Boas Maneiras à Mesa



1 – INTRODUÇÃO

Saber comportar-se à mesa faz parte das regras de boa convivência em sociedade, e, além disso, pode salvar alguém em uma situação em que a etiqueta na hora de comer é fundamental.

Segundo alguns especialistas, regras de convivência não é tarefa da escola e sim parte da formação que deve ser ensinada em casa. Aliada a falta de tempo dos pais, esta competência deixa de ser trabalhada no seio da família. A Escola Integrada "Helena Antipoff" na tentativa de preencher esta lacuna , visto que a maioria dos seus alunos não tem conhecimento destas regras ,desenvolve o Projeto Boas Maneiras à Mesa.

Boas maneiras a mesa trazem boa saúde. As lições de etiqueta são para quem quer aprender a ter elegância durante as refeições. Os bons modos servem para festas e para

Festas e para nosso dia-a-dia também pois trazem bons hábitos alimentares e muita saúde. Não exagerar na quantidade, além de ser muito educado, é um bem ao organismo. "Comer lentamente, deixar o garfo descansar" enquanto degustamos o alimento é um excelente hábito que previne má-digestão , pois enquanto saboreamos os alimentos nosso organismo tem tempo para produzir os sucos digestivos na quantidade certa e consegue selecionar aquilo que será aproveitado e o que será eliminado.Comer com a boca aberta é um crime. Para a saúde também é péssimo. Ao mastigar com a boca aberta engolimos ar o que provoca má digestão. A postura pode ajudar ou estragar o trabalho do sistema digestivo. Assentado com a coluna ereta, os órgãos da digestão estarão em posição correta, facilitando a ação da gravidade em puxar a comida para baixo, completando seu trajeto de forma natural. Por isso, na hora de comer, mantenha a posição "empinad"(www.bemstar.globo.com).

Um bom ingrediente para todas as refeições é uma música agradável ,pois harmoniza o ambiente transmitindo calma e tranqüilidade.

2 – PROJETO : BONS MODOS Á MESA

Ivone Magalhães Campos/Maria das Graças do Carmo

Escola Municipal "Helena Antipoff"

Escola Integrada

I -JUSTIFICATIVA

"Saber como se comportar a mesa faz parte das regras da boa convivência em sociedade e, além disso, pode salvar alguém em uma situação em que a et5iqueta na hora de comer é fundamental." Janir Fraga, professora de etiqueta social do SENAC São Paulo. Jornal Estado de Minas, Caderno Feminino,22/05/2008.

O comportamento à mesa e utilização dos talheres, ainda, se apresenta como uma dificuldade a ser vencida pelos alunos da Escola Integrada.

Para uma intervenção mais individualizada será realizada uma preparação fora da cantina, devido a pouca disponibilidade de pessoal no horário do almoço. Essa intervenção ocorrerá na "SALA RESTAURANTE", no espaço utilizado para atividades da Escola Integrada, com os respectivos monitores e /ou agente cultural.

II - OBJETIVOS

-Conhecer as regras de etiqueta à mesa:

.disposição: prato, faca ao lado direito,garfo ao lado esquerdo, em cima do guardanapo;

.durante a refeição: garfo e faca ficam na mão direita, pode-se passar o garfo para a mão esquerda, mas nunca a faca. Enquanto a faca não é usada descanse-a no canto superior do prato, com a serra voltada para dentro, toda no prato e não com o cabo na mesa;

.quando terminar a refeição: garfo e faca ficam inteiramente apoiados no centro do prato, isso indica que a refeição foi encerrada. Eles devem ficar paralelos e não cruzados;

.guardanapos: se for de papel, deve ficar do lado esquerdo do prato,dobrados;se for de tecido,deve ficar no colo, dobrado ao meio. Toda a vez que a pessoa for limpar a boca, deve usar o lado de dentro da dobra para evitar que o guardanapo fique sujo por fora;

.bebidas: toda vez que for beber,deve-se limpar a boca antes, para não deixar

Marcas no copo;

.posição das mãos á mesa : sempre os pulsos apoiados na beirada da mesa; ás vezes: o antebraço apoiado, mas a mão sempre aparente; nunca o cotovelo à mesa e jamais os braços sobre a mesa como se estivesse se debruçando.

- Aplicar as regras ao saborear o bolo e o suco, preparados especificamente para esta finalidade.

- Aplicar as regras durante as refeições diárias na escola.

- Aplicar as regras diariamente em todas as refeições com a família e em outras oportunidades.

III – ESTRATÉGIAS (ATIVIDADES / AÇÕES)

- Discutir com as crianças a importância desse conhecimento.

- Explicar às crianças as regras.

- Montar uma "sala restaurante" para desenvolvimento desta atividade. As mesas terão forros, arranjos e música clássica no ambiente.

- O aluno irá se servir para, posteriormente, sentarem-se à mesa.

IV – MATERIAIS

- Massa de bolo de chocolate;

- Leite, ovos,granulados, leite condensado, leite de coco;

- Suco;

- Descartáveis: copos, guardanapos, talheres (faca,garfo), pratos;

- TNT – forros

V- PERÍODO DE EXECUÇÃO

A atividade será desenvolvida uma vez por semana até que sejam observadas as aprendizagens esperadas. Provavelmente durante os meses de junho, julho e agosto.

VI– AVALIAÇÃO

Observação das aprendizagens no dia-a-dia durante as refeições regulares da escola.

3- CONCLUSÃO

Através das aulas práticas e teóricas percebe-se que algumas crianças até chegam com algumas noções de comportamento de casa, mas é preciso trabalhar essas regras na escola também, porque é o espaço onde elas começam a conviver mais e as dificuldades aparecem.

Aqui também é reforçada a prática dos atos de cortesia e boas maneiras que deve ser uma constante para convivência produtiva e prazerosa para todos. Isso inclui usar sempre as "palavras mágicas" ao dirigir a um colega, professor, pais ou a quaisquer outras pessoas diga:"Por favor", "Muito Obrigado", "Com licença".

A formação do comportamento para boa convivência em sociedade não é realizada em dia, e sim a cada dia e por toda vida.

A semente está lançada...

Este artigo faz parte da tese : Escola Integrada: uma prática em construção: Estudo de caso- Escola Municipal "Hel
Autor: graça carmo


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