Delegado de Polícia Edson Moreira da Silva



Atual Delegado Geral de Polícia em Minas Gerais, Dr. Edson Moreira da Silva, conhecido ultimamente como "Delegado do Caso Bruno", nasceu em 16 de abril de 1959 na cidade de São Paulo, graduado no curso de Bacharel em Direito na Faculdade de Guarulhos - SP (turma de 1988) é especialista em Criminologia e Segurança Pública pela UFMG. Seu trabalho apresenta um leque de ações que vão desde as investigações de crimes de homicídios até mesmo a chefia do Departamento de Investigações de Homicídios e Proteção à Pessoa de Belo Horizonte.

Como delegado de polícia, desde 1990 vem prestando excelentes serviços na PCMG, sendo inúmeros casos de alta repercussão nacional e internacional, desvendados por ele, dentre os quais estão: Caso José Cleves (2001); Emílio Beletti (1999), Maníaco de Contagem (2009); Caso Bruno (2010).

Sendo exemplo de determinação este Delegado desempenhou papel essencial à frente de chefias de departamentos em Belo Horizonte - MG como da divisão de crimes contra a vida (DCCV), coordenador de operações policiais do departamento de trânsito, divisão de operações especiais/anti-sequestro (DEOEsp), coordenador de polícia civil (SGPC) dentre outras. Ademais, exercendo a função de docência em direito e processo penal na UNIFENAS ? Universidade José do Rosário Vellano, vem sempre apresentando importantes trabalhos graças à dedicação e ao conhecimento, também possui algumas abras publicadas na área de homicídios e tráficos de drogas.


Em razão ao seu desempenho profissional e sendo um trabalhador nato e incansável Dr. Edson em diversos momentos foi reconhecido e se fez merecedor de títulos como: Medalha Honra ao Mérito ASPCEMG ? pela apuração dos homicídios do Serial Killer de Contagem (2010); Diploma de Honra ao Mérito - Câmara Municipal de Belo Horizonte/MG (2006) e assim como outros títulos, algumas medalhas de honra também foram incorporados ao currículo deste profissional.


Profissional atuante e que visa o bem-estar da sociedade Dr. Edson procura sempre atualizar a população, através de redes sociais, jornais, revistas sobre crimes de contra vida, sequestros, estelionatários, uso de drogas, conceitos referentes à profissão e relatos da dificuldade da vida de delegado e a satisfação por proteger a todos.


"A Vida do Delegado de Polícia, o qual cuida com denodo da segurança da população, em suas tarefas, as quais exigem grande esforço e contínua dedicação, o qual tudo exige. As horas normais de trabalho quase nunca são para nós, suficiente, nelas realizamos pouco mais que a parte social da profissão, atendendo um e outro, aconselhando os desesperados, que pensam que o único a ter problemas são eles, conversamos, aconselhamos, analisamos, investigamos e fazemos contatos. É na tranquilidade da residência, especialmente a noite afora ou muitas vezes na madrugada, que buscamos soluções, aprofundo-me nos exames das investigações e soluções buscadas, penetramos fundo neles, estuda, consulta, redige. É assim que vou levando a minha vida e com isso levo conforto a muitos lares e várias e mais diversas pessoas. É bom proporcionar satisfação. Sinto que cumpro com meu dever. Felicidades a todos e Boa Semana." (EDSON MOREIRA, Rede Social _Orkut , dia 19 de março de 2011).

Apesar das dificuldades enfrentadas ao desempenhar seu trabalho, este profissional é um exemplo ímpar pela sua competência, seriedade e empenho na luta pelo combate a criminalidade à população brasileira.

Por Lucileide Rodrigues dos Santos



Autor: Lucileide Rodrigues Dos Santos


Artigos Relacionados


História Da Polícia Civil Do Estado De Santa Catarina: Origem Da Delegacia-geral Da Polícia Civil

Bruno, A Vítima

A Necessidade Da Interatividade Entre A Polícia E O Povo

Ser PolÍcia

A Lei 9.605/98 E Os Procedimentos Policiais E Judiciais Em Crimes Ambientais

Crime Ambiental: Corte De EspÉcimes Da Flora Das Áreas De PreservaÇÃo Permanente

Adeus, Ao Repórter Wanderley Doná