Florestas



Jaqueline Gonçalves Soares

Alessandra Machado Pessoa



As florestas tropicais úmidas são florestas com árvores altas, de clima quente e que recebem muita chuva durante o ano. As florestas tropicais úmidas são encontradas na África, Ásia, América Central e América do Sul. A maior floresta tropical úmida do mundo é a Floresta Amazônica.

Uma exuberante vegetação cobre a topografia da floresta tropical pluvial. Abaixo das árvores mais altas está o sub-bosque: árvores pequenas adaptadas à sombra. Mais abaixo ainda, estão às ervas e sementeiras tolerantes a condições sombrias. Enroscadas nos ramos das árvores se encontram as lianas (trepadeiras tropicais silvestres). Os ramos das árvores e as lianas servem como suporte para as plantas epífitas; este tipo de planta cresce aderido às árvores, mas extrai seus nutrientes da água que goteja destas. As epífitas mais comuns na floresta tropical pluvial são as orquídeas, bromélias e samambaias. A densa camada de árvores perenes absorve a maior parte da luz, em conseqüência poucas plantas crescem no piso da floresta, geralmente livre de vegetação. Ao longo dos rios ou nos limites das claridades há uma espessa muralha de vegetação que se estende até o piso.

Parte da produção florestal contribui para manter uma intrincada rede de raízes e de troncos maciços, que por sua vez sustentam as pesadas árvores no solo encharcado. Devido às altas temperaturas e a tantos tipos de insetos, fungos e bactérias, as folhas se decompõem tão rápido como caem ao piso, por ele se pode observar que em qualquer momento existe unicamente uma fina camada de leito vegetal. Entre os moradores das copas das árvores estão as serpentes, sapos arborícolas, lagartos arborícolas, um grande número de insetos, pássaros e mamíferos.

As florestas tropicais pluviais produzem muitas madeiras de lei, valiosas e belas, como o ébano, a caoba, o jacarandá e outros. A floresta tropical pluviais contém a maior reserva mundial de genes, alguns deles muito valiosos, que ainda não foram utilizados pela sociedade humana. O enorme crescimento das populações humanas nas regiões tropicais está causando uma rápida destruição de suas florestas.

A Amazônia é a maior floresta tropical úmida do planeta, com cerca de 5,5 milhões de km², sendo que 3,3 milhões estão em território brasileiro. O restante se divide entre Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Localizada na Região Norte do país, abrange cerca de 47% do território nacional. Já a Amazônia Legal, criada em 1966, engloba uma área total de 4,9 milhões de km², ou 60% do território nacional. 

Além das florestas tropicais, existem outros tipos de florestas que não conhecemos no Brasil. Sobretudo na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, encontramos florestas que perdem suas folhas no outono e inverno. São as florestas temperadas úmidas, que vivem verões quentes, invernos frios e têm chuvas moderadas ao longo do ano. Essas florestas, aqui representadas no mapa, já cobriram toda a Europa, mas foram substituídas por lavouras, pastagens e cidades. Há porções dessas florestas também no Japão e na América do Sul. Na Europa, só restam fragmentos esparsos dela.

As árvores não chegam a ser tão altas, mas têm bom tamanho: é o caso dos carvalhos, nogueiras e plátanos. No outono, suas folhas vão ficando bem amareladas e vão caindo. O fato de perderem as folhas que são suas partes mais frágeis permite que as árvores sobrevivam ao frio do inverno, pois os caules que ficam são envolvidos por cascas grossas que protegem os vegetais.

Nas árvores vivem pássaros e esquilos; no chão, muitas vezes cobertos por musgos, vivem veados, javalis, cabritos monteses, ratos, raposas e lebres. Há besouros, formigas e poucos insetos voadores.

Na primavera as árvores florescem, folhas verdes reaparecem, junto com os animais e seus filhotes. Eles crescem durante o verão e outono. No inverno, todos se recolhem e preparam novos filhotes, nova folhas e flores.



Entre as florestas tropical úmida e temperada úmida existe uma diferença bastante percebível, no caso da tropical o bioma mais exuberante da terra com imensa variedade de espécies. A floresta amazônica e a mata atlântica  são exemplos enquanto a temperada úmida é caracterizada por árvores que perdem as folhas periodicamente e são comuns em regiões de verões quentes, úmidos e chuvosos, como nos EUA e na América Central.

Floresta tropical úmida trata-se de uma floresta densa, composta por muitas espécies, e "sempre verde", isto é, suas folhas não caem. As florestas tropicais ocorrem em regiões da faixa equatorial sujeitas as chuvas abundantes e altas temperaturas. Nas florestas temperadas úmidas as chuvas são menos abundantes que as da faixa equatorial, mas continuam relativamente altas. As temperaturas são amenas.




Autor: Jaqueline Gonçalves Soares


Artigos Relacionados


As Tempestades E Os Nutrientes Das Florestas Tropicais

Pulsos De Nutrientes Em Florestas Tropicais

Equilíbrio Biológico E Prejuízos Para Agricultura

O Efeito Estufa

Planeta Terra - Um Bem Maior

Furacões E Ciclones

Compostagem?