Políticas Educacionais Eficientes Favorecem O Bom Desempenho Dos Alunos



Assim como as classes de aceleração a progressão continuada são políticas eficientes que vão facilitar o desenvolvimento dos alunos, criar um ambiente para substituir uma concepção de avaliação comprometida com o progresso e a evolução da aprendizagem.

De acordo com os grandes pensadores e entre os quais Jean Piaget disse que a criança não é um ser passivo, mas ativo que reage quando estimulado. Suas teorias mostram que o processo de aprendizagem é progressivo e se dá por saltos: as crianças ficam algum tempo em um determinado patamar e de repente passa adiante.

Assim a criança aprende de acordo com o meio em que vive e conforme a estimulação. Voltar a cursar uma série com o desgaste emocional de perder sua turma e parte de sua identidade, e ficar vendo as mesmas questões apresentadas no mesmo jeito pelos professores, pode ser mais deseducativo do que promotora de aprendizagem. Ou seja, uma repetição do ano não é nada estimulante para o aluno que reprovou em várias disciplinas imagine para aquele que reprovou em uma disciplina.

Daí a importância para a construção de uma nova escola onde o diálogo, a liberdade de expressão, e avaliação da aprendizagem seja valorizada e que a ênfase seja para as atividades em grupos, em duplas, debates, construção de textos e outros.


Autor: Maria José Lima de Melo


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