UM NOVO PROFESSOR, UM NOVO ALUNO



Universidade Estadual de Montes Claros ? Departamento de Geociências ? Curso de Geografia ? Professora: Emília Murta ?

A didática se torna ainda mais importante, em tempos em que a escola sofre a cada dia de maneira mais ríspida as influências do negativo que existe no processo de "globalização" e em que o professor, perde seu valor diante da sociedade, do capital, do aluno; pois é impossível negar a desvalorização sofrida por tal classe profissional dentro da sociedade por mais positivistas que sejam as perspectivas de análise do problema da educação e da concepção social sobre ela.Ao perder o seu valor social o professor perde uma parte de sua autonomia, o Estado decide a Educação, o professor recebe de um plano elaborado por outro, á partir de uma outra realidade de outros interesses, "o que fazer em sala de aula" e como conduzir a formação de uma nova sociedade.
A prática pedagógica ocorre é no interior da sala de aula, entre o professor e o aluno, sendo portanto reformulada a cada instante por ambos no que é melhor para o ensino e para a aprendizagem, não possuindo fim em si mesma a prática de ensinar possui determinada formação e também uma função social como ponto de partida e de chegada. Sem dúvida possui a teoria pedagógica uma importância referencial para o professor em sua prática, entretanto não poderemos mudar a educação unicamente discutindo seus conceitos, seus teóricos, grandes escritores grandes pegagogos, precisamos buscar a educação de cada dia, em cada escola e principalmente colocar o aluno como pricipal referencial para análise do ensino, em sua prática e vivência.
Ao questionar-se os conhecimentos, as habilidades e os valores passados aos alunos na escola estaremos também questionando a sociedade, e propondo uma transformação da escola e do ensino.Sua didática será então seu método; que prevê um novo professor, um novo aluno, uma nova escola, uma nova sociedade e um novo homem, com renovadas maneiras de agir e interagir sobre o seu ambiente.
A didática não póde ficar restrita a dar um apoio técnico e instrumental para os professores: de como organizar sua aula, ministrá-la, avaliar seus alunos. Precisa cumprir sua função social, auxiliar na formação de cidadãos, que saibam criar um outro tempo, econômico, social, intelectual, cultural e sobretudo como torná-lo mais humano.
Que é a sociedade, qualquer que seja sua forma? O produto da ação recíproca dos homens. Podem os homens eleger livremente esta ou aquela forma social? Nada disso. A um determinado nível do desenvolvimento das forças produtivas dos homens corresponde uma determinada forma de comércio e de consumo. A determinadas fases de desenvolvimento da produção, do comércio, do consumo correspondem determinadas formas de organização social, uma determinada organização da família, das camadas sociais ou das classes, de um modo de se ensinar.
Deste modo, podemos considerar que o professor, ao definir sua forma de ensinar, define também, um conteúdo pedagógico implícito em seus planos de aula.
Pois para um professor é possível afirmar que não existe imparcialidade; em cada uma de suas aulas o professor expressa algo que vai além de suas próprias palavras.
Devemos propor uma educação mais justa,didática e agradável, afinal de contas não pretendo nunca ter jovens dormindo enquanto estiver falando sobre coisas que lhes são de suma importância e que têm o poder de mudar-lhes o caráter, a maneira de ver e encarar a vida, estaremos assim começando a cumprir o papel social da educação.

Autor: Thamyres Sabrina Gonçalves


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