor, e todos viveremos felizes verdadeiramente, para toda a eternidade.


Autor: Ozias Xavier


Artigos Relacionados


Grandioso

Agosto: MÊs Vocacional!

Deus E O Homem

AtÉ Aqui Nos Ajudou O Senhor

Buscando A Face Do Senhor

O Valor Da Cruz

RenovaÇÃo Da Nossa Mente E Atitude