Querer



Querer

Pedi, e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto; pois todo o que pede recebe; o que busca acha e ao que bate se lhe abrirá. -Mt.: 7: 7-8

Esse texto inscrito no Evangelho de Mateus, na Bíblia de Jerusalem, sob o título: Eficácia da oração; quer construir um pensamento de fortaleza na mente dos crentes. A energia da fé como indispensável ao homem, como ferramenta a ser utilizada, no seu dia a dia em em todas as situações.

O pensamento foi inserido no discurso feito por Jesus ? no Sermão da Montanha. É endereçado aos homens viverão nas gerações futuras ? porque Jesus fala verdades eternas, não apenas para um pequeno número de homens que lhe puderam ouvir ao vivo, Jesus fala para humanidade, como faz em toda oportunidade.

Quem é esse homem, que abrindo sua boca ? ensina ? doutores, pregadores, soldados, homens comuns... um Deus, um homem culto, um rabino... um ser especial ? um avatar?
O que realmente importa o adjetivo que possamos usar para nos conectar a Jesus ? se tudo o que Ele queria era que atingíssemos a plenitude da vida como humanos. Ser pleno não inclui, evidentemente, sermos mesquinos, menores, condicionados, carentes ou dependentes.

Antes de qualquer coisa, para que possamos entender uma lição, qualquer lição, é fundamental e necessário que tenhamos de nos livrar dos preconceitos, tão comuns em nosso aprendizado. Isto é, realmente, não importa a fonte de onde provém uma verdade, o que vale é a nossa capacidade de julgar como válido ou não aquele aprendizado para nossa vida. Assim, desconstruímos os preconceitos que possam nos acercar, para verdades vindas das religiões.

Com essa atitude passamos a descartar aqueles negativismos preconceituosos que cerceiam nosso pensamento claro e ao mesmo tempo passamos a nos abrir a conceitos que nos farão um homem eclético, consciente de seu mundo e das verdades que podem ajudá-lo a gerir e seguir sua vida, com mais clareza e desprendimento, já que nos seus parâmetros de escolha se excluem os complexos e preconceitos e se incluem o raciocínio e a compreensão, principalmente, das diferenças existentes nas pessoas, nos lugares e no tempo.

Não pense com isso, que você se tornará isento de erros e se tornará um anjo, mensageiro de Deus na terra. Quando você assim se sentir, pode contar acabou de se tornar um ser insuportável, arrogante, vaidoso e malquisto.

Agora voltando às palavras de Jesus: "o que busca, acha." - O que equivale dizer que aqueles que acham são exatamente e apenas aqueles que aprenderam a buscar. Ou dito de outra forma: Achamos exatamente o que buscamos, e não há forma plausível de acharmos aquilo que, antecipadamente, não tenhamos buscado.

O que estou dizendo é que o homem que entendeu a mensagem de Jesus ? entendeu uma mensagem de fé ? uma força motriz que o faz levantar-se de sua letargia e dar um passo em direção aos seus objetivos. Porque acredita ser possível, porque acredita ser viável, porque acredita ser merecedor.

Porém, sabe que não basta a força da fé, para "achar" os seus objetivos ? sabe que precisa levantar-se e seguir em direção a eles na busca de sua concretização. Sabe que nessa busca tem de descartar os pensamentos negativos que teimosamente tentam invadir sua mente para atrasar, impedir o alcance de suas realizações.

Jesus sabe disso, e por isso não pretende se alongar em sua lição: "quem tem ouvidos de ouvir que ouça". Porque assim são todas as lições, as mesmas palavras poderão ser interpretadas e usadas para um fim e para outro completamente distinto, dependendo sempre de quem usa e para qual finalidade. Tudo no mundo é visto segundo a sua própria ótica, e interpretação ideológica, e também nesse caso não seria diferente.

Um pessimista vai buscar seus argumentos para não fazer nos mesmos campos de conhecimento que o otimista. Seus argumentos serão fundamentados com verdades e com probabilidades e números tais que mais tarde serão utilizados para comprovar sua razão, no não atingimento de qualquer objetivo.

O otimista é até mesmo pobre em argumentos e dados para explicar as razões pelas quais acredita e se move na direção do seu objetivo. Se Cristóvão Colombo, quisesse fundamentar, cientificamente, suas razões porque acreditava na existência de terra além do oceano Atlântico, certamente, não iria obter grande sucesso.

A mensagem que gostaria que perdurasse é uma pequenina verdade, aquela que Henri Ford nos legou: Se você pensa que pode, você pode; Se você pensa que não pode, você não pode. Você sempre terá razão, em qualquer das duas situações, porque tudo que você pode ou não pode depende obviamente do que você acredita ou não.

É bem parecida com a lição de Jesus, mas esta dá uma ênfase àquilo que você acredita ? ou seja, você obterá ou não a realização de seus objetivos dependendo sempre de suas crenças e da fé que possa alimentar na concretização de seus sonhos. O alimento do espírito com fé em si mesmo, e no divino, é objeto dos evangelhos.

Apolinario de Araujo Albuquerque Rio, 10 agosto 2011.
[email protected]
Autor: Apolinario Albuquerque


Artigos Relacionados


Jesus Nos Ensina A Incluir

Verdades Eternas

Jesus é A Nossa Esperança

Jesus é A Nossa Esperança

Apocalipse De Jesus

Você Prefere Uma Comida Sem Tempero?

Perseverança é Persistência, Constância E Firmeza.