As Teorias da população.



Curso: Licenciatura em Geografia
Disciplina: Geografia da População
Professor (a) formador: Marcia Moura dos Santos
Tutor à distância: Rubio José Ferreira
Aluno: Ernandes de Aquino Vasconcelos

AS TEORIAS DA POPULAÇÃO


Neste artigo serão abordadas as principais teorias sobre o crescimento populacional e seus pontos negativos e positivos no que diz respeito à vida social com mais dignidade. Serão discutidos as teorias Malthusiana, Neomalthusiana e reformista, cada qual com sua característica e sua ideologia para a realidade da sua época e comparada com a que se vive hoje em dia.

A população mundial vem sendo estudada e analisada por muito tempo com o intuito de discussão sobre problemas sociais e suas possíveis soluções. Um dos estudos mais aprofundados, para a época, foi o de Thomas Malthus, inglês, que viveu entre o século XVIII e XIX. Foi ele quem formulou a teoria Malthusiana, onde sua idéia principal partiria da tese de que a população mundial iria crescer a ponto de não existir alimento para todos, ou seja, a população cresceria em uma PG, 2, 4, 8,16... E a produção de alimento em uma PA, 2, 4, 6, 8...

Certamente essa teoria não se concretizou e não pode ser tomada como explicação para problemas sociais vividos em muitos países da atualidade. Para a época pode ter sido uma explicação bem fundamentada, visto que, foram usados estudos e pesquisas com números que traziam essas perspectivas. È tão provável que, quando foram publicadas suas obras que envolviam essa questão, ele recebeu muitas críticas sobre seu pessimismo, mais que foi aplaudido por muitos intelectuais que creram nas suas idéias.

Alguns países, principalmente africanos, vivem a realidades da teoria Malthusiana, a população em número bem maior do que a produção de alimento, mas esses são problemas que de nem uma maneira pode ser explicado usando essa teoria, pois esses países sofrem com tantos outros problemas que não caberia explicar nesse artigo, como exemplo, guerras, mortalidade infantil, expectativa de vida muito baixa, auxílio governamental entre outros.

Ao observar esses casos de países bastante pobres e os países em desenvolvimento, que surge após a Segunda Guerra Mundial, a teoria Neomalthusiana, pretendendo explicar o que acontecia com esses países que cresciam mais viviam enfrentando muitos problemas sociais. A idéia central dessa teoria era que as causas desses problemas eram essas superpopulações. Pensar nos dias atuais, observar algumas situações, leva-se a entender um pouco sobre tal teoria, que pode ter algum fundamento, uma superpopulação trará mais custos para o governo de um país, entendendo que esses país seja bastante pobre, essa população não teria ocupação nem incentivo e nem perspectiva de melhorar de vida. Mas será que só a população, em grande número, de um país é responsável pela baixa qualidade de vida enfrentada por esse povo? Pode-se considerar que alguns países ricos, principalmente europeus, tem um crescimento vegetativo negativo e sua população a cada ano fica mais velha enquanto a economicamente ativa diminui, gerando aí um grande problema para a previdência desses países. Essa teoria
Precisaria de mais fundamentos para explicar tais problemas.

Talvez o socialismo possa auxiliar em uma solução mais prática e eficaz para os problemas sociais enfrentados pos países pobres. A teoria Reformista acredita em uma "igualdade social" como sendo a solução de muitos países. A distribuição de renda pode ser vista como algo bastante positivo se está for ao modelo igualitário. Até seria uma piada falar dessa maneira no mundo capitalista que se vive na atualidade, mas não é. Pode-se tomar como exemplo o Brasil, é um pais que cresce a cada ano, tem um PIB altíssimo, uma população jovem, e muitas outros exemplos que lhe dariam status de país desenvolvido. Mas sofre um mal que parece não ter cura, a má distribuição de renda, esse país exporta toneladas de produtos alimentícios enquanto na mesa de muito de seus filhos não há nada para comer. Então pra que tanta riqueza, se quem realmente necessita dela não usufruí? Alguns programas sociais como o Bolsa Família, tentam amenizar tais problemas, mas a situação está muito longe de ser resolvida, pois, uma distribuição de renda em extrema igualdade no Brasil, não haverá, mesmo sabendo que essa seria a principal solução desse país.

Referências:

PACHECO,Clecia Simone Gonçalves Rosa. Tomas Robert Malthus e a Teoria Malthusiana.Postado em 26/12/2010 no site www.webartigosos.com.

PACHECO,Clecia Simone Gonçalves Rosa. Teoria Neomalthusiana: uma breve análise.Postado em 26/12/2010 no site www.webartigosos.com.

PACHECO,Clecia Simone Gonçalves Rosa. Teoria Reformista ou Marxista: seu contexto e contribuições.Postado em 26/12/2010 no site www.webartigosos.com.

MOREIRA, Igor, População, natureza e organização do espaço, editora Ática, São Paulo, 2007.

Autor: Ernandes De Aquino Vasconcelos


Artigos Relacionados


Brasil, 6ª Economia

Tomas Robert Malthus E A Teoria Malthusiana

Má Distribuição Da Riqueza: Eis O Problema Maior Do Brasil. Entre Outros...

Migração

Fim Do Socialismo Real (comunismo) Na Urss, Alemanha Oriental E Países Do Leste Europeu. Será?

Aposentando Com Qualidade De Vida

Teoria Reformista Ou Marxista: Seu Contexto E Contribuições