CONSCIÊNCIA CORPORAL



O termo "esquema corporal" foi criado pelo neurologista inglês Henry Head em 1911, trata-se de uma referência permanente que permite construir um modelo postural de nós mesmos. (LE BOULCH, 1986 e ROSA NETO, 2002).
Conforme Wallon (1968) Apud Meur (1989), o "esquema corporal" é um elemento básico na formação da personalidade da criança. É a representação global e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo.
A noção do corpo numa observação psicomotora resulta da organização tátil sinestésica, vestibular e proprioceptiva. Pode ser designada como: "esquema postural", "esquema corporal", "imagem de si", "somatopsiquico", "imagem do eu corporal", "imagem do corpo", "imagem espacial do corpo", "imagem do nosso corpo" entre outros. (MEUR, 1989). A criança usando o corpo como equipamento para a ação utiliza três sistemas responsáveis pelo desenvolvimento do esquema corporal, o interoceptivo, o proprioceptivo e o exteroceptivo. Sua relação com o meio, objetos e pessoas lhe permite conhecer as partes do seu corpo. (VELASCO, 1996)
Para Vayer (1989), existe relação entre a evolução do esquema corporal (consciência e controle do próprio corpo, independência segmentaria, independência direito-esquerda) e certas manifestações da inteligência (expressão verbal e gráfica, capacidades de atenção perceptiva, orientação e organização no espaço).
Quando se estuda a imagem corporal deve-se levar em conta que este é um assunto multifacetado e complexo, está ligada ao movimento e à personalidade. A formação da imagem corporal é diferente a cada vez, pois são dadas significações e interpretações diferentes a cada momento que, pensamos, sentimos e nos movimentamos. Criamos e vivemos as imagens no presente, elas são exclusivas de cada indivíduo (TURTELLI, 2002).
Dentro da realização do projeto o desenvolvimento dos alunos com relação á consciência corporal superou as expectativas, por adquirires experiências diferencias como mergulho, surf, rapel, escalada e skate, obtendo uma consciência corporal mais apurada em lateralidade, equilíbrio, noção espacial e habilidades corpóreas diferenciadas.


Jonas Alfredo da Silva Santos
CREF:066032-G/SP

Educador Físico

Autor: Jonas Alfredo Silva Santos


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