A Batalha Contra Cronos



Segundo a mitologia grega, Cronos (filho de Urano - o céu - e Gaia - a terra), tentando evitar que uma profecia se realizasse e que perdesse o trono para um de seus filhos, devorava-os assim que nasciam. Sua mulher - Réia - escondeu Zeus para que não tivesse esse destino e, mais tarde este veio, conforme vaticinado, destronar o pai.

Cronos, segundo a tradição clássica, simboliza o tempo, e a imagem do tempo devorando seus próprios filhos nunca foi tão sugestiva como nos dias atuais. Vivemos numa velocidade alucinante onde somos compelidos a aprender cada vez mais, produzir cada vez mais, em cada vez menos tempo. Como resolver tão complicada situação?

Saber gerir bem o tempo é fator muito importante para qualquer profissional e define, não raro, o quão eficiente este é. Vários livros já foram escritos sobre o assunto, todos muito bons, mas acredito que a adoção de alguns hábitos simples já seria de grande valia, gerando excelentes resultados:

1. Definir objetivos e priorizar as atividades voltadas para se atingir esses objetivos.
2. Identificar os ofensores de tempo e neutralizá-los.
3. Aprender a delegar tarefas.
4. Minimizar as possibilidades de interrupções.
5. Otimizar reuniões e só realizá-las quando realmente necessárias.
6. Aprender a dizer "NÃO" algumas vezes.

Decerto os resultados não aparecerão da noite para o dia; hábitos são difíceis de mudar (lutar contra o pai dos deuses do Olimpo não poderia ser fácil). Cada um de nós vive essa batalha em maior ou menor proporção de acordo com nossas atribuições, mas o importante é saber que não é uma luta perdida. Vejo na figura de Réia a "organização", mãe do método, único capaz de vencer a titânica batalha contra Cronos. Apelemos, pois, para sua proteção e vamos à luta.

Talvez não sejamos coroados como o deus dos deuses, mas com certeza faremos nossa vida melhor, menos estressante e mais produtiva.
Autor: Sérgio Lacerda


Artigos Relacionados


Viver O Tempo Certo

A História De Afrodite

Eu Só Acredito Em Deuses Que Dançam

O Viver

Eu Não Sou Bombeiro... (sobre O Gerenciamento Do Tempo)

Para Ter Sucesso, Basta Acreditar!

Para Ter Sucesso, Basta Acreditar!