A EAD e os 4 Pilares da Educação



Segundo a UNESCO, os quatro pilares da Educação para o século XXI são: Aprender a aprender; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser.
O Ensino à Distância contempla todos esses aspectos apontados como diretrizes para nós educadores.
Quanto a aprender a aprender, a Educação à Distância propicia ao aluno novos caminhos para o seu aprendizado, uma vez que demanda do estudante o investimento de energia de uma forma diferente, pois ele terá que aprender a administrar seu tempo e a se mostrar presente nos fóruns e nos chats, aprendendo a se posicionar de maneira ativa, em vez de estar passivamente dentro de uma sala de aula, onde basta a sua freqüência para mostrar sua presença.
Em relação a aprender a fazer, o estudante aprende na prática tudo o que vem lendo e trocando com os demais colegas de turma virtual. Exercita-se o fazer constantemente, levando à risca a idéia de que "Saber é não fazer é ainda não saber." O aluno, neste tipo de aprendizagem, deve exercitar comportamentos, a fim de concretizar todo o seu aprendizado, pois os recursos são quase que intermináveis: é o fórum que ajuda no processo de articulação e processamento de seus recursos cognitivos e afetivos, além de diminuir virtualmente uma distância que não consegue ser vencida presencialmente.
Ao tratarmos do aspecto da convivência no aprender, com os fóruns e chats os participantes, além dos exercícios em grupos e dos comentários postados em cima dos trabalhos dos outros colegas, somos estimulados a ter tato no dar e receber feedback, a ter cuidado inclusive com a ?netiqueta", isto é, com o nosso jeito de falar com o outro, enfim vamos aprendendo, aos poucos, a nos comportar de forma acolhedora, próxima e presente na vida do outro.
Por fim, por incentivar novos comportamentos na maneira de lidarmos com os outros, como mostram tantos textos sobre Socioafetividade no Ensino Online, acabamos nos dando conta de que, mesmo presencialmente, já não estávamos mais dando importância à interdependência que existe entre todos nós e à necessidade de sermos autênticos, no sentido de respeitarmos a nossa singularidade. Vendo-nos de uma nova forma, nossa relação com o outro deixa de ser meramente instrumental, para ser um relacionamento de pessoas que buscam o diálogo e o crescimento contínuo, propostas sempre presentes na Educação à Distância.



Autor: Claudia Lucia De Oliveira Pereira Pinto


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