Ditadura, Dictadura Governo Militar, Democradita



Ditadura, Dictadura Governo Militar, Democradita

Vivemos em um pais que muito pode nos ofertar, tudo ´so depende da vontade politica dos nossos Governantes

Voltando a Roma antiga!
O conceito de ditadura se origina Roma antiga. Em latim, a palavra era "dictatura". Entretanto, o significado moderno do conceito é completamente diferente da instituição que ele designava na Antigüidade. De qualquer modo, uma comparação entre ditadura antiga e moderna pode ajudar a compreender melhor o sentido que o termo adquiriu nos dias de hoje.
Para começar, a ditadura romana era uma instituição de caráter extraordinário. Só era ativada em circunstâncias excepcionais, para fazer frente a situações de emergência, como uma crise interna ou uma guerra. O ditador era nomeado por um ou pelos dois cônsules - os chefes do governo romano -, de acordo com o senado e por processos definidos constitucionalmente. Da mesma maneira, também eram definidos os limites de sua atuação.

Ainda assim, os poderes do ditador eram muito amplos e seus decretos - o que ele "ditava" (e vem daí "ditadura") - tinham o valor de lei. Apesar disso, seus poderes não eram ilimitados: o ditador não podia revogar ou mudar a Constituição, declarar guerra, criar novos impostos para os cidadãos romanos, nem exercer o papel de juiz nos casos de direito civil. Finalmente, a ditadura tinha sua duração explicitamente fixada: não podia durar mais de seis meses.

Mesmo sendo da forma descrita acima, eu não concordo com um regime que venha ceifar Direitos, inibir a iniciativa popular, privar a comunidade de informações, e conduzi-la como gado para o abate. Quero que fique claro para todos que não defendo e não consigo enxergar o regime totalitário, quer que seja ele, como bandeira para minha Vida.

Só almejo uns pais com pessoas honestas, que respeitem o erário publico, que tenham no povo a imagem da sua própria família. Pessoas que façam a condução do nosso país por caminhos que o direcionem para uma realidade mais justa e equalitária.

É triste a todo dia ter nos noticiários manchetes de uma realidade repleta de corrupção, fraudes, desvios do erário publico. Toda esta lama demonstra uma personalidade meliante dos nos nossos Políticos e Administradores, que por tabela vem a coroar todo povo brasileiro, inclusive deturpando a origem de nossa linhagem, diga-se de passagem somos um povo para ter os melhores adjetivos que possam sobrepor um Ser Humano, desde que somos o resultado de uma mistura de estirpes.

Vivemos hoje uma Democradita, onde se governa por medidas provisórias, leis com aprovações negociadas em gabinetes e corredores, leis com aprovações em regime urgente, urgentíssima (para que o povo não tenha oportunidades para questionar) e negociatas partidárias.
E vem os mártires da Democracia (estes que defendem o governo atual, em qualquer que seja o nível) me dizer que sou partidário do regime Totalitário. Façam-me uma garapa, me batam um abacate com limão e mel!

Jorge Francisco


Autor: Jorge Francisco Jorge Francisco Martins Dos Santos


Artigos Relacionados


A Revolta árabe: Entenda As Manifestações Em Busca De Democracia E Suas Consequências

A Vitória De Renan é A Derrota Do Povo!

O Novo Sistema Educacional Socialista De Hugo Chávez

Ditadura Democrática

Democracia?

Ave Roma?!

Não A Punição Dos Militares