Discurso de Formatura



Boa noite a todos os presentes, formandos dos cursos de filosofia, pedagogia e Letras ? familiares aos quais transmito impar consideração pelo apoio e incentivo dado a cada um de nós.

Agradeço primeiramente a Deus por esta bênção.

Agradeço à direção desta unidade de ensino e seus colaboradores, os quais nos dispensaram suas energias na persecução de nossos objetivos, sim, persecução, pois perseguimos até aqui este glorioso momento.

Hoje é o dia de nossa colação de grau, é o dia que recebemos, em caráter oficial, o direito de exercermos nossas profissões e valermos dos conhecimentos aos quais nos foram transmitidos como instrumentos de mudanças para a construção de um mundo melhor, onde a liberdade é o pressuposto das realizações.

Diante deste diapasão é de bom alvitre aplicar neste momento alguma coisa aprendida nestes anos de estudos...analisaremos a palavra colação.

Colação. Significa, segundo o dicionário Aurélio: Concessão de título, direito, ou grau.
É uma palavra classificada morfologicamente como substantivo e sua origem etimológica vem do latim "collatione".
É uma palavra de três sílabas e a sílaba tônica é a última, portanto é trissílaba e oxítona.
Possui sete letras e sete fonemas e a simples mudança de um de seus fonemas ou grafemas resulta em uma outra palavra com signo lingüístico diverso, mas com significativa semelhança, a saber: Coração.

A palavra coração significa, além de ser uma bomba que pulsa dentro do peito; "ah!!! como pulsava ao receber de nossos amados tutores a prova presencial"; a palavra coração significa de forma conotativa, vontade, sentimento e intelecto.

Portanto, neste momento eu conclamo a todos os formandos nesta cerimônia de colação de grau a colocar o coração, ou seja, a vontade de fazer melhor, de perseverar diante dos desafios, a vontade de crescer e ser melhor.

Conclamo-os a abrir o coração, o sentimento à causa educacional, enxergando o homem no seu contexto social e individual, pois sabemos que para mudar o mundo temos que mudar o homem, e para isso é preciso "feeling", é preciso sentimento, é preciso coração.

Conclamo-os a despertar o coração, o intelecto às construções de novos conhecimentos, pois sabemos que a construção de novos conhecimentos produz mudanças de comportamentos, que é o que esta sociedade tão massacrada por modismos midiáticos necessita.

Desta feita, nesta colação de grau, o degrau do coração tem que ser ascendido, na busca da excelência, da vontade de fazer melhor, do sentimento de amor pelo próximo e pela busca incessante do aprimoramento intelectual.

Finalizo esta oportunidade única com um maravilhoso poema de um gaúcho que depositou seu coração em suas obras. Mario Quintana.

DEFICIENTE

Deficiente é aquele que não consegue modificar a vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
Louco é quem não procura ser feliz com o que possui
Cego é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
Mudo é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia
Paralítico é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
Diabético é quem não consegue ser doce
Anão é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
Miseráveis são todos que não conseguem falar com Deus.

Muito obrigado e que DEUS nos abençoe nesta caminhada.

Autor: Nielson Ap. Rodrigues Da Silva


Artigos Relacionados


Não Adianta Falar Com O Coração

Busca Pelo Amor

Coração Bandido

O Poder Da Palavra De Deus

NÃo EndureÇa O Seu CoraÇÃo A Deus.

Cansei De Impedir

Meu CoraÇÃo