DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL
Fazem parte do domínio cognitivo, operações mentais como a descoberta ou reconhecimento de informação, a retenção ou armazenamento de informações a partir de certos dados e a tomada de decisão ou feitura de julgamento a cerca da informação. (MAGIL,1980).
Do domínio afetivo-social fazem parte os sentimentos e emoções. Evidencias apresentada por psicólogos sociais mostram que os comportamentos afetivos são basicamente adquiridos pelo processo de aprendizagem.
Krathwohl, Bloom e Masia (1964) elaboraram uma taxionomia semelhante à taxionomia de Bloom para o domínio cognitivo. Identificaram cinco categorias principais, ou seja, receber, responder, valorizar, organizar e categorizar um valor ou complexo de valores.
Do domínio motor fazem parte os movimentos. Em muitos estudos, o domínio motor é mencionado como domínio psicomotor, em função do grande envolvimento do aspecto mental ou cognitivo na maioria dos movimentos. Alguns dos estudos mais conhecidos sobre o domínio motor são as taxionomias de Harrow e Simpson (PROENÇA, 1997, p 05).
Neste projeto de aventura educacional desenvolvemos praticas educacionais diferenciadas com as quais necessitamos dar mais voz ativa aos nossos alunos, onde a cultura e tempo de desenvolvimento de cada aluno podem e devem ser respeitada, dentro desta vertente multidisciplinar o processo educacional é englobado em atividades Indoor e outdoor criando link entre escola, casa, natureza e mundo demonstrando ao aluno que ele faz parte direta do processo social, partindo para formação educacional de pensadores e saindo deste processo de formação de mão de obra.
O desenvolvimento educacional Brasileiro é baseados em diversas problemáticas que infelizmente são não solucionadas, por questões burocráticas e administrativas que em vez de contribuir com o processo educacional acara retardando o mesmo atrasando no processo de evolução Educacional, iniciando um processo de capacitação do professores e dando base educacional multidisciplinares valorizando no processo de educação ambiental, vivenciadas na pratica as atividades antes só vistas na teoria. Desta forma este projeto contribui de forma direta para o desenvolvimento educacional de cada aluno por aprender de forma pratica sendo um grande suporte para as atividades de sala, fazendo parte de um pacote (pratica e teoria).
Projeto Aventura Educacinal
Jonas Alfredo da Silva Santos
CREF:066032-G/SP
Educador Físico
Autor: Jonas Alfredo Silva Santos
Artigos Relacionados
Mudanças No Paradigma Educacional: O Uso Das Novas Tecnologias Da Informação E Comunicação Na Educação Contemporânea.
A AlfabetizaÇÃo CientÍfica X As Faces Da Escola
Os Novos Caminhos Da Orientação Educacional
Professor Como Formador De OpiniÃo
Orientador Educacional: Profissional Inserido Na Escola Ou Um “bombeiro” De Plantão?
A ImportÂncia Da ParticipaÇÃo Dos Pais Na Escola Inclusiva
A ImportÂncia Da Psicologia Do Desenvolvimento Para A EducaÇÃo