Provisão



"Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei." I Cor 9; 21

A transição do antigo para o novo testamento é um dos assuntos menos entendidos no meio cristão. Uns acham que, uma vez que estamos na graça, nada mais nos toca cumprir; liberou geral. Outros, já que a Lei é santa justa e boa, e que nem um j ou til passará, devemos observá-la ainda. As duas coisas são certas em parte, mas, levadas a extremos geram confusão e disputas vãs.

A graça significa somente, que Deus nos reconciliou consigo em Cristo, sem nenhum mérito de nossa parte, tampouco ajuda. Pelo contrário, nós somos ajudados pelo Espírito Santo. E o fato que Lei não vai passar, é uma necessidade, senão como definir o que é pecado para que vamos a Jesus? A Lei age para nos declarar dignos de morte, e a graça para que passemos da morte para a vida.

Os ressuscitados mediante conversão, estão vivendo sob um novo testamento. "Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei." Hem 7; 12 Bem, se estamos sob nova lei, a de Cristo, em quê ela consiste? Quais são os seus "dez mandamentos?" Na verdade são apenas dois, que podem ser resumidos em uma palavra. Amor. "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." Mat 22; 37 - 40

Mas isso não é só uma melhor leitura da Lei? Em parte sim, a Lei é espiritual ensinou Paulo, mas, mesmo sendo tratada de modo superficial, ninguém conseguiu cumprir. O Salvador aprofundou as exigências; quanto ao não matarás, vetou até sentimentos de ódio; o não adulterarás, até a cobiça no coração; quanto ao sábado, Ele disse que não é um fim em si, mas um cuidado de Deus para com o homem, sendo lícito fazer o bem nele; aliás, fazer o mal é ilícito qualquer dia. A lei permitia vingança, e odiar aos inimigos; Ele mandou perdoar setenta vezes sete, e amar.

Quer dizer que a graça estreitou ainda mais o caminho? De certa forma, sim. Suas exigências são espirituais e nem as externas se conseguiu cumprir, acontece que, "...a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" Jo 1; 12 Recebemos vida espiritual, auxílio do Espírito Santo, e, como ainda assim pecamos, podemos recorrer e Ele, a eficácia de Seu sacrifício é eterna. "...se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." I Jo 2; 1

Como será o julgamento então dado um "código" tão amplo como a Lei espiritual? "Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado." Mat 12; 37 Sabemos fazer justiça quando julgamos aos outros. Davi condenou-se à morte quando não sabia que julgava si mesmo. Aquilo que vetamos aos outros, será vetado a nós. "Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.? Mat 7; 2 Na questão do cisco e do argueiro, o ensino é esse; cumpra primeiro o que julgas certo, depois, ensine a cumprir. Paulo desenvolveu de outro modo, "Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.? Rom 14; 22 Em outras palavras; bem aveturado aquele que não concede a si mesmo, o que veta aos outros.

A tentativa de nivelar todos ao mesmo padrão não combina pois, com a lei espiritual, que atenta ao teor da consciência de cada um. O que acha que não deve comer o beber certas coisas, que não faça, mas respeite ao que é diferente; se pensa que deve guardar o sábado para o Senhor, idem. "Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão." Rom 14; 13

Então, antes de sairmos quebrando todos o mandamentos antigos porque estamos na graça, analisemos melhor o que isso significa. O fato é que, ninguém desobedece mandamento antigo nem novo por amor, e esse, como vimos, é o centro de todo enredo divino-humano.

Em Moisés um código, em Cristo um princípio, todavia, "...ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou." Heb 3; 3

Enfim, não precisemos ser constrangidos à tomar a cruz como foi o cirineu, e faremos a coisa certa, tanto no tocante à graça, quanto à Lei. "Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo." Gál 6; 2

Autor: Leonel Elizeu Valer Dos Santos


Artigos Relacionados


Quatro Leis Espirituais

Sete Verdades Fundamentais Sobre A Salvação

Os Escribas E A Disputa Intelectual Que Travaram Com Jesus.

A GraÇa De Deus

A Disparidade Entre Cristo E A Igreja Que Se Diz Cristã.

O Salvador

Estudo Sobre Primícias