O Ludico e Sua Aplicação no Aprendizado dos Alunos



LUCIA HELENA PINHEIRO SERRAO MAGALHAES









PROJETO: O Lúdico e sua aplicação no aprendizado dos alunos.











Belém- Pará

2011


Projeto: o lúdico e sua aplicação no aprendizado dos alunos.
Lúdico: brincando eu aprendo.
Público Alvo: todos os alunos da educação infantil e CI 1º ano da UP Lions.
Duração: no decorrer do ano letivo.

Justificativa
No decorrer dos tempos, temos observado que o lúdico não tem feito parte da formação das crianças. Isso, por uma série de fatores que influenciam a não inclusão de brincadeiras, cantigas de roda e a falta de estruturação de espaços que correspondam ao fazer do lúdico uma prática de aprendizado constante. Na aprendizagem, o lúdico é um elemento extremamente importante, pois a criança, desde cedo, adquire uma pré-concepção de conhecimentos. E se a escola utilizar esse tipo de atividade associada à prática do desenvolvimento lúdico, físico e mental, fará com que a criança desenvolva o raciocínio, a criatividade nas áreas do conhecimento e afins, sensibilizando então, a construção do saber.
Dessa forma, a UP Lions Clube achou de fundamental importância resgatar o lúdico como fonte de aprendizado entre seus alunos, buscando com isso, buscar uma concepção de aprendizado que se faça através da prática e da interação entre alunos, pais e professores, baseados em uma relação ensino aprendizagem. Por essa razão, também aliado a falta de habilidades e práticas constantes dos que se dispõe a tal fim, é que vemos o avanço de instrumentos tecnológicos como única fonte de aprendizado em diversos segmentos escolares e em torno de uma sociedade que, motivada por esses avanços deixa de lado o prazer do aprender com o lúdico.
O jogo na escola apresenta benefício a toda criança, um desenvolvimento completo do corpo e da mente por inteiro. Por isso, na atividade lúdica, o que importa não é apenas o produto da atividade que dela resulta, mas a própria ação, momentos de fantasia que são transformados em realidade, momentos de percepção, de conhecimentos, momentos de vida. Este jogo permite também o surgimento da afetividade cujo território é o dos sentimentos, das paixões, das emoções, por onde transitam medos, sofrimentos, interesses e alegrias. Uma relação educativa que pressupõe o conhecimento de sentimentos próprios e alheios que requerem do educador uma atenção mais profunda e um interesse em querer conhecer mais e conviver com o aluno; o envolvimento afetivo, como também o cognitivo de todo o processo de criatividade que envolve o sujeito-ser criança (ALMEIDA, 2006).

Assim sendo, o projeto seguirá com a construção de brinquedos, jogos e a prática das cantigas de rodas que se farão presentes tanto na educação infantil, como também, no CI 1º Ano abrangendo todos os alunos propiciando uma aprendizagem significativa, prazerosa e estimulante. Aliando prática educativa à proposta do lúdico, tornando a escola um espaço alegre e receptivo favorecendo o bem estar do indivíduo e sua formação afetiva, cognitiva e social.
Proporcionar a criança um aprendizado constante que envolva diversas atividades lúdicas como as cantigas de roda; criação de brinquedos e jogos. Contribuindo para a formação do aluno como um todo.
Objetivo Geral
Proporcionar a criança um aprendizado constante que envolva diversas lúdicas com cantigas de roda,criação de brinquedos e jogos.Contribuindo para a formação do aluno como um todo.

Objetivos Específico
- Desenvolver habilidades através da construção de brinquedos;
- relacionar brincar e aprender;
- incentivar o hábito e o gosto pelo lúdico;
- favorecer a interação dos alunos, a partir da construção de jogos;
- resgatar as cantigas de roda.

Metodologia
A forma de apreciação do projeto se dará a partir da produção coletiva de brinquedos, entoação de cantigas de roda, CDs, DVDs, confecção de jogos, etc. Estipulado para cada turma e com uma culminância no final do projeto.

Avaliação
Coletar, analisar e sintetizar de forma objetiva toda e qualquer manifestação das condutas cognitivas, afetivas e psicomotoras que conduzam a efetivação de sua aprendizagem. Bem como, qualificar e direcionar o educando, caso ele tenha alcançado rendimento satisfatório, diante das atividades propostas.



Bibliografia
- ALMEIDA, A. Ludicidade como Instrumento Pedagógico. Disponível em: http://www.cdof.com.br
- SCAGLIA, A. O jogo e a competição: Investigações preliminares. In FREIRE, J.B. et al. (orgs.) O Jogo dentro e fora da escola: Campinas, SP: 2003.
- FREIRE, J.B. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da educação física. 4ºed. São Paulo: Scipione, 2002.


Autor: Lucia Magalhaes


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