Vocação e Chamado Pastoral



? A vocação

É a tendência natural. É o sentimento de paixão pela função ou encargo. A vontade de exercer aquela determinada função ou profissão, mesmo sabendo dos riscos e dos "ossos do ofício".
No caso do pastor, a vocação se confirma já desde o início de sua vida cristã, pela preocupação com as "ovelhas" e vontade de servir à obra de Deus na Igreja. O vocacionado, em geral, procura aproveitar as "portas" que vão se abrindo ao longo do seu crescimento espiritual.

? O chamado

É a confirmação de Deus para o Ministério Pastoral, através do reconhecimento da vocação por parte dos lideres. É a oportunidade. O tempo certo de se levantar.
Matias estava desde o princípio com Jesus, como todos os apóstolos, mas seu chamado apostólico ocorreu em momento muito específico (Atos 1:25 e 26). O pastor de excelência não se precipita, não "chama" a si mesmo, espera a sua vez. É fácil perceber onde estão esses homens e mulheres. Enquanto esperam ser chamados não estarão sentados na platéia ou brigando por uma cadeira no "pastoródromo", Não estarão se atropelando nas escadarias dos púlpitos implorando por uma oportunidade de aparecer. Estarão servindo, auxiliando o seu pastor. Estarão agindo mesmo sem aparecer nas fotos, serão úteis mesmo sem reconhecimentos e sem aplausos.

Autor: Jorge Amantino Da Silva


Artigos Relacionados


O Caminho Para Deus Não Passa Pelos Pastores

Agosto: MÊs Vocacional!

Ainda NÃo Deu Tempo

Preparo

A Palavra De Jesus é O Meu Alimento E Minha Espada

O Chamado Dos Apóstolos

Pastores Mirins - O Desabafo De Um Pastor