Estratégia de Testes
De acordo com Emerson Rios e Trayahú Moreira, no livro Teste de Software (Rio de Janeiro, Alta Books, 2003): "Na formulação da estratégia de teste devem ser levados em consideração diversos fatores, tais como o porte e importância do software, os seus requisitos, os prazos estabelecidos, riscos do negócio e os custos envolvidos".
Com base nisso podemos afirmar que uma estratégia de teste deve incluir os estágios ou níveis de testes a serem abordados (unidade, integração, sistema e aceitação); fase do desenvolvimento em que se aplica o referido teste; os tipos de testes que devem ser executados (funcional, desempenho, carga, estresse etc.); as técnicas e ferramentas a serem empregadas no teste (funcionais ou estruturais); e os critérios de conclusão e êxito do testes que serão aplicados.
Por exemplo, os critérios podem determinar que o software evolua para o teste de aceitação quando 95% dos casos de testes tiverem sido executados com êxito.
Técnicas de teste: é o processo que assegura o funcionamento correto de alguns aspectos do software ou de uma unidade do software. Segundo a norma IEEE 610.12-1990, as técnicas são procedimentos técnicos e gerenciais que ajudam a avaliação e a melhoria do processo.
Estágio ou níveis de testes: é definida pela fase do desenvolvimento que se aplica um determinado teste.
Uma estratégia de testes também pode ser definida com base nos riscos do software. Nesse caso o Plano de Testes deve prever cobrir todos os riscos inerentes ao sistema.
A estratégia de testes pode ser definida " dentro" do Plano de Testes (casos de empresas menores ou projetos menores) ou separadamente (casos de grandes empresas e grandes projetos).
Autor: Jesiane Gomes De Souza
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