Jesus sacia nossa sede



"Jesus deixou a Judéia e foi de novo para a Galiléia. Jesus tinha que atravessar a Samaria. Chegou, então, a uma cidade chamada Sicar, perto do campo que Jacó tinha dado ao seu filho José. Aí ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto à fonte. Era quase meio dia. Então chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe pediu: "Dê-me de beber." A samaritana perguntou: "Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou samaritana?"(De fato, os judeus não se dão bem com os samaritanos). Jesus respondeu: Se você conhecesse o dom de Deus, e quem lhe está pedindo de beber, você é que lhe pediria. E ele daria a você água viva." A mulher disse a Jesus: "senhor, não tens um balde, e o poço é fundo. De onde vais tirar a água viva? Certamente.... Jesus respondeu: "Quem bebe desta água vai ter sede de novo. Mas aquele que beber a água que eu vou lhe dar, esse nunca mais terá sede. E água que lhe darei, vai se tornar dentro dele uma fonte de água que jorra para a vida eterna." A mulher disse a Jesus: "Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise vir aqui para tirar." Jesus disse à samaritana: "Vá chamar o seu marido e volte aqui." A mulher respondeu: "Eu não tenho marido." Jesus disse: "Você tem razão ao dizer que não tem marido. De fato, você teve cinco maridos. E o homem que você tem agora não é seu marido. Nisso você falou a verdade." A mulher então disse a Jesus: "Senhor vejo que tu és profeta!"... A mulher disse a Jesus: "Eu sei que vai chegar a hora um Messias, aquele que se chama Cristo; e quando ele chegar, ele nos vai mostrar todas as coisas." Jesus disse: "Esse Messias sou eu, que estou falando com você."..... Então a mulher deixou o balde, foi para a cidade e disse as pessoas: "Venham ver um homem que disse o que eu fiz. Será que ele não é o Messias?" O pessoal saiu da cidade e foi ao encontro de Jesus. (Jo 4, 1-30)

Esse é com certeza um dos atos de Jesus, que mais me chama a atenção, sua singularidade é fascinante. A palavra de Deus é um livro vivo, podemos nela encontrar resposta a todas as situações. A Bíblia não envelhece. Podemos nos colocar no lugar das personagens, e hoje, essa Samaritana, sou eu e você.

Em principio, o evangelista João diz que, Jesus estava indo novamente para a Galiléia, desta forma, pode-se perceber que Jesus conhecia o caminho e logo conhecia o poço de Jacó. Posteriormente, João declara: Jesus tinha que passar pela Samaria. Jesus tinha que passar por lá, pois sabia o que iria encontrar. Assim também, ele tem e quer passar pela sua vida. Não importa o quanto você fuja dele, ele quer passar em sua vida e quando ele te encontrar, você terá um encontro pessoal com Ele.

A Judéia fica aproximadamente a 100 quilômetros da Galiléia, Jesus e os discípulos tinham uma longa jornada pela frente. Ao chegar a Sicar, os discípulos foram à cidade comprar mantimentos, e Jesus parou junto ao poço de Jacó para descansar. Ao sentar-se junto à fonte, em seguida aproximou-se uma Samaritana. Indubitavelmente Jesus estava cansado da viagem e precisava descansar. Naturalmente deveria estar com sede, devido às altas temperaturas da região e cansaço da viagem.

Jesus pediu de beber a Samaritana. E aqui aconteceu um fato interessante e que o próprio evangelista cita. Os judeus e os samaritanos não tinham um bom relacionamento. Alguns escritos contam que, quando um samaritano passa por um judeu, o judeu cospe ao chão em sinal de descontentamento com a presença do samaritano. E ainda, os homens não tinham diálogos com as mulheres, ainda mais mulheres com uma vida duvidosa. Jesus ao pedir de beber para a Samaritana, ele quebra paradigmas. Primeiro, um Judeu conversar com um samaritano. Segundo, um mestre conversar com uma mulher. E por fim, Jesus que é Deus na figura humana, pedir de beber ao homem. É Deus quem pedi de beber. Há neste momento uma inversão de valores, Deus se oferecendo a uma pecadora. É muito amor de Deus para conosco.

A priori a Samaritana se assusta com a atitude de Jesus e exclama: Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim? O primeiro contato de Jesus com a mulher, causou-lhe estranhamento, e logo, percebeu que se tratava de uma pessoa diferente. Jesus tem essa capacidade, de se mostrar diferente a tudo que temos com convencional e racional. Desta forma, o primeiro contato com Ele tem essa tendência, levar o individuo ao questionamento. Jesus era mestre na inversão de valores. Em quanto o povo estava em um tempo de segregação, Jesus trazia as pessoas para perto e olhava nos olhos.

Em contrapartida, Jesus responde que, se ela soubesse quem estava pedindo de beber, seria ela quem pediria e Ele lhe daria uma água viva. Faremos agora uma pausa ao texto. Se Deus hoje pedisse de beber a você, qual seria a sua reação? A samaritana não conhecia Jesus, você conhecendo Jesus, teria a mesma reação que ela?

Subseqüentemente, a mulher coloca objeção para que Jesus realize aquilo que prometeu. "Senhor, não tens um balde, e o poço é fundo. De onde vais tirar a água viva? Assim somos nós. Deus quer nos dar a graça e nos ficamos colocando objeção. Insistindo em alegar: Senhor sou pecador, eu não mereço. Se Deus escolhesse somente as pessoas boas, o que ele faria com os maus? Jesus estava se oferecendo a mulher e ela não estava acreditando.

E neste momento, Jesus consegue ganhar o coração da Samaritana. Ele diz: "Quem bebe desta água vai ter sede de novo. Mas aquele que beber a água que eu vou lhe dar, esse nunca mais terá sede..."

Jesus sabia que água tinha um significado forte para o povo daquela região, sobretudo para a Samaritana. Quando Jesus diz que ela nunca mais terá sede se beber da água que ele oferece, a Samaritana percebe que tem a possibilidade de não precisar mais tirar água do poço todos os dias. Mais adiante você entenderá por que a Samaritana não quer mais ir todos os dias junto ao poço retirar água.

A mulher se rendeu a proposta de Jesus e pediu: Dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede. Então Jesus pediu que ela chama-se o marido. A mulher alegou não ter marido. Jesus disse que, ela falava a verdade e que já tivesse cinco maridos e que este que estava em sua casa, não a pertencia. Jesus conhecia a história da Samaritana, assim também conhece a minha e a sua história. Nada que esteja oculto para os homens está oculto para Deus. Ele nos conhece por inteiros e mesmo assim nos ama. Jesus entrou na vida da Samaritana por que ela foi sincera com ele. Manifestou o desejo de não querer mais buscar água no poço e de não ter marido. Nós também precisamos ser sinceros com Ele. Jesus entra vida daqueles que se mostram sinceros com ele. É preciso se oferecer e se mostrar como você é, da maneira como se encontra.

Quando Jesus diz que ela teve cinco maridos, quer dizer que ela teve vários maridos, a quantidade é apenas figurativa. Neste instante a Samaritana volta a desconversar: Senhor, vejo que és profeta! Ela ainda não percebeu com quem estava falando. Temos imensa dificuldade de ouvir a voz de Deus. Mas só conseguimos discernir a voz de alguém em meio a uma multidão, quando temos intimidade com a pessoa. Se você não tem intimidade com Deus, certamente terá dificuldade de discernir sua voz. Deus sempre fala, nós que temos dificuldade de ouvir. Faça silêncio em seu coração.

No decorrer do diálogo a Samaritana menciona que virá um Messias e que ele revelará todas as coisas. A Samaritana mostra que tem conhecimento das escrituras, assim como nós. Mas quando Jesus se revela para ela, a mulher larga seu balde e vai para cidade anunciar que o Messias esteve com ela. O balde da Samaritana é para ela o que o coração é para nós. Quando ela o joga ao chão é como ela se ela tivesse jogado seu coração, sua vida e seu passado fora. O balde era onde ela guardava sua água. O nosso coração é onde guardamos nossos sentimentos. Usamos nosso balde para guardar aquilo que encontramos.

A Samaritana guardava a água parada, salôpa e sem gosto. Sabemos que um poço não existe água viva. Água viva é água direta da fonte, de uma nascente. Quem procura água em um poço nunca beberá água viva. Qual samaritano você é? Por quais poços tem procurado água? Qual água você tem bebido? Somente Jesus pode te dar uma água viva, somente ele é capaz de saciar sua sede, aquilo que tanto procura e aquilo que tanto procura preencher em seu coração.

O detalhe rico nesta passagem. Qual a hora que a mulher foi buscar água? Meio dia. Quem já teve que buscar água no poço, sabe que ninguém busca água neste horário. Em geral, as pessoas retiram a água no inicio da manhã ou ao final da tarde. A Samaritana caminhava até para a fora da cidade e ao meio dia, para buscar água, pois não queria ser vista, não queria ser notada e reconhecida. Ela vivia fugindo das pessoas, pois sabia que a vida que levava não era certa. Ela era uma prostituta.

Assim também nossos nos, fugimos aos olhos das pessoas para saciar nossa sede nos poços da vida, mas não conseguimos fugir ao olhar daquele que realmente nos conhece. Jesus quer lhe dar de beber, qual será sua resposta? Jesus esta se oferecendo a você neste dia, ofereça você também sua vida, seus sonhos, suas alegrias, tristezas e medos. Deixe ele te dar a verdadeira água viva e você assim como a Samaritana, nunca mais terá sede!











Autor: Ricardo Da Silva Garcia


Artigos Relacionados


Ajudar Sem Escolha

O Milagre Requer Renuncia

A Resposta EstÁ Na Fonte

Valorize O Que Jesus Já Fez Por Você Na Cruz.

Jesus é A Nossa Esperança

Jesus é A Nossa Esperança

Quem É Deus Para VocÊ?