CORAGEM DE SER DIFERENTE



Imagino a felicidade dos pioneiros brasileiros quando, das margens plácidas do Ipiranga, ouviram o heróico e retumbante brado de independência. Nesse instante brilhou o sol da liberdade. Não fossem a coragem e o comprometimento de Dom Pedro I, a história de nossa nação poderia ter tido rumo diferente. Pátria amada, Brasil!

Mas eu pergunto: quão sábios temos sido ao fazermos nossas escolhas? Como temos usado nossa liberdade? Afinal, o que realmente significa ser livre?

Certa ocasião um cantor famoso, ao sair de casa, esqueceu sua escova de dentes no bolso de trás da calça jeans. No dia seguinte, muitos eram vistos de calça jeans tendo uma escova de dentes no bolso de trás.

Há um fenômeno em Sociologia chamado Fato Social onde explica a tendência comum de se seguir as massas. Mas tudo começa a partir de um costume ou incidente envolvendo alguém influente da sociedade. Essa influência pode afetar para o bem ou para o mal. A partir daí, as massas tenderão a seguir os seus passos, ou porque é bom ou simplesmente porque é legal, tá na moda...
O conjunto dessas "manias", somado a outras tradições, ajudam na formação dos valores e regras da sociedade, e que acabam exercendo poder coercitivo no indivíduo.

Interessante que assim ocorreu o pecado original. A partir de um rebelde influente, germinou a semente do pecado e corrompeu uma terça parte.
Mas por Um também veio a salvação da humanidade. Hoje você pode escolher entre Um e outro.

É comum ouvir: todo mundo faz, por que não eu?
Não podemos negar o poder da mídia e sua influência sobre nós e nossos filhos, onde somos induzidos a fazer coisas que não faríamos em situações normais. Numa sociedade consumista e eletrônica onde tudo entra pronto e acabado dentro de nossa casa, não é de se admirar a mediocridade intelectual, onde a vontade própria fica subordinada e a mercê de terceiros.
É mais fácil acreditar no que a maioria pensa do que pesquisar para apurar uma verdade. Foi-se a auto-crítica porque é mais confortável seguir a maioria, afinal, quem se atreveria a desobedecer as regras que a sociedade impõe? Todos querem fugir do ridículo, não é?

Essa foi exatamente a causa da ruína do povo de Israel. Eles fizeram muitas concessões erradas, contrariaram a Deus em ter um rei e caíram na gandaia da idolatria.
O Salmo 33:12 diz: "Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus".

Deus ensinou cedo a lição de que a maioria nunca estaria com a razão. Cuidado ao juntar-se às massas.
Por ocasião do dilúvio, quantos se salvaram? Na destruição de Sodoma e Gomorra, quem se salvou? a maioria ou a minoria?
Do povo de Israel, quantos não se dobraram ao bezerro de ouro? Finalmente, quantos dos que saíram do Egito entraram na terra de Canaã? Não foi uma minoria?
Agora, eu estremeço ao perguntar: do povo atual de Deus, quantos irão entrar na Canaã celestial, a maioria ou uma pequena minoria?

Não é Deus que escolhe uma minoria para se salvar e a maioria para se perder. Acontece que uma pequena minoria escolhe serví-Lo, porque seguir a Deus implica em obediência e renúncia.
"Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me." Lucas 9:23

Se você fizer a vontade natural de uma criança, ela irá comer o dia inteiro apenas chocolates, sorvetes e outras guloseimas deliciosas. Ela não enxerga o mal que isso lhe causará. É necessária o papel orientador dos pais para livrá-la da morte prematura.
Se Deus é Pai, por que recusamos Suas orientações, que visam livrar-nos da morte prematura e eterna?
Se alguém decidir que de hoje em diante irá passar somente no sinal vermelho, não poderá culpar a ninguém se algo der errado(se tiver tempo).
Se decidir pular do décimo andar, não pense em desistir quando já estiver passando pelo terceiro. Desista enquanto estiver subindo o elevador, porque durante a queda, a gravidade irá obedecer a sua decisão. Lei é lei. Deus deixou as naturais e aquela escrita pelo dedo dEle.
Viver sem lei não significa uma vida de liberdade e sim uma vida inconsequente; significa viver no cárcere da auto-destruição chamado egoísmo, que é a essência da depravação.

Somos responsáveis pelas escolhas que fazemos, mas Deus é tão bom que sempre sugere o melhor caminho, através das Suas leis e das constantes sugestões do Seu santo Espirito.
O rei Davi disse no Salmo 19:7: "A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes."
O profeta Isaías disse: "E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda." Isaías 30:21
Jesus Cristo disse: "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela." Mat. 7:13

Pois bem amigo, jamais permita que outros pensem ou façam escolhas por você. Estude, pesquise e esquadrinhe a palavra de Deus em busca da verdade. Faça isso sempre acompanhado de oração e em humildade. Assim você estará sendo sábio na arte da vida.

Não tenha vergonha de pertencer a uma minoria. Tenha coragem de dizer não quando for necessário. Não tenha vergonha de dizer que é um cristao. Tenha coragem de ser diferente. Assuma a sua fé integralmente e você sentirá o prazer que é ser um cristão.

Aqui está o que realmente significa fazer bom uso da liberdade que gozamos.

Um dia Josué fez a solene declaração: "Se vos parece mal servir ao Senhor, escolheis hoje a quem sirvais...porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor." Jos.24:15
Essa sábia escolha de Josué o colocou na terra prometida.
Você tem planos de entrar na Canaã celestial? A sugestão continua a mesma.
Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Eu já fiz minha escolha, e você?

Projeto USA-me





Autor: Projeto Usa-Me


Artigos Relacionados


Deus Quer O Melhor Para NÓs

Quatro Leis Espirituais

Crer Em Jesus E Executar A Obra De Deus.

Em Cristo Já Não Há Mais Maldição Para Os Homens.

Na Sua Tristeza Chore Para Deus

Perseverança é Persistência, Constância E Firmeza.

A Presença De Deus.