SEPARAÇÃO DE MISTURAS: POLUIÇÃO E PROCESSOS USADOS NO TRATAMENTO DA ÁGUA



Francisco Nilson Viana da paz
Licenciado em Ciências Químicas pela Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS ?Paraíso do Tocantins, 2004, e-mail: [email protected]

SEPARAÇÃO DE MISTURAS: POLUIÇÃO E PROCESSOS USADOS NO TRATAMENTO DA ÁGUA

RESUMO: Acreditando-se na necessidade de se integrar o estudo da Química com o cotidiano do aluno, propôs-se através do tema Separação de Misturas focalizar a discussão no Tratamento da água e sua poluição no município de Aragominas - TO, com os alunos do Colégio Estadual Getúlio Vargas. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo às Estações de Tratamento de Agua de Aragominas e Carmolândia - TO, assim como aos córregos, poços residenciais e lixões da cidade a fim de conhecer suas condições de saneamento e preservação ambiental. Propôs-se a realização do I Seminário sobre Água e Lixo, promovido pelo Colégio Estadual Getúlio Vargas com o intuito de discutir e elaborar propostas, e conduzi-las ao poder público municipal e órgãos voltados para o saneamento e preservação do meio ambiente.
Palavras chave: preservação, conscientização, Água e Lixo.

ABSTRAT: Being believed in the need of integrating the study of the Chemistry with the daily of the student, he/she intended through the theme Separation of Mixtures to focus the discussion in the Treatment of the water and his/her pollution in the municipal district of Aragominas - TO, with the students of the State School Getúlio Vargas. Bibliographical researches were accomplished and of field to the Stations of Treatment of Water of Aragominas and Carmolândia - TO, as well as to the streams, residential wells and lixões of the city in order to know their conditions of sanitation and environmental preservation. He/she intended I Seminar's accomplishment on Water and Garbage, promoted by the State School Getúlio Vargas with the intention of discussing to elaborate proposed, and to drive them to the municipal public power and organs gone back to the sanitation and preservation of the environment.
Key Words: Preservation, Understanding, Water, Garbage.

INTRODUÇÃO: Na sociedade atual o tema água tem sido constantemente manchetes de jornais, revistas e periódicos científicos como um dos grandes problemas que atinge a presente geração, mas que poderá trazer maiores consequências às futuras gerações. O enfoque dessa problematização também se dá no desperdício e contaminação da água potável disponível no planeta Terra. Como este é um problema global, o Brasil está diretamente ligado a essa questão, pois, é sabido que 12% das águas em condições de consumo estão no seu solo, pois seu potencial hídrico é um dos mais vantajosos e almejados do Globo Terrestre Não obstante, não se encontra excluído do restante de países que enfrentam tal problema.
Não de outra forma, os municípios brasileiros convivem e manifestam problemas semelhantes quanto à falta de racionalização do uso deste líquido precioso Analogamente é o que ocorre no município de Aragominas ? TO. Como é papel da escola formar cidadãos que sejam capazes de expressar e exercer sua cidadania acreditou-se ser necessário através do aspecto social da escola, realizar um trabalho voltado à inclusão dos educandos do colégio Estadual Getúlio Vargas deste município numa discussão - através do tema: separação de Misturas ? que abordasse conjuntamente os problemas enfrentados pelo município quanto à preservação e o consumo da água na cidade, incluindo córregos, lagos e nascentes que a circunda como também, observar, analisar e propor um debate democrático entre sociedade civil, governo municipal e voluntários com o intuito de se ter um diagnóstico e um ponto referencial capaz de direcionar os educandos da 3ª série do Ensino Médio do colégio Getúlio Vargas no que diz respeito à sua formação profissional, ética e moral, tornando-os capazes de exercer sua cidadania.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Por mais que as pessoas não percebam, a Química possui uma relação direta à vida de cada uma delas, nas diversas funções básicas do próprio homem. No entanto, por falta de esclarecimento, muitas pessoas inclusive alunos, veem a química numa visão deturpada, não compreendendo seu papel dentro da sociedade. É necessária à utilização de mecanismos capazes de interligar os conhecimentos teóricos dos alunos, com seu meio de vida. Conforme (SARDELLA, 1999): Saber como se processa o conhecimento químico pode dotar as pessoas de um pensamento crítico mais elaborado. Com a hegemonia do capitalismo e com o crescente desenvolvimento industrial e tecnológico, as sociedades passaram a secularizar o conhecimento, tornando-o na maioria das vezes pragmático. Este pragmatismo é reforçado por uma sociedade globalizada de consumo, fazendo do conhecimento muitas vezes um negócio capaz de satisfazer os fins que nem sempre é o que de fato interessa para a construção de uma sociedade onde as pessoas possam ser capazes de se identificar como cidadãos.
Dentro do processamento do conhecimento da química, há inúmeras formas de se tentar relacionar os conhecimentos oriundos do senso comum trazidos pelos alunos com as temáticas propostas sistematicamente pela rede de ensino público. Uma delas pode ser verificada ao se tentar introduzir na vida estudantil do aluno, práticas imbuídas de significados para suas reais condições de existências. Isto implica tentar tomar a educação algo que possa ser construído à medida que o conhecimento deixa de ser apenas simulado.
Nesta perspectiva, que abrange a interatividade entre sociedade e escola, um tema que pode dar margem a uma discussão ampla dentro deste aspecto são os Processos de Separação de Misturas, que podem ser enfocados numa linha de debate capaz de suscitar outros subtemas que envolvam a participação criativa do aluno no processo educacional.
Para se trabalhar este tema é importante ressaltar o fim a que se propôs e se o mesmo é justificável para um melhor entendimento desses processos. Assim sendo é preciso levar em conta alguns conceitos e considerações elementares para uma melhor compreensão do tema proposto, começando com as substâncias, por exemplo. "As amostras de matéria que retiramos da natureza geralmente são misturas e é importante conhecer os componentes que as forma" (SARDELLA,1 999).
Esses conceitos básicos serão fundamentais para tal compreensão, assim: substâncias e misturas são.
- substância: espécie química com propriedades físicas e químicas semelhantes. Ex: Oxigênio (O2) e Ferro (Fe).
- Mistura: conjunto de espécies químicas que apresentam propriedades físicas e químicas diferentes, as quais podem ser: Homogêneas quando apresentam uma só fase' Ex: Cloreto de Sódio (NaCl) e Água (H2O) e heterogêneas quando apresentam mais de uma fase, Ex: Água (H2O) e Areia - (óxido de sílica, SiO2).
Com a temática separação de Misturas, outro tema importante que pode ser enfocado é água e seu tratamento. Neste aspecto podem ser trabalha {os processos de separação tais como: filtração, sedimentação ou decantação floculação}.
- Filtração: processo mecânico que serve para desdobrar misturas heterogêneas de um sólido disperso num líquido ou gás. Ex: Separação de partículas sólidas do café (FELTRE, 1996).
- Sedimentação ou Decantação: processo mecânico que serve para desdobrar misturas heterogêneas de um sólido num líquido ou dois líquidos imiscíveis entre si. Ex: Mistura de água e areia (FELTRE, 1996).
Segundo Feltre (1996), floculação é o processo empregado nas ETAS (Estações de Tratamento de Água) onde se dissolve Sulfato de Alumínio (Al2(SO4)3) e hidróxido de Cálcio (Ca(OH)2) para reter as partículas solidas contidas na água (FELTRE, 1996). Pode-se também ser enfocado dentro do tema Água, o desperdício e sua poluição. Haja vista, que sua falta outrora era prevista apenas para as futuras gerações, mas está bem presente na sociedade mundial, inclusive a brasileira.
É preciso considerar os principais fatores que estão causando de uma forma ou de outra sua escassez. Entre eles, destaca-se a poluição oriunda de esgotos residenciais, fertilizantes agrícolas, compostos orgânicos sintéticos, derivados do petróleo, compostos inorgânicos e metais pesados, os quais quando usados de maneira desordenada podem afetar o equilíbrio ecológico ambiental da flora e da fauna brasileira - "um estudo do Fundo Mundial da Natureza - Word Wid Fund (WWF) revelou que o consumo de água dobra a cada 25 anos e se o modo de gastá-la não for alterado, lá por volta do ano de 2008, cerca de 60% da humanidade não disporá mais de água suficiente, ou então, a receberá suja em más condições de uso" (PAULINO, 2OO2).
Outra consequência é que ela poderá servir de motivo para futuras guerras, haja vista que os principais aquíferos do planeta, estão sendo mal explorados, por isso, segundo o Banco Mundial, "cerca de oitenta países vão entrar em conflito por causa dos recursos hídricos? (MARINA & TERCIO 2002).

METODOLOGIA APLICADA: Foi proposto inicialmente à coordenação pedagógica do Ensino Médio do colégio Estadual Getúlio Vargas, Aragominas - TO, o tema Separação de Misturas. Apresentou-se a mesma proposta aos alunos da 3ª série do Ensino Médio da mesma escola. Apos aprovação por parte dos educandos. Realizou-se uma atividade diagnóstica a fim de "medir? o grau de abstração dos mesmos dentro do tema proposto. Na aula seguinte, foi pedida aos educandos a realização de pesquisa bibliográfica a respeito do tema com ênfase nos processos: Filtração, sedimentação ou Decantação, Floculação, poluição, Agua e lixo Urbano.
Objetivando conhecer os processos de separação usados numa ETA (Estação de Tratamento de Água) e verificar a qualidade de água dentro da cidade de Aragominas -TO, foi feita visita a ETA dessa cidade, onde os alunos tiveram acesso aos processos ali empregados no tratamento da água. Como a coleta da água nesta estação dá-se diretamente de poços artesianos, visitou-se também a Estação de Tratamento da cidade de Carmolândia ? TO, onde a água é coletada diretamente de um córrego.
Depois de comparar os processos usados nas duas estações de Tratamento de Água, foi feita visita às casas de famílias que consomem água diretamente de poços residenciais a fim de conhecer as condições desses poços em relação às fossas próximas a eles. Aproveitando a motivação dos educandos, realizou-se uma visita aos principais córregos que circundam a cidade, como o córrego Jenipapo e do campo, onde os alunos tiveram a oportunidade de observar as condições ambientais dos mesmos. Foi montado um pequeno documentário pelos próprios alunos que outrora seria mostrado à comunidade local.
Foram realizadas também visitas aos lixões a céu aberto da cidade, com o intuito de se verificar as condições em que se encontram. Encerrado então o prazo para a pesquisa bibliográfica e das pesquisas de campo, realizou-se um debate em sala de aula, onde motivados pelos dados colhidos mediante observação e constatação dos problemas, propôs-se solicitar a análise qualitativa da água consumida pelos moradores da cidade de Aragominas.
Dessa forma, com o apoio do colégio Estadual Getúlio Vargas, foi solicitado junto a Saneatins a análise da água: dos córregos Jenipapo e do campo, das águas dos poços residenciais, e da água fornecida pelo próprio órgão. A coleta dessas amostras foi acompanhada pelos alunos. Foi proposta a realização de um seminário mais amplo que envolvesse a comunidade como um todo.
Assim, após determinação de datas e divulgação, realizou-se o I seminário sobre Agua e o Lixo: uma questão social, promovido pelo colégio Estadual Getúlio Vargas' que contou com a presença como conferencistas: representantes do CIPAMA (Companhia Independente da Polícia Ambiental), secretário municipal de saúde, representante da Saneatins local, representante do órgão pela coleta do lixo na comunidade (não compareceu), alunos da EJA, do Ensino Médio, professores e comunidade local.
Após o colóquio dos conferencistas, educandos e comunidade participaram com perguntas, e questionamentos aos conferencistas. No final do seminário, foi proposta a formação de uma comissão composta por educandos, professores e representantes da comunidade para a elaboração de propostas para a questão da qualidade da água e cuidados com o lixo dentro da cidade, as quais seriam apresentadas em outro momento aos poderes executivo, legislativo e órgãos responsáveis pela água e lixo no município de Aragominas.

RESULTADOS OBTIDOS: A aprendizagem dos educandos no que diz respeito ao tema Separação de Misturas: poluição e processos de Tratamento da Água foi considerada positiva, tendo como parâmetro à avaliação diagnóstica da água oriunda da lavagem diária dos filtros - 16m - que são jogados diretamente dentro córrego Jenipapo, que corta a cidade. Segundo o responsável pelo órgão na cidade, essa água não causa nenhum dano ao meio ambiente local, segundo posição prévia da Saneatins de Araguaína. Foi constatados que os processos usados na Estação de Tratamento de Aragominas são praticamente, filtração, desinfecção da água com hipoclorito, controle de pH e controle residual de cloro. Na Estação de Carmolândia, os processos utilizados são praticamente os mesmos: filtração e floculação. A peneiração ocorre com uma proteção de ferro em forma de gaiola que protege o receptor d' água no córrego. A filtração é feita de maneira natural num filtro de sete camadas, abrangendo materiais com granulometrias diferentes.
No processo de lavagem dos filtros são gastos diariamente 18gm3 de água, a qual é despejada diretamente no solo. Houve um questionamento por parte dos educandos, o qual mencionava que parecia contradição, pois numa sociedade onde o desperdício tem provocado consequências graves ? mesmo sabendo que essa água não se perde não poderia ser evitado, afinal são 540m3 de água tratada jogados fora mensalmente, poderia ser reaproveitada pela ClA.
Também é feito o controle da desinfecção, controle do pH, e residual de cloro de forma análoga a ETA de Aragominas. Nas visitas aos córregos, foi constatado que as águas do córrego Jenipapo diminuíram seu fluxo, devido ao assoreamento causado pela ausência de mata ciliar e por sujeiras oriundas de outras fontes como o desrespeito por parte dos moradores que jogam lixo no mesmo. Foi verificado também que o córrego do campo passa por situação análoga ou ainda pior, pois além do assoreamento e ausência de mata ciliar, há a existência de pocilgas às suas margens, contaminando a água.
Na visita realizada aos lixões da cidade chamados de "aterro sanitário", foi constatado que não há a mínima condição para o funcionamento adequado e sustentável daquele ambiente. Primeiro que o lixão está presente na cabeceira de uma serra onde podem estar as nascentes e onde geralmente o lençol freático é superficial. Segundo que não há nenhum sistema de impermeabilização do solo. Terceiro não há nenhum sistema de drenagem para o chorume e percolados oriundos da decomposição do líxo. Um quarto problema é o fato dele está num terreno em declive, mais ou menos 400 metros de um córrego (córrego gavião) que circunda a cidade. Da análise da água solicitada pelos educandos e escola, apenas as amostras fornecidas pelo órgão foram realizadas. Mediante toda essa problemática encontrada na questão da água e do rixo e após a realização do I seminário sobre a Água e o Lixo, promovido pero colégio Estadual Getúlio Vargas, foram elaboradas pelos educandos, professores e comunidade algumas propostas que podem mediar a médio e longo prazo os problemas encontrados, tais como: canalização dos córregos Jenipapo e córrego do Campo no perímetro urbano e proteção de suas nascentes; arborização à margem desses córregos a fim de evitar o assoreamento; reaproveitamento da água oriunda da lavagem dos filtros na Saneatins local; intensificação de campanha da secretaria Municipal de saúde no controle as pocilgas nas margens desses córregos; orientação por parte da secretaria de Saúde às famílias com poços residenciais; análise de qualidade das águas dos córregos que circulam a cidade; aproveitamento do rixo orgânico caseiro em .húmus, que podem ser usados na adubação de hortaliças incentivadas pelo poder púbico; campanha de mobilização e conscientização da população local quanto aos perigos que o rixo pode trazer para a população local promovida pela sociedade civil e órgãos púbicos; construção definitiva do Aterro sanitário Municipal e mobilização e discussão com a comunidade para a Implantação do conselho Municipal do Meio Ambiente.
Estas propostas foram apresentadas ao poder legislativo da cidade que se propôs em empenhar-se na questão da preservação do meio ambiente local. Da mesma forma estas propostas forma encaminhadas ao poder executivo e demais órgãos envolvidos na questão do meio ambiente local.

CONSIDERAÇÕE FINAIS: Quando se propôs trabalhar o tema separação de Misturas com os educandos, mesmo o trabalho possuindo um objetivo claro, foram surgindo novas indagações e perspectivas de pesquisa e de ações. O mais importante nisso tudo é que foram os educandos que deram ao trabalho desenvolvido um caráter mais abrangente, algo que não se limitou à sala de aula.
As posições e conclusões tomadas partiram das observações e constatações verificadas por eles em conjunto com o professor. Percebeu-se que a cidade de Aragominas apesar de ser um município recém-emancipado, enfrenta problemas graves em relação à preservação das águas de seu patrimônio. Os córregos que circulam a cidade em especial o córrego Jenipapo e do Campo, estão praticamente mortos, pois foi constatado que a quantidade de vida neles existentes, está bem menor que, por exemplo, há duas décadas e isto foi comprovado através de relatos de moradores e pelo que se verificou nesses córregos durante a pesquisa.
Foi observado também que o problema da possível contaminação dessas águas é bem mais complexo do que se imaginava, pois se sorna a isto o problema do lixo jogado a céu aberto em locais sem nenhum programa de controle e pior, próximo ao leito desses córregos. Talvez uma das conclusões mais importantes tenha sido o fato dos educandos terem detectado a falta de planejamento desde os primeiros gestores do município para a questão do lixo e poluição da água, logo do meio ambiente e que a solução para o problema não pode ser resolvido apenas pelo poder público, mas, por um trabalho em conjunto com a comunidade.
Acredita-se que mediante as indagações, questionamentos e posicionamentos frente ao problema da água proposto dentro do tema Separação de Misturas, os educandos foram capazes de desenvolver e construir de certa forma o conhecimento, pois, passaram a possuir uma consciência crítica do meio em que estão inseridos, além de exercer sua cidadania, contribuindo para a construção de uma sociedade mais democrática dentro de seus aspectos sociais de mudanças.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FELTRE, Ricardo. Fundamentos da Química. Vol. Unico. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1996.
MARINA & TÉRCIO. Geografia. Vol. Unico. São Paulo: Ática, ZOAZ.
PAULINO, Wilson Roberto. Biologia. Série Novo Ensino Médio. Vol. Unico. 8 ed. São Paulo: Ática, 2002.
SARDELLA, Antônio. Química. Série Paulo: Ática, 1996.

Autor: Francisco Paz


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