Para ensinar é preciso amor



Quando falamos em ensinar uma língua pensamos que não são somente palavras, mas também o que elas significam para nós.
Aprender a ler significa descobrir o alfabeto, é conhecer como se dá o funcionamento da língua escrita.
Quando um profissional ensina é necessário ter em mente que o ponto de partida de toda aprendizagem é o próprio sujeito. O profissional que ensina a língua portuguesa tem a certeza de estar ensinando seus alunos não somente para a sociedade, mas também para o mercado de trabalho. Hoje temos um grande grupo de jovens e adultos a procura de ensino, estão preocupados em conseguir um bom emprego e conseqüentemente se comunicarem com a sua própria sociedade, compreender e entender muitas outras coisas e tantos acontecimentos.
Em alguns estados de nosso país a procura pelo EJA (Educação para Jovens e Adultos) é bem grande, porém falta uma boa estrutura para ensinar, além de profissionais capacitados principalmente no Norte e Nordeste do país.
Contudo em outros estados o ensino através do EJA tem alcançado a muitos, os professores tem se dedicado aos seus alunos e através de uma metodologia adaptada podemos ver um bom desenvolvimento desses alunos. A necessidade do ser humano de conhecer e criar transforma-se no apetite de quere aprender e se valorizar.
É esta vontade de crescer que leva o professor ensinar o adulto, em uma atitude de respeito e admiração, pois é necessário coragem para entrar em uma sala de aula e ter as suas primeiras aulas sendo adulto ou jovem.
E muito mais coragem e amor por esta profissão de ensinar que leva o professor a entrar em uma sala de aula para ensinar adultos que já possuem suas próprias experiências.

Autor: Elida Souza


Artigos Relacionados


Método Comunicativo De Ensino De Línguas

O Ensino De Idiomas Para Crianças E Adultos

As Vantagens De Ser Professor Online

Ensinando E Aprendendo

Matutando Sobre O Ofício De Ensinar

Prática E Teoria Na Formação De Professores De Línguas Estrangeiras

Ensinar Ou Não Gramática