Especialistas ou Generalistas...



O especialista é aquele que é excelente em um determinado campo. O generalista é aquele que é razoavelmente bom em diversos campos.
Diversas vezes na sua vida você vai passar por esse dilema: "É melhor eu ser um especialista em algo, ou um generalista em tudo?"
Você pode achar que essa é uma pergunta complicada de se responder, mas não é. Na verdade, você só precisa responder a outra pergunta, bem mais fácil, para decidir se você deve ser um especialista ou um generalista:
A pergunta é: "Eu quero ter sucesso?"
Se você quer ter sucesso, você deve se tornar um especialista. Senão, você deve se tornar um generalista.
Você pode até pensar: "Mas os generalistas podem ter sucesso! Eu conheço um generalista de sucesso!". Pois bem, vamos lá.
O motivo pelo qual empresas se tornam generalistas se você não se importar em ter qualidade é que é muito mais simples ser um generalista. A maior parte das pessoas concorda que é mais empolgante aprender uma série de coisas novas e diferentes do que ter que melhorar sempre na mesma coisa.
Além disso, quando você ainda está aprendendo um campo, o progresso é rápido e evidente. Depois que você já domina uma habilidade por anos, o progresso se torna lento e doloroso. Às vezes. Você vai até duvidar de que fez qualquer progresso nos últimos meses.
Portanto, do ponto de vista pessoal, é muito mais motivador e divertido ser um generalista.
Mas, para ser uma empresa de sucesso, você depende do reconhecimento e da valorização das outras pessoas. E as pessoas não valorizam os generalistas.
As pessoas valorizam os especialistas.
Isso porque as pessoas têm muita dificuldade em associar áreas diferentes com a mesma pessoa ou empresa. Elas só pensam naquilo que as interessa naquele determinado momento.
Ninguém pensa se a Yamaha vende motos quando quer comprar um teclado. As pessoas só pensam se a Yamaha vende bons teclados.
Da mesma forma, ninguém pensa nos teclados da Yamaha quando quer comprar uma moto. As pessoas só se importam se a Yamaha vende boas motos.
Ninguém se importa se a Motorola vende infra estrutura de telefonia ou não quando quer comprar um celular. Eles só querem comprar o melhor celular.
Você deve estar se perguntando: "Mas e quanto às empresas que são generalistas em áreas relacionadas?"
Afinal, você se importa se a apple faz ou não o seu celular caso você possua um notebook da Apple. Você se importa se a Shure faz amplificadores se ela faz a sua guitarra.
A resposta para essa pergunta é menos óbvia: "Essas empresas não são generalistas. Elas são especialistas em um campo mais amplo".
Não, não dá para ser um "especialista em tudo" seguindo essa teoria. Ser especialista continua sendo "alguém que é excelente em um determinado campo". Só que um campo normalmente consiste de múltiplas habilidades.
Por exemplo, alguém que é especialista nos 100 metros rasos precisa ser um excelente em explosão e velocidade.
Um especialista em futebol, no entanto, precisa ser excelente em explosão e velocidade, mas também em controle de bola, impulsão, e marcação ou chute, dependendo da posição em que ele jogue. Um goleiro precisa ter domínio de outras habilidades ainda.
"Jogador de futebol" é um campo "amplo". Você precisa dominar diversas habilidades para poder ser um jogador destacado.
A maior parte dos especialistas no mundo precisa dominar diversas habilidades. Um executivo de sucesso precisa ter excelentes habilidades de gerenciamento, raciocínio abstrato, planejamento, comunicação, persuasão e administração do tempo, entre outras. Isso faz dele um "executivo especialista", e não um generalista. Esses fatores influenciam diretamente em seu sucesso como executivo.
Ninguém se importa se esse executivo é um excelente surfista ou se ele sabe andar de patins. Essas habilidades são praticamente irrelevantes para formar um executivo de sucesso.
Quando você pensar em um "especialista", pense em todas as habilidades que estão relacionadas com aquela especialidade. É preciso saber mais do que uma linguagem de programação para ser um programador especialista, mais do que saber oferecer algo para ser um vendedor especialista, mais do que saber elaborar um cronograma para ser um gerente especialista.
Mas se você quiser ter sucesso, você vai precisar ser um especialista em algum campo.

SHP foi uma empresa brasileira pioneira, em focar nas necessidades especificas das Industriais Nacionais.

A SHP é hoje uma das maiores empresas em tecnologia do país, atendendo os segmentos de tintas, metalurgia, cosméticos, química com os seguintes serviços:

Shp SOFTWARE: Desenvolvendo e implementando o sistema ERP Jad de Gestão empresarial e desenvolvimento de demandas especificas.
Shp WEB: Desenvolvimento via internet, adaptação de tecnologias focada no objetivo da empresa.

Shp TECHNOLOGY: Responsável pelo desenvolvimento de tecnologias criticas.

Hoje, a SHP é muito mais que uma empresa, é ícone em SOLUÇÃO para todas as empresas. A SHP, com mais de 20 anos, é uma empresa que presta serviços para inúmeras empresas a fazer as melhores escolhas num mundo que se move rápido demais e precisa constantemente de quem veja a frente.





Autor: Paulo Souza


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