Quando o crescimento é de fato



Quando o crescimento é de fato
Nos últimos anos, nos Meios de Comunicação fala-se tanto do desenvolvimento do Brasil,
algumas demagogias, algumas verdades, mas o que mais preocupa é o fato de perceber que a
Educação, de uma maneira geral, não está caminhando junto com esse dito "crescimento". Sem
essa base os destinos portarão o país para outros ares, que seguramente não conseguirá manterse
ao nível que conseguiu aportar.
"Todos os seres são alvo de um processo educativo. Os pássaros, por exemplo, desde cedo expulsam
seus filhotes do ninho, fazendo com que experimentem o processo de aprendizagem do vôo, e este
exercício é fundamental para a continuidade da vida. Assim também, nós seres humanos
vivenciamos experiências de aprendizagem nos diversos setores: em casa, na rua, igreja e na escola.
Vivenciamos estas experiências e passamos por experiências do tipo: para aprender, para ensinar,
para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver. Todos os dias misturamos
a vida com a educação. A educação ajuda a pensar tipos de homens, mais do que isso, ela ajuda a
criá-los, através de passar uns para os outros o saber que o constitui e legitima. Produz o conjunto de
crenças e idéias, de qualificações e especialidades que envolvem as trocas de símbolos, bens e
poderes que, em conjunto constroem tipos de sociedades (p. 11)."
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação.
São Paulo: Brasiliense, Coleção
Primeiros Passos, 28o
ed., 1993.
A Educação não só fortelece a Estrutura, como também destrói os vícios e mazelas de uma
mentalidade que ainda insiste a nos deixar subalternos, submissos, frágeis....aquele mesmo
enfoque que deu início a uma História , se pensarmos na chegada do português, que nos mantém
distantes do verdadeiro desenvolvimento.
Meu país cresce, eu ignoro o menor abandonado, meu país cresce, eu jogo lixo pela janela do
ônibus, meu país cresce, eu não faço a seleção desse lixo, meu país cresce e eu não tenho feito
muito pra mudar a realidade...é preciso mudar.
Eu quero crescer sim, mas por dentro, não só por fora, mas preciso mudar coisas profundas,
preciso ser o primeiro a fazer a diferença. Se iniciarmos por dentro, com certeza poderemos
imaginar um país diferente.
A Educação é um processo complexo, mas se eu for o primeiro da Escola, do Escritório, do Clube,
do Grêmio, de todas as categorias a tomar a iniciativa, eu vou tocar o outro, claro que sim,
haaaa... mas muitos já estão fazendo isso, mas porque ainda eu não cresci por dentro? Olhem
Brasília? Eu quero crescer por dentro...Viram os professores? Entraram em greve...Continuo
crescendo...Temos tecnologia de ponta...meu vizinho separou o lixo vegetal do papel e do
plástico, começamos a crescer por dentro...é um investimento a longo prazo...investimento no
ser humano, nos Professores, nos Trabalhadores da Educação, nas Famílias...vamos fazer a horta
na Escola, mas nessa mesma Escola o lixo é selecionado, as lixeiras têm as indicações devidas do
que é papel, do que é plástico, vidro....todos são orientados a selecionar... começo a crescer...hoje
um rapaz dentro do ônibus guardou o papel do biscoito que comia dentro do bolso da calça, com
certeza jogará fora dentro da primeira lata de lixo que encontrar, mas...cadê a lata de lixo?
Continuo no caminho do crescimento....eu quero mudar....eu vou mudar...pequenos gestos,
grandes decisões, fortes escolhas...um país que agora sim começa a crescer de verdade, porque
está crescendo por dentro. Toda vez que tentamos impor, as coisas não conseguem funcionar, a
imposição cria o medo.
"Quando a Democracia foi inventada pelos atenienses, originalmente defendia três direitos
essenciais: igualdade, liberdade e participação no poder:
? Igualdade significa igualar os desiguais, seja por redistribuição de renda, seja por garantir a
participação política. A mera declaração de igualdade não quer dizer que automaticamente
todos são iguais, mas que deve se instituir um instrumento eficaz para aplicá-la;
? Liberdade significa o direito de qualquer cidadão expor em público interesses e opiniões,
debatê-los e acatar a decisão pública da maioria .
? Participação no poder significa que todo cidadão tem competência para opinar e decidir, já
que política não é uma questão técnica nem científica, mas uma ação coletiva. Surge o
sufrágio universal e a garantia de que qualquer um possa se candidatar para ser
representante(...) . Mais uma vez, temos a criação de um direito que necessita de ferramentas
para se aplicar.
Assim, a Democracia se distingue por ser:
? A única sociedade e regime que considera o conflito legítimo, como direito a ser reconhecido e
respeitado, o que, quando organizado socialmente, limita o poder do Estado;
? Uma sociedade verdadeiramente histórica, isto é, aberta ao tempo, ao possível, às
transformações e ao novo. Logo, se transforma ao longo dos tempos para se moldar às novas
necessidades."
Marilena Chauí
Filósofa e professora da Faculdade
de Letras e Ciências Humanas da USP
Democracia é uma prática diária, com o tempo você se acostuma com ela e não a deixa escapar,
se eu desperto eu alcanço o profundo do ser, isso não muda nunca, ele vai passar pra frente o que
aprendeu e vai manter, porque isso é a natureza humana, temos como virtude o que nos tocou
por dentro dividir com o outro e assim conseguimos crescer, crescer de fato.
"A gente não quer só dinheiro, A gente quer dinheiro e felicidade
A gente não quer só dinheiro, A gente quer inteiro e não pela metade "
Titãs-Comida
Por mais que tentarmos demonstrar que vivemos numa democracia, onde a Educação ainda não é
um dos principais objetivos da nação, com certeza esse dito "crescimento"continuará sendo uma
invenção que favorecerá poucos e nos manterá ainda naquele nível de explorados, enganados,
esquecidos. Eu não quero ser feliz pela metade...
Eu quero ser feliz por inteiro, precisamos de uma chance, vamos conquistá-la , podemos.
Iraquenes Espindola Xavier Zanette
Graduada em História
Professora Ensinos Médio e Fundamental
Especialista em História do Brasil Sem
essa base os destinos portarão o país para outros ares, que seguramente não conseguirá manterse
ao nível que conseguiu aportar.
"Todos os seres são alvo de um processo educativo. Os pássaros, por exemplo, desde cedo expulsam
seus filhotes do ninho, fazendo com que experimentem o processo de aprendizagem do vôo, e este
exercício é fundamental para a continuidade da vida. Assim também, nós seres humanos
vivenciamos experiências de aprendizagem nos diversos setores: em casa, na rua, igreja e na escola.
Vivenciamos estas experiências e passamos por experiências do tipo: para aprender, para ensinar,
para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver. Todos os dias misturamos
a vida com a educação. A educação ajuda a pensar tipos de homens, mais do que isso, ela ajuda a
criá-los, através de passar uns para os outros o saber que o constitui e legitima. Produz o conjunto de
crenças e idéias, de qualificações e especialidades que envolvem as trocas de símbolos, bens e
poderes que, em conjunto constroem tipos de sociedades (p. 11)."
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação.
São Paulo: Brasiliense, Coleção
Primeiros Passos, 28o
ed., 1993.
A Educação não só fortelece a Estrutura, como também destrói os vícios e mazelas de uma
mentalidade que ainda insiste a nos deixar subalternos, submissos, frágeis....aquele mesmo
enfoque que deu início a uma História , se pensarmos na chegada do português, que nos mantém
distantes do verdadeiro desenvolvimento.
Meu país cresce, eu ignoro o menor abandonado, meu país cresce, eu jogo lixo pela janela do
ônibus, meu país cresce, eu não faço a seleção desse lixo, meu país cresce e eu não tenho feito
muito pra mudar a realidade...é preciso mudar.
Eu quero crescer sim, mas por dentro, não só por fora, mas preciso mudar coisas profundas,
preciso ser o primeiro a fazer a diferença. Se iniciarmos por dentro, com certeza poderemos
imaginar um país diferente.
A Educação é um processo complexo, mas se eu for o primeiro da Escola, do Escritório, do Clube,
do Grêmio, de todas as categorias a tomar a iniciativa, eu vou tocar o outro, claro que sim,
haaaa... mas muitos já estão fazendo isso, mas porque ainda eu não cresci por dentro? Olhem
Brasília? Eu quero crescer por dentro...Viram os professores? Entraram em greve...Continuo
crescendo...Temos tecnologia de ponta...meu vizinho separou o lixo vegetal do papel e do
plástico, começamos a crescer por dentro...é um investimento a longo prazo...investimento no
ser humano, nos Professores, nos Trabalhadores da Educação, nas Famílias...vamos fazer a horta
na Escola, mas nessa mesma Escola o lixo é selecionado, as lixeiras têm as indicações devidas do
que é papel, do que é plástico, vidro....todos são orientados a selecionar... começo a crescer...hoje
um rapaz dentro do ônibus guardou o papel do biscoito que comia dentro do bolso da calça, com
certeza jogará fora dentro da primeira lata de lixo que encontrar, mas...cadê a lata de lixo?
Continuo no caminho do crescimento....eu quero mudar....eu vou mudar...pequenos gestos,
grandes decisões, fortes escolhas...um país que agora sim começa a crescer de verdade, porque
está crescendo por dentro. Toda vez que tentamos impor, as coisas não conseguem funcionar, a
imposição cria o medo.
"Quando a Democracia foi inventada pelos atenienses, originalmente defendia três direitos
essenciais: igualdade, liberdade e participação no poder:
? Igualdade significa igualar os desiguais, seja por redistribuição de renda, seja por garantir a
participação política. A mera declaração de igualdade não quer dizer que automaticamente
todos são iguais, mas que deve se instituir um instrumento eficaz para aplicá-la;
? Liberdade significa o direito de qualquer cidadão expor em público interesses e opiniões,
debatê-los e acatar a decisão pública da maioria .
? Participação no poder significa que todo cidadão tem competência para opinar e decidir, já
que política não é uma questão técnica nem científica, mas uma ação coletiva. Surge o
sufrágio universal e a garantia de que qualquer um possa se candidatar para ser
representante(...) . Mais uma vez, temos a criação de um direito que necessita de ferramentas
para se aplicar.
Assim, a Democracia se distingue por ser:
? A única sociedade e regime que considera o conflito legítimo, como direito a ser reconhecido e
respeitado, o que, quando organizado socialmente, limita o poder do Estado;
? Uma sociedade verdadeiramente histórica, isto é, aberta ao tempo, ao possível, às
transformações e ao novo. Logo, se transforma ao longo dos tempos para se moldar às novas
necessidades."
Marilena Chauí
Filósofa e professora da Faculdade
de Letras e Ciências Humanas da USP
Democracia é uma prática diária, com o tempo você se acostuma com ela e não a deixa escapar,
se eu desperto eu alcanço o profundo do ser, isso não muda nunca, ele vai passar pra frente o que
aprendeu e vai manter, porque isso é a natureza humana, temos como virtude o que nos tocou
por dentro dividir com o outro e assim conseguimos crescer, crescer de fato.
"A gente não quer só dinheiro, A gente quer dinheiro e felicidade
A gente não quer só dinheiro, A gente quer inteiro e não pela metade "
Titãs-Comida
Por mais que tentarmos demonstrar que vivemos numa democracia, onde a Educação ainda não é
um dos principais objetivos da nação, com certeza esse dito "crescimento"continuará sendo uma
invenção que favorecerá poucos e nos manterá ainda naquele nível de explorados, enganados,
esquecidos. Eu não quero ser feliz pela metade...
Eu quero ser feliz por inteiro, precisamos de uma chance, vamos conquistá-la , podemos.
Iraquenes Espindola Xavier Zanette
Graduada em História
Professora Ensinos Médio e Fundamental
Especialista em História do Brasil
Autor: Iraquenes Espindola Xavier Zanette


Artigos Relacionados


História Da Educação: Concepções E Considerações Sobre Educação...

Nem Mais, Nem Menos

EducaÇÃo Para A Vida

Educação Escolar

Cordel Diga Não Ao Trabalho Infantil

Qual O Papel Do Pde Nas Escolas

As Maravilhas Da PrÁtica Docente