JIB - JORNAL DA IBIAPABA



JIB - JORNAL DA IBIAPABA

EDITORIAL

Quando se fala em ONG`s - Organizações Não Governamentais, é preciso fazer uma reflexão profunda sobre o papel destas instituições dentro da sociedade contemporânea. As ONG`s nascem da inexistência ou da ineficácia do poder público em atender determinadas demandas dentro da sociedade.
As ONG`s se apresentam sob a forma de 3 categorias bastantes distintas (Fundações, Cooperativas e Associações) cada uma delas com as suas peculiaridades e denominações.
A grande maioria das ONG`s, vem se mantendo com recursos oriundos de programas do poder público. Vale ressaltar que existem ONG`s que não dependem deste tipo de ação e conseguem desenvolver políticas sérias de auto-sustentação para executar suas ações e atingirem seus objetivos mais comuns. Algumas delas chegam a envolver milhões de pessoas em campanhas de mobilização mundial abrangendo questões que vão desde a defesa do meio-ambiente e preservação da fauna e da flora, passando por campanhas de prevenção a saúde pública e apoio a educação, estendendo-se até a defesa dos direitos humanos.
Vale salientar que não é fácil sobreviver dentro de um mercado tão competitivo, usando como filosofia a auto-sustentabilidade.
É com este princípio que a FAEDI vem mantendo as suas atividades, sempre voltadas para programas assistenciais, culturais e educacionais sem contar com qualquer tipo de subvenção, custeio ou verbas oriundas do poder público.
Tarefa muito difícil para a maioria das ONG`s no Brasil.

JIB - 70.000 ACESSOS

O JIB - Jornal da Ibiapaba é mantido pela FAEDI - Fundação Assistencial, Cultural e Educacional da Ibiapaba e atua como órgão de informação de todas as atividades da respectiva Fundação e das entidades por ela mantidas.
A FAEDI - Fundação Assistencial, Cultural e Educacional da Ibiapaba é a entidade mantenedora também da FACIB - Faculdade da Ibiapaba, TELEVIB - Televisão Educativa da Ibiapaba, RADIB - Rádio Educativa da Ibiapaba, INIB - Instituto de Educação da Ibiapaba e da AMIB - Assistência Médica e Odontológica da Ibiapaba.
A rede mundial de computadores a INTERNET, tem sido o grande veículo que possibilita o trabalho de interação entre a Instituição Mantenedora e as Instituições Mantidas.
Foram mais de 70.000 acessos registrados em nosso portal de internet, comprovando finalmente a grande abrangência das ações da FAEDI.
Visite o nosso site acessando www.faedi.org.br e tenha acesso a mais informações.


FACIB - 9.473 ALUNOS DIPLOMADOS

A FACIB - Faculdade da Ibiapaba chega a marca de 9.473 alunos diplomados no Curso de Graduação em Pedagogia com Habilitação em Gestão e Docência. Com a suspensão de suas atividades em 2002 por conta do Processo que tramita na Justiça Federal, A FAEDI recorreu ao CNE - Conselho Nacional de Educação, órgão do MEC - Ministério da Educação que emitiu o Parecer 313/2002 que foi reexaminado pelo Parecer 202/2003 e finalmente homologado pelo Ministro da Educação Tarso Genro, através da Portaria 978, publicada no DOU - Diário Oficial da União do dia 13 de Abril de 2004 ? Seção 1 ? Página 07.
Com esta ação todos os alunos do Curso de Graduação em Pedagogia ofertado pela FACIB, foram submetidos a Processo de Convalidação e Aproveitamento de Estudos através da URCA - Universidade Regional do Cariri e a UCB - Universidade Castelo Branco e receberam os seus respectivos diplomas.
A FACIB até o momento só poderá atender ex-alunos nos termos do Parecer já citado e a admissão de novos alunos para o Curso de Pedagogia, continuará suspensa, até a conclusão do Processo Judicial.
A estrutura de funcionamento e organização, bem como os cursos, programas e parcerias poderão ser acessados através da nossa home-page www.faedi.org.br no link da FACIB na internet.

TELEVIB - 120 HS DE VÍDEOS EDUCATIVOS

A TELEVIB - Televisão Educativa da Ibiapaba, que transmite suas imagens apenas através da internet, já produziu cerca de 120 (cento e vinte) horas de vídeos educativos, abordando várias temáticas. Isto representa quase 1 (uma) semana de transmissão ininterrupta sem repetir a programação em canal aberto.
Uma das linhas de programação trata da produção de documentários de 11 (onze) Municípios Cearenses onde a FAEDI atua, retratando aspectos históricos, econômicos, políticos, sociais e turísticos.
Outra linha de programação trata da produção de vídeos retratando a produção artesanal de farinha, rapadura, aguardente, tijolos, telhas e cerâmicas, cujo objetivo é resgatar estas antigas práticas esquecidas pelo processo de modernização.
Registramos ainda a produção de eventos e palestras educativas, bem como atividades culturais de importância crucial para a formação da cidadania e aquisição de novos conhecimentos.
Toda a programação pode ser vista no link da TELEVIB, através do nosso portal www.faedi.org.br na rede mundial de internet.

RADIB - 180 HS DE ÁUDIOS EDUCATIVOS

A RADIB - Rádio Educativa da Ibiapaba, que transmite suas produções apenas através da internet, já produziu cerca de 180 (cento e oitenta) horas de áudios educativos.
Isto representa quase 8 (oito) dias de transmissão ininterrupta sem repetir a programação, abordando várias temáticas.
Uma das linhas de programação trata da produção de músicas de grupos de bois e reizados, músicas de grupos de capoeira, músicas de violeiros e artistas regionais, apoiados pela FAEDI.
Uma das pretensões da FAEDI é disponibilizar aos ouvintes um grande repertório de músicas clássicas de livre acesso para aprimorar a nossa programação.
Toda a programação pode ser vista através do link da RADIB no nosso portal www.faedi.org.br na rede mundial de internet.

INIB - 6.841 TITULOS

O INIB - Instituto de Educação da Ibiapaba, que cuida de todo o acervo de publicações de livros, artigos, teses e monografias de autores regionais e alunos da FACIB, devidamente apoiados pela FAEDI, registrou cerca de 6.841 títulos em seu sistema de registro.
Nenhuma dessas publicações está associada a contos ou poesias. Verdadeiramente é o que podemos chamar de produção científica, idealizada por acadêmicos e intelectuais da região, pois trata-se de material meramente didático e pedagógico, muito utilizado em estudos e pesquisas.
Todo este acervo estará disponível para consultas em trabalhos de pesquisas realizados pelos visitantes de nosso site www.faedi.org.br na rede mundial de internet no link do INIB.

AMIB - 2.345 ATENDIMENTOS

A AMIB - Assistência Médica e Odontológica da Ibiapaba, mantida pela FAEDI é um programa de Cartão de Descontos, oferecido aos nossos beneficiários que necessitarem de tratamentos médicos e odontológicos.
O nosso sistema de registro chegou a marca de 2.345 pedidos de consultas e exames, feitos pelos nossos usuários.
O processo de adesão é simples e desburocratizado e consiste apenas na realização de um Contrato de Adesão e posterior entrega do Cartão AMIB aos usuários.
O processo de adesão dos Profissionais de Saúde que tiverem interesse em atender os nossos beneficiários segue o mesmo rito e consiste num Contrato de Prestação de Serviços Médicos ou Odontológicos e posterior inserção na Lista de Conveniados.
Os procedimentos Médicos e Odontológicos deverão ser cobrados diretamente aos usuários de acordo com as Tabelas da AMB - Associação Médica Brasileira e ABO - Associação Brasileira de Odontologia, também utilizadas pelos Planos de Saúde. Maiores informações no link da AMIB no site www.faedi.org.br na rede mundial de internet.

ENSINO SUPERIOR NA IBIAPABA

A luta pela implantação do Ensino Superior na Região da Ibiapaba começou por volta de 1985 com a criação da Fatec - Faculdade de Teologia Cristã, ofertando cursos livres de Teologia e Filosofia no Município de São Benedito.
Eram tempos difíceis, pois o Brasil ainda ensaiava os primeiros passos do Processo de Democratização. Apesar do regime em vigência as IES - Instituições de Ensino Superior geralmente nasciam livres, a partir da organização de intelectuais que tinham como objetivo comum a formação educacional do povo.
As instituições surgiam e com muito trabalho fincavam as suas bases até conquistarem a sua autonomia junto ao MEC - Ministério da Educação. Muitas dessas instituições conquistaram o seu reconhecimento após longos anos de Ação Acadêmica.
A Fatec nasceu neste contexto até que veio a Nova LDB no ano de 1996, fruto do Processo de Democratização do País.
A Nova LDB possibilitou grandes conquistas no Setor Educacional, entretanto a Burocratização das ações sociais e políticas se fortaleceu na mesma proporção. As IES só poderiam iniciar as suas atividades mediante Autorização do Poder Público.
Diante do novo quadro, no ano de 1999 a Fatec é extinta e nasce a Facib - Faculdade da Ibiapaba, visando o enquadramento às novas regras que passaram a normatizar o Ensino Superior no Brasil.
A visita do então Ministro da Educação, Paulo Renato de Sousa a São Benedito foi a Pedra Fundamental para a materialização deste antigo sonho que foi Protocolado sob o nº 23000.005792/200-12 no dia 20 de Junho de 2000 às 17:07:03 hs no MEC - Ministério da Educação - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos, posteriormente publicado no DOU - Diário Oficial da União do dia 27 de Novembro de 2000 - Seção 2 - Página 07 - Portaria 3.482.
No dia 30 de Novembro de 2000, o MEC, através do DEPES - Departamento de Ensino Superior encaminha o Ofício de nº 13.803/00 autorizando a Comissão Verificadora a fazer o trabalho de Avaliação in-loco das condições de funcionamento que teve início em 24 de Janeiro de 2001 e conclusão em 27 de Fevereiro de 2001, cujo Relatório culminou no Conceito Global Final do Curso com a Classificação "B" que foi comemorado com euforia pelo grupo de educadores que iniciaram esta empreitada.
A partir disto a tão sonhada Autorização que deveria ocorrer impreterivelmente até o dia 27 de Março de 2001 não aconteceu. Esperado 120 dias a Facib iniciou as suas atividades e até hoje aguarda que o MEC formalize o pleito que deveria ter ocorrido no ano de 2001. Os 10 anos que se seguiram foram marcados por intensas perseguições materializadas sob a forma de denúncias caluniosas, de cunho notadamente político. Situação inaceitável num País que dava os primeiros passos rumo a Democracia.
A verdade é que a Facib ao longo desses anos, ofertando apenas 1 Curso, já Graduou cerca de 9.473 alunos em ações conjuntas com a Urca - Universidade Regional do Cariri e UCB - Universidade Castelo Branco, amparada pelo Parecer 313/2002 que foi reexaminado pelo Parecer 202/2003 homologado finalmente pelo Ministro Tarso Genro do MEC - Ministério da Educação, devidamente publicado no DOU - Diário Oficial da União do dia 13 de Abril de 2004 - Seção 1 - Página 07 - Portaria 978.
A luta não acabou e até hoje implementamos ações individualizadas junto ao MEC para regularizar a situação da Facib e muitas são as promessas de solução.
O que falta mesmo são ações sociais e políticas favoráveis, capazes de combater com o mesmo vigor as ações contrárias ao processo de inclusão universitária de uma região com grande potencial de desenvolvimento.

QUEM É O PROF. STENIO GAMELEIRA?

Originário de uma família extremamente humilde, cujos ancestrais para fugir da fome e miséria que perseguia os nordestinos, se estabelecem no sopé da Serra da Meruoca em busca de uma vida melhor.
José STENIO Neves GAMELEIRA, nasceu no ano de 1964 quando o país respirava ares de revolução. A família composta de 13 pessoas migra para Sobral em busca de trabalho e educação. A Peste de Sarampo leva a vida de 5 irmãos.
Os pais (Seu Joãozinho e Dona Mariinha) que desenvolviam atividades típicas da vida rural se adaptam a nova realidade. O pai passa a trabalhar numa barbearia e mãe numa confeitaria, objetivando apenas a sobrevivência da prole.
Aos 5 anos de idade aprende a ler e escrever com uma professora leiga, numa sala de aula que funcionava num casebre de barro na rua onde morava. Aos 7 anos ingressa na escola pública. Começa a trabalhar com 11 anos como vendedor. Conclui os estudos na escola pública com 17 anos de idade. Aos 18 anos é aprovado em 3 vestibulares e vários concursos públicos. Gradua-se em Pedagogia e Filosofia. Trabalhou como funcionário público durante 8 anos até pedir demissão para tomar novos rumos na vida.
Por volta de 1985, aos 22 anos de idade, cria a FATEC - Faculdade de Teologia Cristã que ofertava cursos livres de teologia e filosofia. Com a promulgação da Nova LDB em 1996, extingue a FATEC no ano de 1999 para criar a FAEDI - Fundação Assistencial, Cultural e Educacional da Ibiapaba, entidade mantenedora da FACIB - Faculdade da Ibiapaba, instituição que representa até hoje, apesar das grandes dificuldades que enfrenta para levar adiante o seu ideal de servir.
Atualmente tem se dedicado a defender os interesses da FAEDI e das instituições que ela mantém, por acreditar que é possível lutar por uma causa justa.
Muitas são as dificuldades, situação natural para um indivíduo acostumado às adversidades que a vida reserva e as dificuldades que a sociedade impõe a um homem cuja genealogia é formada de pessoas simples.

Autor: Jose Stenio Neves Gameleira


Artigos Relacionados


AudÁcia, CarÁter E FÉ

Rochas De Chapada Do Ceará Contam Lenda De Amor Proibido

O Ensino Colaborativo Nas Instituições Superiores No Brasil

Nova Ferramenta Virtual Para Universidades

O Ensino Superior No Brasil

Mudanças No Ensino Superior No Brasil

Curso Médio Em Teologia