A "Luz" das Obras Ocultas



"Olhou de um lado e de outro, e vendo que não havia ali ninguém, matou o egípcio e o escondeu na areia." (Ex 2; 12)

Porque Moisés tomou esse cuidado, de olhar para ambos os lados, antes de matar ao egípcio? A narrativa é clara: "vendo que não havia ninguém, matou ao egípcio?" Era isso que desejava naquele momento, que não houvesse ninguém, ou, que ninguém visse, o que ele fazia.

O Salvador explicou quando veio, quais obras precisam ser feitas em oculto: "A condenação é esta: disse, que a luz veio ao mundo mas os homens amaram mais as trevas que a luz, porque suas obras eram más." (Jo 3; 19) Note que o Senhor não disse que os homens amaram as trevas porque essas fossem amáveis, antes, porque suas obras eram más.

Mesmo não sendo boas, as trevas acabam sendo úteis, para se esconder obras vergonhosas. O simples fato de Moisés ter que olhar para ambos os lados antes de agir, já era um testemunho interno de que ele agia mal.
Não que o egípcio estivesse certo ao escravizar o hebreu e o espancar; mas, matá-lo, não seria a solução para o momento.

Todo homem, mesmo o não convertido, ainda traz um fagmento de Deus; a consciência, que o adverte acerca do certo e do errado. Foi esse lampejo, que tentou avisar a Moisés, que seu agir era mau. Seu lado sombrio prevaleceu, contudo, ainda que tentou esconder.

As trevas prevaleceram sobre a luz. O poeta Zeferino Rossa disse algo interessante a respeito: "Quer saber se os conselhos da noite são bons, pratique-os durante o dia."

Se voce precisa, como Moisés, olhar para os lados antes de agir, é porque já sabe estar agindo mal. Pois, quando sob a direção de Deus, seu servo fechou o Mar Vermelho, matando todo exército de Faraó que os perseguia, Moisés não se preocupou se alguém estava olhando; na verdade, um milhão de pessoas, aproximadamente, estava vendo, toda nação de Israel?

É que em obediência a Deus, praticamos qualquer coisa, em paz com a consciência, que advém Dele.


Como seria, porém, se vivêssemos num eterno Big Brother, onde tudo o que fizéssemos ou disséssemos fosse público? Na verdade, ante a onisciência de Deus, estamos expostos; e aí, antes de olharmos para os lados, evitando olhares das pessoas, ouçamos a voz interna do Espírito, porque, alcançando uma boa consciência, e só assim, seremos verdadeiros. "? Rejeitando as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a Palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade." (II Cor 4; 2)

"Uma pessoa inteligente resolve um problema; uma sábia previne." (Einstein)

Autor: Leonel Elizeu Valer Dos Santos


Artigos Relacionados


Qual é A Condenação Para Quem Não Crê Em Jesus ?

“moisÉs” Significa “salvo Das Águas”?

Eles TambÉm Erraram...

Ser

Vida: Luz Ou Trevas?

Uma Boa Reprimenda

A Vara De MoisÉs NÃo Virou Serpente Diante Do FaraÓ