Limites Aceitáveis de Defeitos Espermáticos em Amostras de Sêmen Suíno.




Gota citoplasmática:

Durante a espermatogênese, fisiologicamente, ocorre a formação de uma gota junto ao colo. Esta estrutura é um resíduo do processo de formação do espermatozóide, sendo conhecido como gota citoplasmática proximal. Ao longo do trânsito espermático pelo epidídimo, a gota migra para o final da peça intermediária, passando a se chamar gota citoplasmática distal, até se desprender da peça intermediária e ser perdida (Figura 1). As gotas podem ser encontradas em todos os ejaculados e estão presentes em maior número na fração inicial do ejaculado. A ocorrência de gota citoplasmática é, geralmente, indicativo de problemas durante a maturação e trânsito no epidídimo. No entanto, não são consideradas de grande importância em suínos, pois nessa espécie não estão correlacionadas com a fertilidade. Entretanto, cabe salientar que a ocorrência de gota citoplasmática proximal superior a 5%, especialmente em sêmen diluído e resfriado, pode reduzir o potencial fecundante da amostra (Leidlet al., 1999).
A ocorrência elevada desta anormalidade pode indicar degeneração ou hipoplasia testiculares ou disfunção epididimária.
A presença da gota citoplasmática proximal é considerada normal e transitória em machos jovens (idade inferior a 12 meses) e tende a desaparecer quando o reprodutor atinge a estabilidade na produção espermática, por volta de 12 meses de idade. O mesmo ocorre nos processos degenerativos quando em fase de involução, ao contrário dos casos de hipoplasia testicular nos quais a gota persiste. A coleta excessiva dos machos pode levar a um aumento no percentual de gotas e a redução do número de coletas minimiza sua ocorrência. Além disso, estresse térmico, quadros febris e alterações nutricionais podem resultar no aumento de espermatozóides com esta alteração.


Cabeça:

As formas anormais da cabeça podem ser diversas, por exemplo, alongadas, arredondadas, ter estreitamento próximo ao colo, ser maiores ou menores que o normal (Figura 2). A alta freqüência de anormalidades de cabeça está geralmente relacionada com casos de degeneração e hipoplasia testiculares.

Cabeça Destacada:
O colo da célula espermática é uma das estruturas mais frágeis. Uma alta freqüência de cabeça destacada pode ser um indicativo de uma disfunção do epidídimo ou hipoplasia testicular. No entanto, cabe salientar que, em casos de avaliação de sêmen por coloração em lâmina, a cabeça destacada pode ser artefato decorrente de problema na preparação do esfregaço. O mesmo pode acontecer no preparado úmido, quando a lamínula é pressionada com força sobre a lâmina contendo a gota de sêmen.

Peça Intermediária:

Alterações isoladas na peça intermediária são raras, mas são geralmente observadas associadas a outras anormalidades, por exemplo, alterações de cabeça.

Cauda dobrada e cauda enrolada (defeito de peça intermediária e cauda):
Alterações na forma da peça intermediária e cauda podem ter diversas causas. Estas patologias são mais freqüentemente originadas no epidídimo, cuja natureza não foi totalmente elucidada, ou durante a ejaculação devido à secreção alterada das glândulas acessórias. A ocorrência de doenças, quadros febris e deficiência nutricional também pode gerar anormalidades de cauda. Estas anormalidades podem ser classificadas como terciárias quando são resultado de choque térmico durante a coleta ou diluição.

Alterações de Acrossoma:

O acrossoma é uma estrutura fundamental no processo de fecundação, pois esta estrutura possui enzimas que participam do processo de fecundação. Portanto, alterações nessa estrutura são consideradas graves, pois resultam em perda da capacidade fecundante da célula (Figura 3). Os defeitos acrossomais podem ser tanto primários quanto terciários. As anormalidades decorrentes de falha na espermatogênese podem ter como causa doença, reação vacinal, constipação ou carências vitamínicas. Outra causa é o intervalo prolongado entre coletas. Não raramente, estas anormalidades são terciárias, devido a fatores prejudiciais como envelhecimento, congelamento ou descongelamento, flutuações de temperatura, pH ou osmolaridade durante o processamento. Também pode ocorrer dano ao acrossoma quando a solução fixadora utilizada, mais freqüentemente solução formol-citrato, foi preparada de forma inadequada ou está estocada há muito tempo.





Referências bibliográficas:
BORTOLOZZO, F.P.; WENTZ, I.;FERREIRA, F.M.; BENNEMAMM, P.E.; BERNARDI, M.L. Exame do ejaculado. In: Bortolozzo, F.P; Wentz, I.; Bennemamm, P.E.; Bernardi, M.L.; Wollmann, E. B.; Ferreira, F.M.; Borchardt Neto, G. Suinocultura em ação. Inseminação artificial na suinocultura tecnificada. Porto Alegre, 2005, cap. 7. p. 69-87.
CBRA. Manual para exame andrológico e avaliação do sêmen animal/ Colégio Brasileiro de Reprodução Animal. 2. ed. Belo Horizonte: CBRA, 1998, 49p.
LEIDL, W.; STOLLA, R.; SCHEFELS, W.;SCHAD, C. Morphology of sperm. Description, classification and assessment. Part 2. Boar (Sus scrofa f. domestica). Software distributed by Minitub of America, Inc.,Version 7. July 1999.
RODRÍGUEZ-MARTÍNEZ, H., ERIKSSON, B. Evaluación del semen de verraco y su relación con fertlidad. In: Simpósio Internacional Minitub, 3., 2000. Flores da cunha-RS, p. 13-33.


Autor: Eduardo Henrique Oliveira Lima


Artigos Relacionados


As Gotas

A Vida É Uma Gota De Orvalho

Mão-de-obra Na Construçao De Uma Cia -central De Inseminaçao Artificial

A Beleza De Viver!!!!!!!!

Validação Dos Testes De Coloração Por Sondas Fluorescentes E De Ligação A Ovócitos Criopreservados Na Avaliação De Espermatozoides Frescos E Descongelados De Jaguatirica (leopardus Pardalis)

Eu Em Matizes

As Folhas Das árvores E As Gotas De Chuva