IGREJA ? AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE



IGREJA ? AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE - Lição 8


TEXTO ÁUREO
"E Jesus, tendo ouvido isso, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores" (Mc 2.17).

VERDADE PRÁTICA
Jesus confiou-nos a missão de transformar a sociedade, na qual estamos inseridos, através do Evangelho.
- Transformar a sociedade. O cristão só consegue influenciar e transformar uma sociedade quando permite que o Espírito Santo o revele a distinção entre a santidade de Deus e a malignidade do pecado, passando a ver as coisas da mesma maneira que deus as vê, atribuindo-lhes a importância que Deus lhes atribui, amando o que Ele ama e rejeitando o que Ele rejeita.
- Evangelho. Esta é a nossa maior e mais poderosa ferramenta para transformar uma sociedade, pois é através desta ferramenta que o homem é liberto e transformado em uma nova criatura (2 Co 5.17), portanto não nos privemos de evangelizar, pois é poder de Deus capaz de transformar uma sociedade (Rm 1.16).

LEITURA DIÁRIA
Sábado - 1 Tm 2.1-8 - A responsabilidade da Igreja para com a sociedade.

"1.ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças, por todos os homens; 2.Pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; 3.Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, 4.Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade; 5.Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem. 6.O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo. 7.Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade. 8.Quero, pois, que os homens orem, em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Marcos 2. 13-17; Atos 2.37-41
Marcos 2
13 - E tornou a sair para o mar, e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava.
14 - E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na alfândega e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu.
15 - E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores, porque eram muitos e o tinham seguido.
16 - E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?
17 - E Jesus, tendo ouvido isso, disse-lhes: Os são não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores.

Levi. ("Mateus", Mt 9.9) era um dos doze discípulos e autor do evangelho segundo Mateus.
Publicano. Levi era publicano e cobrador de impostos (Lc 5.27n). Muitos publicanos eram desonestos, levantavam coletas de impostos ilícitos, cobrando demais e enganando o governo com relatórios falsos, e por isso eram odiados pelo povo. Os fariseus julgaram os publicanos iguais aos pecadores que desprezavam a lei. Não se separavam dos gentios e assim, ficaram separados da sinagoga.

Levi, antes de sua conversão, é um exemplo atual de uma sociedade corrupta e gananciosa, contudo, o nosso Mestre não os despreza, afirma claramente que veio resgata-los. A Igreja de Cristo não pode cruzar os braços diante das mazelas que vimos todos os dias, são pessoas doentes que necessitam de um médico espiritual.

OBJETIVOS
?Explicar como a Igreja deve se relacionar com a sociedade.
?Compreender o papel de proteção social que a Igreja exerce na sociedade.
?Conscientizar-se de que a evangelização e a atuação da Igreja podem restaurar a sociedade.

INTRODUÇÃO
- Jesus vivia em meio a uma sociedade como um homem comum do povo, seguindo os costumes e tradições da sociedade judaica, cumprindo suas responsabilidades como cidadão judeu, pagava impostos, frequentava ventos sociais.
- Vivia como um homem do povo, embora fosse o Rei dos reis e Senhor dos senhores (Fp 2.7).
- Transformou a sociedade e o mundo. Porque de fato assumiu a missão de servo, cumprindo as ordens do Pai, executando sua missão (pregar, ensinar, libertar os cativos e oprimidos, dar vistas aos cegos, curar os enfermos, ressuscitar os mortos, alimentando o faminto, dando de beber a quem tem cede. Is 61.1-2; Mt 11.5).
- Como Igreja de Deus. Temos a nobre missão de sermos servos de Cristo, dando continuidade ao seu ministério através da propagação do Evangelho do Reino de Deus. Para isso, a igreja deve ser o sal da terra e a luz do mundo. (Mt 5.13,14), sendo assim conseguiremos alcançar o nosso alvo, que é influenciar e transformar a sociedade pelo poder o Evangelho de Cristo.

Continue lendo...
http://espadaflamejante.blogspot.com/2011/08/igreja-agente-transformador-da_16.html

Alan Fabiano
Autor: Alan Fabiano Pereira Da Silva Fabiano


Artigos Relacionados


Cristo Prega O Arrependimento

A Parte Boa

Humildes Pecadores

A Confissão De Pedro.

O Amor Misericordioso De Deus

Pequenos Grupos

Procura-se Pecadores