DISTÚRBIO OU DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO SOBRE O TEMA.



RESUMO: Esta temática esta presente diariamente no dia a dia escolar, pois no interior das salas de aulas de algumas instituições, principalmente públicas que encontrarmos educadores se queixando que, alguns alunos não aprendem. Que estes dão problemas o tempo todo.O que muitos não sabem, ou não percebem, è que, os alunos que muitas vezes rotulados como "preguiçosos", e"incapazes",podem, estarem apresentarem dificuldades de aprendizagem que aparecem nos indivíduos de formas suaves; moderadas; graves; profundas.
Ao destacar o tema "dificuldade de aprendizagem" muitos confundem esta concepção com uma desatenção em sala de aula ou 'espírito bagunceiro' das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem é tratada por muitos teóricos e estudiosos como um distúrbio ,que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais , afetando o individuo em qualquer área do desempenho escolar.Este artigo visa apresentar uma breve reflexão sobre essas concepções.

PALAVRAS-CHAVES:desatenção,individuo,dificuldade de aprendizagem, distúrbio, transtornos.


È no interior das salas de aulas de algumas instituições, principalmente públicas que encontrarmos educadores desanimados, cansados e se queixando que, alguns alunos não aprendem. Que estes dão problemas o tempo todo. Esses alunos são classificados por esses professores como "maus" alunos. Pois, seu rendimento escolar está sempre em defasagem em relação aos que, são tidos como "Bons" alunos.O que estes educadores muitas vezes não sabem, ou não percebem, è que, os alunos que muitas vezes rotulados como "preguiçosos", "lerdos", "imaturos", "lambões", "infrequentes", "apáticos", "desinteressados", "desorganizados", "incapazes" difíceis de lidar. Podem, estarem acometidos por dificuldades de aprendizagem que podem aparecer nos indivíduos de formas suaves; moderadas; graves; profundas.
Ao destacar o tema "dificuldade de aprendizagem" muitos confundem esta concepção com uma desatenção em sala de aula ou 'espírito bagunceiro' das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem é tratada por muitos teóricos e estudiosos como um distúrbio ,que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais , afetando o individuo em qualquer área do desempenho escolar.
As DA(dificuldades de aprendizagem) são divididas segundo Almeida(2011)e primárias e secundárias, sendo classificadas como as dificuldades causadas por "elementos psico-neurologicos bem estabelecidos ou bem esclarecidos", ou seja as chamadas disfunções cerebrais(transtornos de leitura, transtornos da matemática e o transtorno da expressão da escrita, transtornos de linguagem falada,depressão infantil,ansiedade...);as DA secundários seriam aquelas conseqüentes a problemas biológicos(lesão cerebral, paralisia cerebral, epilepsias,deficiência auditiva,deficiência visual,...).
Pode-se afirmar então que a classificação de distúrbio ou dificuldade apresentam diferentes definições, que pode ser resumida da seguinte forma, os distúrbios são problemas que acarretam comprometimento neurológico, sendo de fator secundário as DAs, já as dificuldades são aquelas que estão relacionadas a problemas de ordem sócio-cultural,sendo uma DA de classificação primária.
Para muitos autores a DA na maioria dos casos vem a ser identificada em um primeiro momento por professores, pois é ele que irá apontar a dificuldade apresentada pelo individuo, muitos autores afirmam que crianças que apresentam DAs,geralmente são desmotivadas e se demonstram inseguras ao realizar tarefas escolares, na maioria das vezes se julgam incapazes, gerando um sentimento de frustração.
É preciso perceber que as crianças com dificuldades de aprendizagem não são crianças incapazes, apenas apresentam alguma dificuldade para aprender, demoram mais tempo para compreenderem comandos, entenderem, ouvir, assimilar, se organizar, em atividades sistematizada ou lúdicas. Por isso, elas podem precisar de apoio até mesmo, em tarefas práticas do cotidiano, tal como se vestir, locomover se comunicação.
As dificuldades de aprendizagem no passado eram chamadas de "atraso mental", atualmente esse termo e considerado ofensivo, pois, elas não são doenças, nem moléstias.Embora sabemos que, os indivíduos com dificuldades de aprendizagem primárias podem precisar de cuidados específicos durante o cotidiano, especialmente aquelas que têm dificuldades de aprendizagem múltiplas e profundas.
Durante muitos anos os alunos foram penalizados, responsabilizados pelos fracassos, sofriam punições e críticas, mas, com o avanço da ciência, hoje não podemos nos limitar a acreditar, que as dificuldades de aprendizagem, seja uma questão de vontade do aluno, é uma questão muito mais complexa, onde vários fatores podem interferir na vida escolar, tais como os problemas de relacionamento professor-aluno, as questões de metodologia de ensino e os conteúdos escolares.Se a dificuldade fosse apenas originada pelo aluno, por danos orgânicos ou somente da sua inteligência, para solucioná-lo não teríamos a necessidade de acionarmos a família, e se o problema estivesse apenas relacionado ao ambiente familiar, não haveria necessidade de recorremos ao aluno isoladamente.A relação professor/aluno torna o aluno capaz ou incapaz.
Se o professor tratá-lo como incapaz, não será bem sucedido não permitirá a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento. Se o professor mostrar-se despreparado para lidar com o problema apresentado, mais chances terão de transferir suas dificuldades para o aluno.
As dificuldades de aprendizagem são concebidas como parte do todo das necessidades educativas especiais, e a forma de tratá-las é mediante adaptações curriculares mais ou menos significativas. Assim, levamos em consideração as realidades interna e externa, utilizando-se de vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os. Procurando compreender de forma global e integrada os processos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares, sociais e pedagógicos que determinam à condição do sujeito e interferem no processo de aprendizagem, possibilitando situações que resgatem a aprendizagem em sua totalidade de maneira prazerosa.As necessidades de aprendizagem de cada aluno variam em função das matérias, das disciplinas, das situações e emoções do momento.
Nessa perspectiva sabemos que, cabem ao professor as decisões de encaminhar o aluno para o atendimento a profissionais especializados. Porque, a definição de dificuldades de aprendizagem é tão diferente e imprecisa, se uma criança muda de região ou de estado, pode passar a ser avaliada de acordo com critérios diferentes, isto é, pode passar a ser classificada de forma diferente. Essa é uma tarefa muito complexa para a escola e a família trabalharem juntos,portanto a identificação das causas dos problemas de aprendizagem escolar requer uma intervenção especializada.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

ALMEIDA,Amélia Leite de, "Dificuldade de Aprendizagem" In: Apostila curso de pedagogia Unigran. Dourados,MS: CEAD, 2011. p. 33-52


Autor: Eliete Lopes Matricardi


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