A Construção do Pensamento Lógico na Educação Infantil



A Construção do Pensamento Lógico-Matemático na Educação Infantil

Profª Mariângela Rieg Martins Carocci
Instituição Moura Lacerda de Ribeirão Preto.
www.ibmcomunidades.com.br ? Acesso: 01/04/2011 ? 11:54 horas
palavras-chave: pensamento-lógico, matemática, construção
RESUMO ANALÍTICO
Segundo a autora Mariângela Rieg Martins Carocci, a construção do pensamento lógico-matemático na Educação Infantil inicia-se a partir do "pensar" sobre as experiências com os objetos e as situações vivenciadas e experimentadas.
É no estabelecimento de uma relação simples que não está somente no contar, mas no seu cotidiano, sem estar muito presa a conteúdos, mas numa ordem numérica que naturalmente vá surgindo.
Na Educação Infantil as noções matemáticas estão nas brincadeiras, nos jogos inteligentes e recreativos, nas músicas (com seus ritmos variados), na construção de regras simples, enfim, tudo que existe no contexto escolar deve ser aproveitado para o desenvolvimento lógico-matemático.
A proposta da autora, que o professor seja um mediador para a criança no sentido de aproveitar o que ela traz consigo e desenvolve-las em situações lógico- matemáticas, adaptando os conteúdos disciplinar e levando-as a construir esses conhecimentos numéricos no seu dia-a-dia, nas regras das brincadeiras.
Objetivo do Trabalho:
Mostrar de uma forma simples e prazerosa o conteúdo matemático, para que a criança na Educação Infantil, tenha contato com os números e a disciplina em si, na brincadeira, que em todo o momento o conteúdo lógico-matemático está presente levando-a ao conhecimento de mundo através de situações exatas e concretas. Fazendo com que as operações lógico-matemáticas, espontaneamente levem os pequenos a se divertirem.
A autora e Professora Mariângela R. M. Carocci, utilizou de estudos teóricos para a elaboração do seu artigo, principalmente a "Gênese do número na criança" de Piaget(1975), BERTONI(2002), BIANCHINI(1997), FREITAS(2003), KAMII(1995), VERGNAUD(1996), VIGOTSKY(1988).


A metodologia utilizada pela autora deste artigo foi de estudo teórico, utilizando livros de autores que utilizam desse assunto com propriedade eficaz do conhecimento matemático.
A construção do pensamento lógico matemático está intrinsecamente ligada a conexões que a criança faz com a relação dos objetos e as associações com sua realidade. O professor é o mediador deste processo em sala de aula e no convívio com seus alunos, sabendo da vivência pessoal de cada um deles. Além de o professor contribuir neste processo, para o ensino e para a comunicação, os levam a construir todas a relações matemáticas nos objetos do brincar, agrupar, classificar tamanhos e semelhanças, os dá uma noção clara e lógica da presença matemática no seu cotidiano familiar e escolar.
Esse trabalho vem certificar o quanto a matemática está presente na vida do ser humano desde sua existência primitiva, quando se utilizava métodos de contagem com pequenos objetos onde a mente do homem aos poucos foi construindo para sua própria subsistência no mundo, fazendo relações com objetos iguais, diferentes, maior, pequeno etc.


Conclusões Finais

Concluo que, apesar de presença lógica da matemática em nossa existência, a humanidade desde a idade da pedra ainda há o equívoco de que matemática só se constrói com fórmulas e regras inúteis. Há ainda barreiras construídas a partir da maneira como nos foi passada. Podemos e devemos modificar essa maneira de ensinar, como nos ensina a Profª. Mariângela, autora desse artigo, levando a criança desde pequena, que tanto na brincadeira, quanto nos conteúdos, é bom aprender e desenvolver a lógica , mostrando de maneira simples que brincamos o tempo todo com a tão temida matemática .
Na Educação Infantil a criança construirá a partir dos conceitos básicos como maior/menor, cheio/vazio, aberto/fechado, mais/menos, ideias de quantidade, dará noção do lógico-matemático. Posteriormente, ela passará a fazer registros com o uso dos números entendendo a utilização dos mesmos no dia-a-dia: datas, telefones, endereços, placas de carro, documentos, etc.
O conhecimento lógico-matemático segundo Piaget, é uma construção, que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e também das ações sobre os objetos. Portanto, ela não pode ser ensinada por repetição ou verbalização, a mente não é uma tábula rasa, mas sim uma construção constante. Brincadeiras como a dança da cadeira, que vai retirando cadeira, exercita a criança refletir a quantidade, pois retirando a cadeira ela vai tendo a noção da contagem e da subtração, posteriormente pode-se desenhar o numeral, para ter a noção do número e quantidade. Devemos sempre colocar a brincadeira para o ensino/aprendizagem dos pequenos de 0 a 6 anos, a fase onde tudo produz e reproduz conhecimento.















Autor: Sandra Regina Frederico De Lacerda De Lima


Artigos Relacionados


O Valor Da Rosa

A Importância Dos Jogos Na Aprendizagem Matemática

Rcnei De Matemática: Uma Perspectiva Para O Cotidiano Da Criança

Matemática Para Educação Infantil

A ImportÂncia Do LÚdico No Ensino Da MatemÁtica

A Importância Do Lúdico Na Educação Infantil

Matemática Na Educação Infantil