TRÊS VOOS PARA A VOLTA DE CRISTO



TRÊS VOOS PARA A VOLTA DE CRISTO

"Depois soltou uma pomba, para ver se as águas tinham minguado de sobre a face da Terra. A pomba, porém, não achou repouso para a planta do seu pé, e voltou a ele para a arca; porque as águas estavam sobre a face de toda a terra; e ele estendeu a sua mão, e tomou-a, e recolheu-a consigo na arca. E esperou ainda outros sete dias, e tornou a enviar a pomba fora da arca. E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a Terra. Então esperou ainda outros sete dias, e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele." Gn 8:8-12

Observamos nesta estória que Noé na esperança de sair da Arca liberta por três vezes solta uma pomba para ver se já estava a terra em condições de atracagem. Esta é uma das passagens que mais ficam claras a analogia a volta de Cristo a Terra e dos acontecimentos escatológicos (que fique claro que a intenção não produzir um artigo que resuma a ESCATOLOGIA, mais sim demonstra-la neste contexto).

Observemos pois o desenrolar da estória e contemplemos o poder de Deus, através de sua palavra:

Dizem que pomba tipifica a PAZ, utilizando-se por base o fato de que neste animal não se encontra o tão conhecido "fel" ( órgão ligado ao fígado chamado vesícula biliar que produz a bile, um liquido amargo).

Mas biblicamente a pomba simboliza o Espirito Santo, que podemos observar, por exemplo:

O batismo de Jesus, ressaltado nos Evangelhos Sinóticos descrevem aquela teofania trinitária, com a manifestação do Espírito Santo em forma de pomba, e o Pai fazendo ouvir sua voz sobre o Cristo, que sai das águas: "Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição" (cf. Mt 3,16-17 e paralelos).

Mas Jesus também pode ser simbolizado pela figura de uma pomba.

Ora, se a POMBA TIPIFICA A PAZ, JESUS É A PROPIA PAZ (Ef 2:14). Não sendo essa analogia inapropriada, pois sabemos que pela incompreensível trindade Jesus, O Espirito Santo e o Pai, são três pessoas distintas mais em um único Deus, NOSSO SENHOR (Jo. 1:1, 10:30, 4:24).

Assumimos, pois, que a passagem descrita no texto em tese caracteriza um assunto ESCATOLÓGICO, logo que JESUS, A POMBA:

1. VEIO A PRIMEIRA VEZ

Na primeira vez que a que Noé soltou a pomba, diz a bíblia sagrada:

"...A pomba, porém, não achou repouso para a planta do seu pé..."

Sabemos que o Senhor Jesus veio a Terra não achou lugar entre os homens (Is 53:3,5).

pois o mundo em si estava inundado, agora não por águas de juízo, mais sim pelo pecado que encharcou o homem com toda a malicia e corrupção de seus valores.

Quando ele viera em primeira instancia não encontrou SERES VIVOS, logo que toda a humanidade estava morta. Ora, observamos nos evangelhos que os homens (principalmente os lideres religiosos) estavam cegos e surdos, não querendo aceitar Jesus como o esperado Messias.

Depois de tanta expectativa, quando o esperado Messias chegou não o reconheceram.

"..e voltou a ele para a arca"

A pomba depois de voar, voar e voar, exausta (imagino comigo) voltara para seu senhor, Noé, na arca.

Assim também Jesus voltara para a ARCA, para Deus, para os céus. E...

" E esperou ainda outros sete dias "

Tratando aqui do tão conhecido TEMPO DOS GENTIOS, que relata a época em que vivemos uma era de paz e esperança.

Na verdade, escatologicamente falando trata-se do espaço não literal entre a 69° e a 70° semana de Daniel (Dn 9:26) onde esperamos a segunda volta de CRISTO.

2. VOLTARÁ A SEGUNDA VEZ

"..e tornou a enviar a pomba fora da arca. E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra..."

Jesus voltara a segunda vez, mas desta vez não voltara sem nada em suas mãos, ira levar com ele o RAMO DA OLIVEIRA.

Ramo de Oliveira, representa os crentes de todas as épocas, depois da primeira vinda de Cristo.

Logo oliveira prefigura o Espirito Santo, ora, esta planta produz AZEITE, um dos símbolos do Espirito Santo.

Ou seja, em sua segunda vinda o Senhor Jesus levará consigo todos os que permaneceram enraizados na OLIVEIRA VERDADEIRA durante todo o tempo de dificuldades e perseguições.

Quero abrir um parêntese nesta tese afirmando que:

Sabemos que o espirito santo não toma para si a gloria dos homens, mas sim a desvia toda e exclusivamente a Cristo.

Destarte, sim somos enraizados hoje no nosso Senhor Espirito Santo, mas a seiva vem da videira (Jo 15:1-17) que prefigura Cristo, logo que era matéria prima para o vinho, símbolo do sangue de Jesus derramado na cruz para remissão de nossos pecados.

Noé percebeu, depois da segunda volta da pomba a arca, que as aguas que inundavam o mundo haviam minguado.

quando Jesus voltou aos céus levou consigo todo o charco de pecado que havia na terra, tendo hoje o homem a opção de se molhar ou misturar com o pecado, tirando o que era regra (Todo homem maculado e contaminado pelo pecado) a exceção (Ainda pecadores, mas agora libertos pelo sangue de Cristo, podendo nos limpar e nos secar de toda a sujeita).

"...Então esperou ainda outros sete dias..."

Escatologicamente falando, depois da segunda volta de Cristo a Terra, começa a vigorar aqui este tempo

Lembrando que neste sentido o RAMO DE OLIVEIRA (IGREJA) esta protegido na arca com Cristo

A bíblia relaciona mais de uma vez o significado de dias com anos, logo formando, neste caso, uma semana de anos, ou seja, sete anos.

Destarte, acredita-se que se refira a septuagésima semana de Daniel ( Dn 9:27).

O período da GRANDE TRIBULAÇÃO aqui na Terra enquanto os santos estão na gloria com Cristo.

Existe uma extensa discursão sobre a duração, se por sua vez não fica clara se é literal ou figurativa ou metafórica. Logo é neste período em que acontece a maioria dos relatos tratados nos livros de Daniel, Apocalipse e no evangelho de Mateus capitulo 24.

3. VOLTARÁ A TERCEIRA VEZ

"...e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele..."

Após outros sete dias a pomba novamente e posta fora da arca, mas não retorna mais a Noé. A terceira volta de Cristo também será assim

É claro nas escrituras que após a Grade Tribulação Jesus volta a Terra.

Mas agora não mais como REDENTOR, NEM MUITO MENOS JUSTIFICADOR.

Agora é um tempo de JUIZO, para todos os ímpios e até os anjos, no GRANDE TRONO BRANCO, onde seremos julgados por todos os nossos atos.

Seus planos são de ficar por aqui, para o REINO MILENIAL, e depois para a restruturação da Terra, trazendo-a de novo a gloria original da criação relatada por Paulo (RM 3:23) onde moraremos para todo o sempre com ele, glorificando e dando honra ao nosso criador, amado Jesus...

...Gloria Deus!!! Aleluias!

Quão bondoso é o nosso Deus em traçar um plano tão miraculoso e especial para salvar um ser tão pecador como eu e você!

Hoje é tempo de lembrarmo-nos desses planos esperando ansiosamente o cumprimento de cada uma destas promessas.


Autor: Suelismar Mariano Florencio


Artigos Relacionados


Motivos

Quem é O Espírito Santo?

As TrÊs Viagens Do EspÍrito Santo

A Verdade Nos Libertará

Farsa Milenar

A Arca NÃo Foi ConstruÍda Em 120 Anos

Leva Deles