FAMILIA SOCIALIZAÇÃO E ESCOLA
Também se fará alusão às implicações da transição entre essas duas agências socializadoras no desempenho escolar das crianças. Este capítulo é a ribalta conceitual do, por assim dizer, drama que virá a seguir.
Os esquemas de percepção, apreciação e ação são uma síntese das experiências que foram vivenciadas e incorporadas em socializações anteriores, as quais se constituem na relação de interdependência com outras pessoas, em diferentes contextos, que possuem configurações específicas. Somos, portanto, socialmente constituídos e, nessa perspectiva, a bagagem de experiências adquiridas nas relações anteriores ao ingresso na escola pode contribuir, mais ou menos, com a socialização na esfera escolar, produzindo, conseqüentemente, resultados distintos (trajetórias bem ou mal sucedidas).
A escola, ao tratar de forma igual os desiguais, ignora essa diversidade de experiências e reforça as desigualdades iniciais do aluno. Partindo de um ponto predeterminado, pressupõe que todos possuem as mesmas condições e, cumprindo com os princípios de igualdade e universalidade, acaba beneficiando aqueles que correspondem às exigências culturais da escola. Nessa perspectiva, o fracasso escolar pode ser considerado um caso de solidão do aluno no universo escolar, pois as disposições interiorizadas através da estrutura de coexistência familiar pouco contribuem para "enfrentar as regras do jogo" escolar. (LAHIRE, 1997).
Jonas Alfredo da Silva Santos
CREF:066032-G/SP
Educador Físico
Autor: Jonas Alfredo Silva Santos
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