Produto no Mercado é Conhecimento Obsoleto



A frase lhe parece estranha ou assustadora?

O marketing da obsolescência, que tem como propósito tornar produtos ultrapassados, com novas tendências e costumes, gerando motivação para novas compras, agitando o mercado, tem na evolução tecnológica e de processos grandes aliados.

Com a velocidade dos acontecimentos, tudo fica ultrapassado rapidamente, tecnologia, processos, idéias e claro os produtos. Isso hoje é indiscutível, quando pensamos como criadores, mas raciocinemos como empresários e empreendedores: será que realmente acreditamos nisso, agimos como esse espírito e disposição?

Sua empresa é inovadora ou aguarda as demais para seguir a tendência?

Como em um jogo de xadrez, empresas esperam as formadoras de conceitos moverem suas pedras para planejarem suas próximas jogadas. Isso inclui não só novas linhas produtos e coleções, mas tabelas de preços, participação em feiras, lançamentos de catálogos e inserções em mídias.

Você poderia perguntar: - Como ficam os argumentos de vendas?

Simples: "Somos tão bons quanto..."

Pare um minuto e pense: quem pagaria o mesmo preço por uma cópia, se podem ter o original?

Aqui encontramos aquilo que se argumenta ser o pulo do gato: sabe aquele pessoal que diz que vende geladeira para esquimó? Sim, os vendedores, os representantes comerciais. Eles mesmos!
Hora de mostrar que são feras: eles que se virem, vendam. Temos o mesmo produto, o mesmo catálogo, as mesmas mídias. O que tá faltando?

O que o consumidor vai falar? Bom, alguns dirão: - Relaxe, o consumidor não sabe nada...

Psiu, chega mais! Deixa eu te contar umas coisas: o consumidor quando decide por uma marca, se torna fã. Aquele que não se apegou a uma marca, pelo mesmo preço, decide por relevância e conceito de inovação. É verdade que em algumas situações o consumidor não sabe o que quer, mas com certeza ele sabe o que não quer!

Sabe quando nossa seleção de futebol pega uns times "fraquinhos" e rala para ganhar por um gol, isso quando não empata, e a gente diz que não há mais bobo no mundo? Pois é caríssimo, no mercado é pior ainda. Tem comprador "batendo de primeira", sem deixar a bola cair no chão!

Estar na vanguarda é um grande diferencial em um mercado competitivo, contudo é necessário lembrar que isso requer investimentos, o que para muitos é considerado custo. Para outros, claro, está fora de alcance.

Copiar é mais fácil e rápido do que criar, é mais barato também, contudo há um aspecto estratégico, poucas vezes observado: o conhecimento sobre o produto que chega no mercado por criação, já está obsoleto para o criador.

Note que, não importa se você está construindo uma casa ou elaborando um texto, acertos, erros e reflexões conduzem seu aprendizado. Há o desenvolvimento de conceitos, a divulgação de informações e o registro de dados, permitindo a gestão do conhecimento, aspecto do qual o copista não se beneficia em sua totalidade.

Lembra da palavra engenharia? Então, ela, em sua amplitude, é a ciência que trata da aquisição e aplicação de conhecimentos científicos e técnicos na criação e materialização de utilidades.

Perceba que não disse uso de informação apenas, pois gestão do conhecimento vai além, extrapola fronteiras. Empresa com essa vocação é inovadora e seus movimentos são aguardados pelas seguidoras.

Empresas seguidoras o são por muitas razões:

? Falta de recursos;
? Falta de talentos;
? Falta de vocação;
? Comodismo;
? Etc.

Algumas seguidoras, mudando a cultura, poderiam exercitar talentos e vocações, mas copiaram tanto e por tanto tempo, que não se dão conta que suas limitações não residem na falta de informação e sim na deficiente acumulação de conhecimento.

Com isso, continuam copiando, e não percebem que produto no mercado é conhecimento que já se tornou obsoleto!


Autor: Dalex Alves De Oliveira


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