A causa do encarceramento do cidadão.
O crime organizado tem apresentado um crescimento, uma globalização ameaçadora. Isso proporciona uma preocupação da sociedade com a manutenção e reformas na Segurança Pública.
Os índices da violência e do crime estão sendo exageradamente apresentados à sociedade nos programas de televisão, jornais, revistas, etc. Estas apresentações têm sido implícitas e explícitas, até mesmo em horários nobres, demonstrando a falta de preocupação do governo com a mensagem que é transmitida ao povo, colocando, assim, em destaque a despreocupação com a formação, que deve existir, do conceito de proteção e de segurança pública do governo.
Dentre tantas demonstrações de violência e criminalidade, a sociedade se depara com o medo, que constantemente bate em suas portas e grita desesperadamente para entrar. Segundo o dramaturgo inglês jacobino, Jona Webster: "Os outros pecados falam apenas; o crime grita."
O medo, companheiro maldito do cidadão, não é algo originário de filmes de terror, mas da pura realidade vivida por pessoas que são vítimas das organizações criminosas, que muitas das vezes são exaltadas por produtores cinematográficos e escritores que não sabem o que é sentir-se acorrentado em seu próprio quintal.
O crime organizado, como por exemplo o Primeiro Comando da Capital (PCC), o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando (TC), tem sido o grande destaque na elevação dos índices do crime e da violência, pois suas buscas ao poder e ao lucro transgridem as leis formais da sociedade, causando morte e dor, além de produzir o medo, que é o causador do encarceramento do cidadão de bem e protagonista do crescimento estatístico da má qualidade de vida dos que sofrem com a força do crime organizado.
De acordo com Fernando Henrique Cardoso, "O inimigo hoje é o crime. Vamos nos unir e vamos derrotá-lo."
Raphael Veiga dos Santos
17 de agosto de 2011
Autor: Raphael Veiga Dos Santos
Artigos Relacionados
Prevenção Comunitária Do Crime/violência
Crime Organizado E A Hipocrisia Dos Politicos
Direitos: Os Nossos Não Existem
Crime Organizado
Violência
O Primórdio Do Crime Organizado No Brasil
Projeto De Pesquisa: Crime Organizado Uma Possível Omissão Do Estado