Genitália Feminina



Entendendo anatomia feminina.


Tentando vislumbrar os mistérios da anatomia feminina especificamente a sua genitália, este estudo tenta atiça a curiosidade para estudos mais aprofundados. A genitália feminina externa é chamada de vulva. Normalmente sua região mais externa é coberta com pêlos. È salientar a importância da preservação dos pêlos pubianos, pois mantêm a temperatura corporal da genitália em harmonia com a flora bacteriana, com isso, o uso indiscriminado da depilação pode acarreta um desequilíbrio causando Vaginite, Cervicite, Uretrite Doença Inflamatória pélvica, Proctite.

A vulva é formada pelos grandes lábios, que envolvem duas pregas menores, chamadas de pequenos lábios e que protegem a abertura vaginal e circundam o clitóris. São altamente vascularizados. O clitóris é um pequeno órgão, altamente sensível e corresponde a glande do pênis e é formado por tecido erétil.

O famoso ponto G ou a ejaculação feminina consiste em duas glândulas de Skene e de Bartholin, conhecida como próstata feminina, localizada no vestíbulo da vulva, espaço em forma de triângulo com vértice voltado para cima delimitado pelas ninfas, que fica mais perto da vagina do que do clitóris. A glândula de bartholin tem como função efetuar a lubrificação do canal vaginal, responde a estímulos neurais, a glândulas de skene é responsável por excreção de líquidos, um líquido claro, viscoso, ralo e inodoro, responde a estímulos físicos, enfim a ejaculação feminina é uma conjunção de fatores psicológicos, biológicos e sociais e o conhecimento do próprio corpo.

Frede Magalhaes Moura/Estudante de enfermagem/Quinto semestre/ Uni Jorge


Autor: Frede Magalhaes Moura


Artigos Relacionados


SÍndrome Da Insensibilidade Ao AndrÓgeno

Qual Bolsa Devo Usar?

Dicas Sobre A Tendência De Moda Em Bolsas Femininas

Disfunção Sexual Feminina

AplicaÇÃo Da Braquiterapia No Tratamento De Tumores Da Vulva

Orgasmo Feminino

DisfunÇÕes Sexuais O Que É Isso?