Políticas Educacionais Eficientes Favorecem O Bom Desempenho Dos Alunos
Assim como as classes de aceleração a progressão continuada são
políticas eficientes que vão facilitar o desenvolvimento dos alunos, criar um ambiente
para substituir uma concepção de avaliação comprometida com o progresso e a evolução
da aprendizagem.
De acordo com os grandes pensadores e entre os quais Jean Piaget disse que a criança
não é um ser passivo, mas ativo que reage quando estimulado. Suas teorias mostram
que o processo de aprendizagem é progressivo e se dá por saltos: as crianças ficam
algum tempo em um determinado patamar e de repente passa adiante.
Assim a criança aprende de acordo com o meio em que vive e conforme a estimulação.
Voltar a cursar uma série com o desgaste emocional de perder sua turma e parte de
sua identidade, e ficar vendo as mesmas questões apresentadas no mesmo jeito pelos
professores, pode ser mais deseducativo do que promotora de aprendizagem. Ou seja,
uma repetição do ano não é nada estimulante para o aluno que reprovou em várias
disciplinas imagine para aquele que reprovou em uma disciplina.
Daí a importância para a construção de uma nova escola onde o diálogo, a liberdade
de expressão, e avaliação da aprendizagem seja valorizada e que a ênfase seja
para as atividades em grupos, em duplas, debates, construção de textos e outros.
Autor: Maria José Lima de Melo
Artigos Relacionados
Avaliação
As Dificuldades De Leitura E Escrita Nas Séries Iniciais
O Jogo Como Forma De Ensino Na Educação
Criança Tem Que Estudar,brincar E Também Trabalhar!
A Avaliação Na Educação Infantil
Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe
O Brincar Na Educação Infantil