Depressão e Tristeza: tem diferença?



É comum nos depararmos com o uso do "estado depressivo" para indicar que alguém esta triste, mas será que tudo é a mesma coisa??

A tristeza como um sentimento, faz parte da vida "normal", está presente em algum momento no cotidiano das pessoas.

Já a depressão não é sinônimo de tristeza e sim uma psicopatologia que necessita de tratamento psicológico e também farmacológico. O sujeito depressivo não consegue "sair" sozinho dessa condição e para tanto se faz necessário o tratamento com profissionais adequados.

A depressão interfere no sujeito como um todo altera a maneira como a pessoa vê o mundo, como sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida, a forma como a pessoa se alimenta, o sono, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas.

Nesse caso não basta apenas mudar de pensamentos, viajar, conhecer pessoas diferentes, pois a depressão não é um estado de "espírito" passageiro. Se o tratamento por algum motivo não acontecer, a duração da depressão é variável podendo levar semanas, meses, anos para a pessoa conseguir se recuperar.

O quadro de depressão pode variar há pessoas que ficam caladas diante das suas preocupações, outras choram, outras contam suas dificuldades para todo mundo, outras sentem dor de estômago, alguns têm aumento da pressão arterial, enfim, cada um reagirá diferentemente diante de suas emoções.

As crianças deprimidas tentem a apresentar sintomas relacionados a escola, irritabilidade e nem sempre "tristeza" ou desanimo.
Para fazer o diagnóstico e propor o tratamento adequado é necessário consultar um bom profissional.

Autor: Elaine Coimbra


Artigos Relacionados


A Vida Cotidiana E A Depressão! Como Sair Dela?

Depressão Trabalhista - Reflexos Laborais

Depressão Na Infância: A Importância De Um Diagnóstico Precoce

O Cuidado No PsicodiagnÓstico Da DepressÃo

As Crianças Também Deprimem!

O Anti-corinthianismo

O Sol Sempre Volta Brilhar ApÓs A Tempestade