Possibilidades de texto e escrita na Internet



Possibilidades de texto e escrita na Internet
Ao contrário do que alguns pensam a internet pode ser um multiplicador de opções no ato da escrita. Se no passado o que se poderia fazer era utilizar o lápis ou a caneta para escrever, hoje existe a possibilidade múltipla de fontes, cores e tamanhos, podendo também agregar desenhos, animações, gifs e vídeos. É a possibilidade de incrementar seu texto, tornando-o mais atrativo ao leitor para que este se sinta impeli-do a ler, e assim participar.
Os blogs são uma ferramenta ímpar neste processo, por serem acessíveis a todos pela gratuidade se torna fácil criar um espaço exclusivamente seu, porém, com total abertura para a interatividade. Assim seu universo se ampliará devido à quantida-de de informações trocadas, sugestões e opiniões que servirão para o aprimoramento do blogueiro.
A escrita eletrônica acontece na troca de e-mails, nas mensagens no Messen-ger, twitter, Orkut, Face Book... nos blogs... Além de que ela é disseminada a veloci-dade da luz, informações que levariam semanas para alcançar pessoas, chegam até elas em frações de segundo.
È imprescindível que aprendamos a usufruir dessas ferramentas. Devemos aproveitar o fascínio que os alunos sentem pela tecnologia e mostrar-lhes que é pos-sível aprender usando daquilo que eles tanto gostam: a tecnologia.
Meninas usam blogs como diários eletrônicos, donas de casa como livros de receita, meninos para comentar sobre o esporte preferido. A utilidade desse meio já é algo tão natural e necessária como levar o celular por aonde for. E seu uso geralmente não é por capricho, mas por necessidade.
As pessoas estão tendo a necessidade de se expressarem cada vez mais nes-te tempo em que tudo acontece muito rápido. Não temos mais tempo para ir até a ca-sa uma das outras para tomar um café juntos enquanto colocamos a conversa em dia. Não sabemos os nomes de nossos vizinhos. E em meio a esse distanciamento as pessoas sentem-se mais e mais solitárias, elas precisam de alguém que as escute, mas poucos estão prontos para ouvir, enquanto todos precisam desabafar. É neste espaço que a escrita eletrônica se torna algo quente, quase palpável, pois ela nos "junta" a outras pessoas. Podemos ler as tragédias e alegrias uma das outras, pode-mos até mesmo vê-las e ouvi-las através de web cam e microfone. Nos falamos com pessoas do outro lado do planeta e também com o vizinho do apartamento de cima. Teclamos com o nosso cliente ou colega de trabalho, com nosso orientador na facul-dade. Muitos casais trocam idéias e recados através dos correios eletrônicos. A escrita eletrônica é, sim, de fundamental importância na sociedade. Impossível pensar o hoje sem esta ferramenta. Passamos bem antes de tê-la, no entanto, seria muito limitador passar a não possuí-la mais. Assim como foi com o surgimento do fogo, a invenção da roda, a energia elétrica, é também com a escrita eletrônica.
Com ela se conhece produtos, se tira dúvidas. Se estou interessada em um livro vou logo na internet e encontro blogs com resenhas sobre eles, ali posso ter uma idéia se comprar ou não o livro será proveitoso. Ou seja, até para comprar o impresso opto por antes consultar o eletrônico.
Para se ter uma idéia até museus virtuais com espaço para escrever já exis-tem, trata-se do "Museu da Pessoa". Nele qualquer pessoa cadastrada tem a oportu-nidade de contar a sua história e assim ter a sua história de vida partilhada com milha-res de outras pessoas, e consequentemente conhecer a de todas elas. Possui espaço para fotos e vídeos: http://www.museudapessoa.net, vejo isso como uma ótima opor-tunidade de trabalho com os alunos, para o estimulo da escrita e leitura.
Cabe a nós, educadores, inserir nos alunos a prática da escrita eletrônica como parte do processo de ensino e aprendizagem, fazer com que este espaço seja usado para o desenvolvimento crítico, e assim, que suas produções adquiram este olhar.
É um jeito dinâmico e inovador de se guardar idéias ao mesmo tempo em que as espalhamos. Papeis queimam, envelhecem, se perdem. Já os textos na teia digital são eternizados, a não ser que optemos por apagá-los.
Nesta construção partilhada o aluno terá a oportunidade de:



§ Desenvolver habilidades para obter a informação e (re)transmiti-la
§ Transformar essas informações em conhecimento através de um estudo de pesquisa aprofundada
§ A responsabilidade de acompanhar seu texto lendo as observações e comple-mentando, incrementando, retirando, sempre que necessário
§ Aprender a colaborar e a criar de forma conjunta, coletivamente.

Autor: Andreia Aparecida Detogni


Artigos Relacionados


A Escrita Como Ferramenta Tecnológica Em Tempos De Internet

A Sociedade De Cultura Escrita

Projeto Interblog

Aprender Cantando

InternetÊs: Uma Nova Linguagem

Ler É Ter O Mundo Em Suas MÃos

Ler E Escrever