Desabafo de um Professor



Desabafo de um Professor

Wanderson Vitor Boareto
Graduado: História
Direito
Pós Graduado: História e Construção Social
Docência do Ensino Superior
Educação Empreendedora
Palavras Chave: Professor, Educação, Politica, Formação,Representantes

Resumo
Este texto é o desabafo de um professor que está atuando, que luta por uma classe que a cada dia sofre mais injustiças, injúrias e defamações por parte das instituições que deveriam apoiar e por em prática seus direitos.

Introdução
Nessa semana, um vereador em entrevista, falou sobre os professores. Em sua fala, esse político, que segundo ele mesmo disse fez a graduação em letras, acusa os professores de "não gostarem de trabalhar e não quererem nada com a dureza". Nesse sentido, venho através desse texto, defender uma das mais belas e gratificantes profissões da história da humanidade.
Para analisar a vida docente, parto primeiro pela formação de um professor. Para habilitar-se acadêmicamente, já que a formação real de um profissional do magistério é por toda a vida. Sendo assim, depois do ensino básico, o curso de graduação leva de três a cinco anos para só então iniciar os trabalhos como professor.
Os cursos de pós graduação, LATO SENSO, que tem a variação de um a dois anos, a pós graduação STRICTU SENSO que varia de dois a quatro anos, e o curso de doutorado leva de quatro a seis anos, tendo ainda o Pós Doutorado que pode levar até dez anos. Levando em conta as palestras, os cursos de capacitação, congressos e seminários que os professores participam durante toda a sua carreira.
Nessa mesma analise o professor prepara aula, estuda, deve que estar atento á todas as notícias do país e do mundo já que seus alunos estão. Para conciliar o aprender dentro da sala de aula com a realidade da vida de seus alunos, além de preparar e aplicar provas, corrigí-las e fechar diários. Tem ainda as reuniões pedagógicas semanais, que todos tem que participar.
O mais triste não é conhecer todas as dificuldades da formação e os maus salários pagos, mas sim ouvir críticas de quem não conhece a realidade docente, como foi nessa semana o pronunciamento do veredor a um jornal " os professores fazem greve por que não querem nada com a dureza".
Essa foi uma das falas mais incoerentes que já ouvi em toda a minha carreira, pois esse senhor falou ao jornalista que cursou a faculdade de letras. A pergunta é simples, ele aprendeu tudo em sua vida sozinho? Ele passou no vestibular sem nunca ter ido a escola?
O Brasil que é um sistema democrático, onde os políticos são representantes do povo, ou pelo menos deveriam ser, frustra-me saber que este senhor, representa uma parcela da sociedade. Porém cabe a nós gravarmos os nomes desses políticos, mal formados, que criticam o que não conhecem e falam sem saber.

Autor: Wanderson Boareto


Artigos Relacionados


Escola X Educação

Os ConteÚdos Desenvolvidos Nas Aulas De EducaÇÃo FÍsica Do 6º Ao 9º Ano Do Ensino Fundamental

Ética Na Educação

A Formação De Professores Sob A Luz Da Lei 9394/96

Ensino Com Pesquisa Na Graduação

Profissionais Da Educação São Taxados De Incapazes

Professorinha