Brincando, Cantando e Aprendendo



.Brincando, Cantando e Aprendendo


Desde o início de nosso Curso de Pedagogia, em 2010, fomos percebendo o grande valor da arte musical para o processo de ensino e aprendizagem, tanto nos aspectos afetivos, psicológicos e sociais quanto no enriquecimento cognitivo de maneira significativa para a criança. Tanto assim, que buscamos a continuidade do desenvolvimento da arte musical para utilizá-la em nossas práticas pedagógicas. É gratificante desenvolvermos o dom da criatividade na criação de letras musicais; só assim podemos ter autoridade nas ações pedagógicas orientadoras e motivacionais!
Infelizmente em um dado momento paradigmático de nossa história, fizemos a dicotomia entre homo sapiens e homo ludens. Desta forma, prazer "não combinava" com trabalho, enfim, para se aprender a trabalhar, o prazer (brincar, cantar, dançar e todas as expressões artísticas de um modo geral) deveria passar longe da prática educativa. Foi assim que se estabeleceu nos espaços escolares a predominância do tempo para o "aprendizado" em sala de aula e o período, de quinze a vinte minutos, para a criança fazer "arte" (o recreio). Quantas vezes em nosso dia-a-dia não ouvimos nossas mães e professoras se expressarem assim: "fulano de tal já está lá no quintal aprontando, se sujando todo, fazendo artes (significando dizer artes como sendo estripulias, mal criações?)".
De acordo com MELO (2009):
A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e lingüístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
A musicalização na educação infantil está relacionada a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a auto-estima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase.
Através de um planejamento educacional voltado para a linguagem da criança, do seu direito de aprender por meio de atividades lúdicas, a arte musical contribui significativamente para um eficaz processo de ensino e aprendizagem.
De acordo com CURY, em seu livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes, a música também tem o poder de iniciar uma aula de maneira relaxante e prazerosa, uma vez que combate a SPA ? Síndrome do Pensamento Acelerado, adquirida através dos estímulos excessivos decorrentes da nossa evolução tecnológica e científica. Milhares de crianças e jovens no mundo inteiro, infelizmente (e também adultos), estão cada vez mais viciados em jogos e salas de bate papos eletrônicos. Pais e professores devem ficar atentos para detectar o problema e buscar as soluções necessárias. Mas, sobretudo, prevenir o problema com a presença efetiva e afetiva, que envolve partilha de vidas e o diálogo.


Neste segundo ano de curso, continuamos a desenvolver a construção de músicas através de releituras. Da composição da música Emília, de Baby Consuelo e Pepeu Gomes (década de 80), construímos a música Ana Márcia, para, não só presentear nossa amiguinha e filha de Maria Inês, que neste período completou oito anos de idade (29 de maio), como também dar seqüência ao nosso desenvolvimento criativo na construção de nossa abordagem educativa não só amanhã enquanto futuras pedagogas, mas hoje, como mães, futuras mães, tias, amigas, enfim, cidadãs seriamente comprometidas com a felicidade de todos, que não exclui, de forma alguma, o respeito pela vida humana e a preservação do mundo!




Música: Ana Márcia (uma releitura de Emília, de Baby Consuelo)
Jaqueline Maria da Silva Costa

De Sr. Márcio e Maria Inês,
Primeiramente com a Graça Divina,
Nasceu uma menina valente,
Ana Márcia, a boneca gente!
Nos primeiros momentos de vida
Era toda desengonçada,
Ficar em pé não podia, caía!
Não conseguia nada!
Ana Márcia, Ana Márcia, Ana Márcia (bis)!
Mas, a partir do momento que aprendeu a andar...
Ana Márcia tomou uma Pílula,
E tagarelou, tagarelou a cantar (bis)!
Ela é feita de carne, mas pensa com a Graça Divina!
Esperta e abençoada,
É uma maravilha, Ana Márcia, Ana Márcia!
Pra cada história ela tem um plano!
Inventa mil idéias, às vezes entra pelo cano,
Mas a Ana Márcia logo se levanta!
Ana Márcia, Ana Márcia, Ana Márcia (bis)!
Ana Márcia, Ana Márcia, Ana Márcia (bis)!

Referências

http://upedagogas.blogspot.com/, MELO, Nadja Nara Miranda Magalhães e outros, acesso em 01/06/2011;
www .youtube.com.br, vídeo/música Emília, de Baby Consuelo e Pepeu Gomes, anos 80, acesso em 29/05/2011;
CURY, Augusto, Pais Brilhantes, Professores Fascinantes, Ed.2003, Ed.Sextante.

Autor: Jaqueline Costa


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