A Pedagogia Hospitalar enquanto Prática Inclusiva



ASSOCIAÇÃO RONDONIENSE DE ENSINO SUPERIOR - ARES FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA FATEC-RO CURSO PEDAGOGIA A PEDAGOGIA HOSPITALAR ENQUANTO PRÁTICA INCLUSIVA NEUSA DA SILVA AMORIM PORTO VELHO - RO 2011.1 Trabalho de Conclusão de Curso ? TCC-II apresentado a Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia ? FATEC - RO, como requisito avaliativo final do Curso de Pedagogia. Orientador: Profª: Esp. Francelena Santos Arruda INTRODUÇÃO................................................................. 14 1 PEDAGOGIA HOSPITALAR....................................... 16 1.1 HISTÓRICO DA PEDAGOGIA HOSPITALAR .....................19 1.2 A LEGISLAÇÃO QUE REGE O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO .HOSPITALAR.................................................22 1.3 SAÚDE E EDUCAÇÃO: UMA PARCERIA POSSÍVEL..... 25 2 A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM CLASSE HOSPITALAR. 28 2.1 METODOLOGIAS FLEXÍVEIS PARA UM PÚBLICO ESPECÍFICO..30 3 O ALUNO HOSPITALIZADO: LIMITES E POSSIBILIDADES................ 32 3.1 O ADOECER NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA....... 34 3.2 A APRENDIZAGEM EM AMBIENTE HOSPITALAR....... 37 3.3 INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS HOSPITALIZADOS .....40 4 ANALISE DOS DADOS DA PESQUISA.................................. 42 4.1 OBSERVAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE....................... 42 4.2 QUESTIONÁRIO REALIZADO COM A PROFESSORA DA C.H......... 45 4.3 ENTREVISTA REALIZADA COM ALUNOS HOSPITALIZADOS.......... 57 4.4 ENTREVISTA REALIZADA COM ACOMPANHANTES DOS ALUNOS HOSPITALIZADOS........ 61 4.5 ENTREVISTA REALIZADA COM O MÉDICO DO CORPO CLÍNICO DO CORPO CLÍNICO DO HOSPITAL.............................................. 65 CONCLUSÃO E SUGESTÕES FINAIS........................................68 REFERÊNCIAS ...............................................................................71 APÊNDICES ANEXOS INTRODUÇÃO Desenvolver um trabalho pedagógico numa área ainda pouco conhecida, regionalmente falando, e no meio acadêmico como a Classe Hospitalar, constitui-se num verdadeiro desafio e ao mesmo tempo um motivo a mais para o propor, tendo em vista contribuir com novas abordagens das práticas educativas realizáveis em um cotidiano diferente da sala de aula. A presente pesquisa teve por objetivo conhecer a prática pedagógica desenvolvida no ambiente hospitalar e a atuação do Pedagogo numa ala pediátrica do Hospital, suas dificuldades e os demais aspectos de sua atuação. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória por meio do método dedutivo do tipo bibliográfica e de campo na classe hospitalar de um Hospital público localizado no município de Porto Velho-RO. Com a realização desta pesquisa, pretendeu-se investigar, se a ação pedagógica realizada em classe hospitalar atende ás necessidades de aprendizagem da criança e adolescente hospitalizados. Para tal problemática pensou-se em duas hipóteses: a ação pedagógica hospitalar atende as necessidades destes alunos, evitando que estes não percam o ano escolar letivo, ou não atende as expectativas já que este público se encontram debilitados pela enfermidade e portanto não possuem a mesma disposição que as demais crianças e adolescentes. A pesquisa se deu a partir da observação, aplicação de questionário à professora que atua na classe hospitalar, entrevista com alunos hospitalizados contemplados por esta modalidade de ensino, entrevista com seus respectivos acompanhantes durante o período de internação e complementada com uma entrevista realizada com um dos médicos do corpo clínico do hospital. Após a coleta de dados, o material obtido foi organizado em quadros para melhor visualizar e a seguir foi analisado com base em material bibliográfico referente ao tema em questão. Discutir assuntos relacionados a diferentes ambientes de atuação do pedagogo constitui-se uma necessidade, haja visto que são cada vez mais diversificados os ramos de atuação da Pedagogia. E, em se tratando de pedagogia hospitalar tornou-se relevante tal estudo não apenas por oportunizar aos profissionais da educação conhecer um pouco mais desta modalidade de ensino, mas também por contribuir para a divulgação da importância da pedagogia hospitalar uma vez que essa possibilita à criança hospitalizada a continuidade de seus estudos, o que caracteriza essa prática educativa como uma forma de inclusão. Para atingir os objetivos deste estudo, o mesmo foi dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo procurou-se conceituar o termo Pedagogia Hospitalar, resgatar seu contexto histórico e, ainda apresentar os aspectos legais que rege o atendimento da classe hospitalar. No segundo capitulo buscou-se abordar a atuação do Pedagogo em classe hospitalar e a metodologia utilizada nesse ambiente. No terceiro capítulo procurou-se enfatizar os limites e possibilidades do aluno hospitalizado, abordando aspectos relacionados ao adoecer na infância e na adolescência e buscando verificar a aprendizagem no ambiente hospitalar. No quarto capítulo buscou-se apresentar os resultados da pesquisa, mediante a análise dos dados colhidos através de um questionário e três entrevistas, que foram realizados da seguinte forma: o questionário foi aplicado a uma professora que atua na classe hospitalar de um hospital público de Porto Velho, as entrevistas foram realizadas com dois alunos hospitalizados que participam dessa Classe Hospitalar, dois acompanhantes desses alunos que por sua vez acompanham esse atendimento pedagógico e com um médico do corpo clínico do hospital. Tais instrumentos investigativos serviram para compreender melhor não apenas a prática pedagógica em si, mas também conhecer a visão e ponto de vista de cada pessoa envolvida neste contexto, uma vez que vivenciam no dia a dia este atendimento pedagógico. Verificou-se que é possível que a criança e/ou adolescente mesmo enfermos participem das atividades desenvolvidas na classe hospitalar, já que estas são elaboradas a partir de suas necessidades, e que esta participação proporciona a criança e adolescente hospitalizado a oportunidade de continuação dos estudos evitando assim, a possibilidade de repetência, evasão escolar e/ou a perda do vínculo com o processo educativo. Percebeu-se que a pedagogia hospitalar além de favorecer o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, influencia positivamente no tratamento do paciente/aluno no sentido de diminuir a ansiedade, o stress e a angústia causada pela permanência prolongada no ambiente hospitalar. Para citar este trabalho: AMORIM, Neusa da Silva. A PEDAGOGIA HOSPITALAR ENQUANTO PRÁTICA INCLUSIVA. Porto Velho, 2011. disponível em: Para conhecer este trabalho na íntegra ou outras obras da autora envie email para: [email protected]
Autor: Neusa Amorim


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