Estágio Supervisionado Educação Infantil Docência



INTRODUÇÃO



O presente relatório de estágio tem como objetivo proporcionar ao acadêmico uma previa experiência da pratica docente, através da observação pode-se relacionar a prática com os princípios teóricos estudados até o presente momento, haja vista que o estágio propõe estratégias para que o acadêmico busque uma prática docente realmente significativa.
O Estágio Supervisionado foi realizado em um Centro de Educação Infantil do município de Sete Quedas, estado de Mato Grosso do Sul. Esta etapa do estágio teve uma carga horária de 40 horas/aulas, distribuídas em 12 horas/aulas de teleaulas para fundamentação teórico-prática, 08 horas/aulas de atividades de autoestudo para o preparo dos materiais relativos a docência, 20 horas/aulas para docência, O relatório apresentado traz em sua composição a descrição das experiências vivenciadas pelo acadêmico, a relação entre professor e aluno, observando a estrutura física e administrativa, enfim avaliando o ambiente escolar como um todo.
Sabe-se que com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Educação Infantil passa a adquirir uma nova dimensão, onde as crianças estão sendo alfabetizadas cada vez mais cedo, por isso é necessária uma maior reflexão sobre o dia a dia na escola, para possibilitar ao educando uma educação autônoma, livre de repetições de respostas, mas baseadas na construção de perguntas e respostas, atingindo um conhecimento mais amplo e significativo, pois a educação infantil pode ser considerada a etapa de maior relevância para a vida adulta, então cabe aos educadores estarem aptos a realizar um trabalho de verdadeira dedicação e instrumentalização.


2 A ESCOLA E SEU BAIRRO

O Centro de Educação Infantil Professora Solíria está localizado à Rua Iguatemi Nº 504, Sete Quedas/MS, criado pela lei Municipal Nº 399/2005 atendendo ao disposto na Constituição Federal, na Lei Orgânica do Município, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na Lei do Sistema Municipal de Ensino, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Projeto Político Pedagógico, cuja capacidade de atendimento é de 100 alunos, mas que atualmente atende em média 80 alunos com faixa etária de 3 a 5 anos de idade nos períodos matutino e vespertino.
O referido CEI recebe este nome em homenagem a uma Professora que dedicou grande parte de sua vida a Educação neste município de Sete Quedas, este estabelecimento tem por finalidade desenvolver o educando na fase mais importante da vida que é a educação Infantil, assegurando-lhe assim a formação comum indispensável para o exercício da cidadania.
Pela sua localização, o CEI atende em maior parte criança dos bairros considerados de baixa renda, cerca de 80 % dos alunos são filhos de diaristas (bóias frias), funcionários públicos e de empregadas domésticas, cuja renda raramente ultrapassa 2 salários mínimos, considerando esta realidade percebe-se que muitas destas crianças são vitimas de problemas sociais, como: desestrutura familiar,pais alcoólatras, abuso sexual, agressividade dos pais, alimentação inadequada e violência domestica, sendo necessário ao educador um amplo conhecimento das bases psicológicas da educação e também das bases didáticas, principalmente teorias sobre o desenvolvimento da aprendizagem, que oferece ao educador condições para articular e inserir os conteúdos da psicologia, da didática, da linguagem, conhecimentos estes adquirido em sua formação para a atuação prática em sala de aula.
Com relação aos arredores da escola pode-se afirmar que há uma heterogeneidade quanto ao nível socioeconômico, há moradores de diferentes classes sociais, empresários, funcionários públicos, diaristas, domésticas, algumas moradias são em alvenaria outras em madeira, considerando que estas vão das mais simples às mais luxuosas do município.
A população da região recebe água da rede pública devidamente tratada pela empresa de saneamento de mato grosso do Sul, a coleta do lixo é realizada pela prefeitura municipal, sendo que esta acontece de segunda a sexta-feira.


3 A ESCOLA E SUA ESTRUTURA FISICA, ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA

A estrutura física é própria com algumas modificações para o CEI, um prédio de alvenaria com áreas cobertas e em boa conservação, conta com 3 salas amplas e arejadas, compatíveis ao número de alunos, conta também com banheiros em perfeitas condições para a idades dos alunos, possui cozinha, refeitório, varanda, bebedouro com água devidamente tratada e um amplo pátio, onde comporta um pequeno parque.
Nas salas de aula há varias mesinhas com pequenas cadeiras, armário onde os alunos guardam seus materiais, também contam com uma televisão e um DVD permitindo que as crianças assistam desenhos, há também um bom aparelho de som para que os alunos ensaiem sempre o hino nacional, o hino de mato grosso do sul e o de Sete Quedas.
Quanto a parte técnico-adiministrativo, o CEI possui 4 professores sendo três pedagogos com especialização e uma professora formada em letras,estes aprovados por Concurso Público, lotados na Unidade Escolar de acordo com sua classificação. É sabido que a formação docente exigida para a atuação nas etapas da Educação Básica é a de nível superior, com habilitação especifica, admitindo para a Educação Infantil a formação em nível médio, e modalidade normal. O CEI conta também com uma psicóloga e uma nutricionista, além de duas monitoras, duas cozinheiras e duas auxiliares de serviços diversos.
Todas as crianças integradas ao CEI são respeitadas como cidadã, como pessoa em processo de desenvolvimento como sujeito ativo da construção do seu conhecimento como sujeito social e histórico.
As salas são constituídas por alunos devidamente matriculados na instituição, organizados por turmas de acordo com a idade correspondente.
O projeto pedagógico da escola foi elaborado com o apoio de todos os funcionários e o período de sua vigência varia de acordo com a necessidade da unidade escolar, da comunidade ou da legislação vigente, pois pode ser modificado a qualquer hora.
O regimento escolar foi elaborado pelos funcionários deste local com a ajuda dos membros da comunidade através de reuniões pedagógicas realizadas mensalmente. Onde foram tratados planejamentos, cadernos de registro, discussão sobre as dificuldades encontradas no seu dia a dia com os alunos dentre outros assuntos necessários, avaliação das atividades e troca de idéias.
Como não contam com o apoio de uma coordenação pedagógica, os trabalhos são desenvolvidas com o apoio da diretora e assim as reuniões realizadas têm por objetivo a colaboração de todos, a principal meta destas reuniões é a de deixar a família automaticamente informada de todo e qualquer problema, para que assim a mesma possa vir a escola falar com os responsáveis e solucionar o problema o mais rápido possível, desta forma fortalece os vínculos com as famílias, criando laços de solidariedade humana e de tolerância entre a escola e a família.
Quanto às atribuições de cada setor pode-se destacar que o diretor está habilitado para representar o CEI, zelar pelo cumprimento das leis vigentes, promover intercâmbio entre o CEI e a comunidade, através de eventos cívicos, culturais e desportivos, tendo por objetivo esclarecer à comunidade escolar os termos principais do regimento.
O corpo docente deve participar da elaboração do projeto político pedagógico, executar programação referente à regência, manter os pais informados da situação dos filhos, atualizar os registros pertinentes à sua atividade, zelar pela conservação dos equipamentos que utiliza, usar metodologias compatíveis com a unidade de ensino, manter disciplina em sala e colaborar para ordem e disciplina geral, conhecer e respeitar as normas vigentes, executar tarefas com eficiência, zelo e presteza; ter espírito de cooperação e solidariedade, respeitar os colegas e usuários dos serviços educacionais.
O monitor deve ser pontual e assíduo, auxiliar nas tarefas propostas pelo planejamento, respeitando o estagio de desenvolvimento da criança; educar e cuidar a criança de forma integral; estimular e auxiliar na aceitação de alimentos, higiene e troca de roupas; manter-se atualizados das condições biológicas, psicológicas e sociais da criança; manter o ambiente onde desenvolve atividades com as crianças limpo e organizado; respeitar as normas vigentes.
As ASD devem ser assíduas e pontuais, zelando pela disciplina geral, sendo moderadas e delicadas no trato com a comunidade escolar, não devem permitir a saída de alunos sem a devida autorização, também vetar o ingresso de pessoas não autorizadas, enfim, cumprir as atividades relativas à sua função.

4 A PRATICA DOCENTE
A pratica docente foi realizada do dia 06/06/2011 a 10/06/2011, no período vespertino, a sala de aula conta com 18 alunos entre 4 e 5 anos de idade, que estão começando sua alfabetização, na semana referida puderam ter um maior aprofundamento do conhecimento da letra J, através de diversas atividades que envolviam ludicidade, coordenação motora e expressividade, percebe-se então como é importante o planejamento para que o professor consiga analisar as diferenças e o que é mais adequado para sua pratica.
Conforme Sancristán e Perez Gomes apud Weiduschat (2007, p. 70) "Os planos levam à busca prévia dos materiais mais adequados. Sua relação se torna um processo explícito de liberação para escolher os mais convenientes.
Nota-se também que na docência é fundamental se manter uma boa relação professor-aluno e aluno-aluno, para que se alcance a aprendizagem.
"Não é possível aprender e apreender sobre o mundo, sobre as coisas, se não tivermos o outro, ou seja, é necessário que alguém atribua significado sobre as coisas, para que possamos pensar o mundo a nossa volta." Silva (2007, p. 12).
Por se tratar de uma escola com uma diversidade cultural muito grande, o professor deve estar atento as diferenças sociais de seus alunos, "a Psicologia coloca a necessidade de a ação pedagógica compreender o aluno em seu contexto social, cultural e econômico, pois assim, o professor estará conhecendo melhor seus pensamentos, suas formas de se relacionar com o mundo com as coisas." Silva (2007, p. 33).
Durante a semana realizou-se também algumas brincadeiras ao ar livre como pula-corda, a antiga cantiga ovo choco e João bobo, é sabido que a brincadeira é a linguagem de mais relevância para criança, porque conseguem se expressarem de forma espontânea, haja vista a importância de se considerar que a criança não é um adulto em miniatura e, portanto precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional.
Segundo Negrine (1994, p. 41), podemos destacar:
As atividades lúdicas possibilitam fomentar a "resiliência", pois permitem a formação do autoconceito positivo;
As atividades lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral da criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mental-mente.
O brinquedo e o jogo são produtos de cultura e seus usos permitem a inserção da criança na sociedade;
Brincar é uma necessidade básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação;
Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.
Pode-se dizer que esta semana foi repleta de muita ludicidade, foram proporcionadas as crianças duas tardes em que uma estagiaria do jardim I, vestiu-se Xuxa e de palhaço, fez uma linda apresentação a todas as crianças do CEI, as crianças puderam brincar, cantar e dançar, além de viajar em sua imaginação. "É fundamental que se assegure à criança o tempo e os espaços para que o caráter lúdico do lazer seja vivenciado com intensidade capaz de formar a base sólida para a criatividade e a participação cultural e, sobretudo para o exercício do prazer de viver, e viver, como diz a canção... como se fora brincadeira de roda..." (MARCELINO, NELSON.C.,1996.p.38).

5- Diário de Bordo

Planejamento Semanal
06/06/2011 a 10/06/2011

INSTITUIÇÃO:CEI Professora Soliria
DIREÇÃO: Elaine Wentz
TURMA: Jardim III Profª: estagiaria Angelita da Cruz Espínola Turno: vesp.
DISCIPLINAS: Linguagem Escrita, Musicas, Artes
CONTEÚDOS: Desenhos, Pinturas, Colagens, trabalhos com a letra J e brincadeiras.

OBJETIVO GERAL:

Trabalhar juntamente com o inicio de alfabetização, a sincronia da coordenação motora, a expressividade através da musica e movimentos, e a ludicidade através de brincadeiras.

Dia: 06/06/2011
Acolhida:
Roda de música
Chamada
Atividade 1:artes; borboletinha tá na cozinha
Conteúdo: música, pintura e colagem
Objetivo: trabalhar coordenação motora, a expressividade através da musica e movimentos.
Recursos: papel sulfite, lápis de cor, papel camurça, tesoura e cola.
Lanche
Atividade 2: linguagem escrita e artes: trabalhando com a letra j
Conteúdo: desenho, pintura
Objetivo: memorizar a letra, trabalhando a coordenação motora.
Recursos: lápis de cor, papel sulfite, pedacinhos de papel crepom.
Recreação: brincadeiras no parque e espera dos pais.



Data: 07/06/2011
Acolhida:
Roda de música
Chamada
Atividade 1: português; a letra J. recorte de jornais e revistas.
Objetivo: proporcionar a memorização da referida letra, trabalhando juntamente a coordenação motora.
Recursos: papel sulfite, livros, jornais e revistas, tesoura e cola.
LANCHE
Atividade 2: pontilhado da letra j
Objetivo: trabalhar a coordenação para a linguagem escrita.
Atividade 3: leitura de historinhas e espera dos pais.

Data: 08/06/2011
Atividade 1: trabalhando as silabas da letra J, copiando, desenhando e pintando as mesmas.
Objetivo: desenvolvimento da linguagem escrita
Recursos: lápis de cor, papel sulfite.
LANCHE
Atividade 2: brincadeiras ao ar livre: pular corda, João bobo e ovo choco.
Objetivo: pular corda proporciona uma série de aprendizados para aperfeiçoar as habilidades motoras, desenvolver o equilíbrio, a coordenação espaço-temporal e as capacidades físicas.



Data:09/06/2011
Acolhida:
Roda de música
Chamada
Atividade 1: pintura e escrita, memorizando as palavras iniciadas com a letra J.
Objetivo: reconhecimento de palavras que se iniciem com a letra J e desenvolvimento da coordenação.
Recursos: lápis de cor, papel sulfite, lápis grafite e caderno.
LANCHE
Atividade 2: recreação, apresentação da estagiaria do jardim I vestida de Xuxa,observação de brincadeiras como dança e musica.

Data: 10/06/2011
Acolhida:
Roda de música
Chamada
Atividade 1: ligar os desenhos as palavras.
Objetivo: perceber o relação entre as palavras e os objetos.
LANCHE
Atividade 2: vamos montar a Monica
Objetivo: desenvolvimento da coordenação e reconhecimento dos membros do corpo humano.
Atividade 3: apresentação no pátio, estagiaria vestida de palhaço, onde as crianças brincaram e dançaram enquanto esperavam seus pais.


6 CONSIDERAÇÕES


O presente relatório de Estágio Supervisionado representa a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso de graduação. Entende-se que esta prática se torna superficial se levarmos em consideração as dificuldades encontradas por quem aplica a teoria, devido à complexidade desta prática e também pela falta de uma relação entre estas duas instancias. Por isso a importância da aplicação do estágio supervisionado desde o principio da graduação para que através desta relação possam se construir novas alternativas, que por sua vez só serão possíveis através de um diálogo entre a teoria e a prática.
A simultaneidade entre teoria e prática enriquece a formação, sendo indubitavelmente necessária uma reestruturação da forma de aplicar o conhecimento, contextualizando-o para que os acadêmicos possam usufruir de maneira ampla dos conhecimentos advindos da teoria e prática através dos Estágios Supervisionados.
O estágio dá a oportunidade de estar, efetivamente, frente à sala de aula. Tem-se a oportunidade de estar na pele do professor, literalmente. É no contato com os mestres (as) e alunos na escola, que o futuro professor elabora um perfil que norteará sua prática.



Referencias

MARCELINO, Nelson Carvalho. "Estudos do lazer: uma introdução". Campinas. São Paulo: Autores Associados, 1996.
NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Prodil, 1994.
SILVA, Daniela Regina da. Psicologia da Educação e Aprendizagem. Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). ? Indaial: Ed. ASSELVI, 2006.
WEIDUSCHAT, Íris. Didática e avaliação. Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI): Indaial: Ed. ASSELVI, 2007, 2. ed.




Autor: Angelita Cruz Espinola


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