O milagre requer renuncia



Mais importante do que saber que Deus pode fazer um milagre em sua vida, é saber quais os requisitos para que ele aconteça. Talvez você deva estar pesando: Mas Deus não impõe regras e requisitos para que ele realize algo em minha vida. Como é possível mensurar o que deve ser feito para que Deus realize um milagre? Deus sendo Deus pode fazer o que quer e na hora em que bem entende? Entretanto, podemos tornar o processo um pouco mais fácil. Gosto de fazer comparações entre os milagres realizados por Jesus. Hoje, analisaremos mais três.

"Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim... E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho". (Mc 10, 46-52)

"E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados... Disse Jesus, eu ordeno a você: Levanta-se, pegue sua cama e vá para casa. O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos". (Mc 2 -3,11)

"Jesus deixou a Judéia e foi de novo para a Galiléia. Jesus tinha que atravessar a Samaria. Chegou, então, a uma cidade chamada Sicar, perto do campo que Jacó tinha dado ao seu filho José. Aí ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto à fonte. Era quase meio dia. Então chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe pediu: "Dê-me de beber... Jesus disse: "Esse Messias sou eu, que estou falando com você."..... Então a mulher deixou o balde, foi para a cidade e disse as pessoas: "Venham ver um homem que disse o que eu fiz. Será que ele não é o Messias?" O pessoal saiu da cidade e foi ao encontro de Jesus". (Jo 4, 1-30)

É sabido que a bíblia é dotada de simbologia. Símbolos são pontes, isto é, tem a função de ligar pensamentos, representar e exemplificar situações. Faço-lhe a seguinte proposta: Mediante a breve leitura dos trechos dos três milagres realizados por Jesus, qual seria o símbolo para cada uma das personagens? Para aqueles que não acharam os símbolos, o próprio texto traz as respostas. Para o cego Bartimeu, a sua capa. Para o paralítico, a sua cama. Por fim, para a Samaritana, o seu balde. Repare que nos três milagres, as personagens tiveram que lançar, levar ou deixar o seu símbolo.

Para que o milagre acontecesse na vida do cego Bartimeu ele teria que deixar a sua capa. Talvez para ele, a sua capa era a única coisa que lhe restara. Entretanto, era necessário que ele a deixasse. A sua capa não era apenas o que lhe protegia do sol ou do frio, a sua capa era onde ele se escondia das pessoas, a sua capa era onde ele guardava os seus pecados, na sua capa ele encontrava abrigo para as suas misérias espirituais. Bartimeu viveu a sua vida escondido em sua capa. Assim também somos, vivemos escondidos atrás de nossos pecados, de nossos preconceitos e paradigmas.

É preciso lançar a capa como Bartimeu. Pedir assim como ele fez: Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim. Primeiro Bartimeu precisou se libertar do que lhe prendia, para que depois Jesus realizasse o milagre. O que lhe prende hoje? O que você precisa renunciar? Jesus quer realizar o milagre em sua vida, mas você deve dar o primeiro passo.

O que falar da cura do paralítico? O milagre do paralitico não durou apenas alguns instantes como relata a bíblia. Quanto tempo será que os seus amigos levaram para transportá-lo de sua casa até a casa onde Jesus estava? O milagre é movimento. A sua cura começou a ser realizado no momento em que saiu de sua casa. A sua cama provavelmente era o local onde passara o maior tempo de sua vida. Segundo a lei da física, todo corpo em repouso tende a se manter em repouso. Humanamente era impossível que ele levasse, mas para Jesus nada é impossível.

A sua cama era o que lhe prendia, física e espiritualmente. Perceba, quanto lágrima aquele paralítico não deve ter derramado sobre sua cama? Quantas noites mal dormidas ele deve ter passado sobre ela? Quanta dor física e espiritual ele não sentiu sobre ela? A sua cama era o seu cárcere, mas era também o seu porto seguro. Nunca tinha deixado ela. Imagine a dúvida que ele não tinha, de como seria sua vida sem sua cama, o seu porto seguro. Mas ele a deixou, assim como você deve deixar o seu comodismo e seus medos. Deixe-se amar por Deus. O milagre só acontecerá se você se movimentar. Todo milagre é uma resposta.

A samaritana não necessitava de uma cura física, mas espiritual. Quando Jesus disse a ela sobre sua vida e que ele lhe daria uma água no qual, quando ela bebesse, nunca mais teria sede, ela jogou seu balde ao chão. A água tinha um grande significado na vida da Samaritana. Jesus oferecendo a água que verdadeiramente sacia a sede, a Samaritana professa a sua fé e deixa aquilo que lhe fazia caminhar todos os dias para fora da cidade, sob o sol do meio dia. Se ela não teria mais sede, por que ainda carregar o seu balde? O seu balde era o reservatório de sua vida, do seu passado. Era onde ela guardava todos os medos, pecados e rancores. Deixe o seu balde e pare de procurar água viva onde só existe água parada.

Por favor, não caia no engodo de pensar que o milagre é uma ação de barganha com Deus, ou seja, é preciso deixa algo, pois do contrário, Deus não realiza o milagre. Não disse isso. É preciso deixar, pois sem renuncia não há libertação. Jesus disse: vinde a mim todos que estão cansados (Mt 11, 28). É preciso deixar para poder caminhar. Encontre hoje aquilo que lhe prende, pois talvez Deus já esteja lhe mandando levantar e você esta com em sua cama paralisado e imóvel, vendo a graça passar. Diga: Jesus, filho de Davi, te piedade de mim!

Autor: Ricardo Da Silva Garcia


Artigos Relacionados


A FÉ E A Ousadia Do Cego De JericÓ.

Marcos 10 - 46 - Bartimeu, O Milagre E Suas Implicações

Era Necessário Passar Por Samaria

Jesus Sacia Nossa Sede

Deus Nos Chamou Para Grandes RealizaÇÕes

ReflexÃo Do Evangelho De Mc 10,46-52 – Cego Bartimeu

Jesus