A facilidade na compra de imóveis na Flórida



O mercado imobiliário da Flórida, que foi um dos epicentros da crise imobiliária americana, é o que apresenta melhores sinais de recuperação de todo o país.
Grande parte dessa recuperação está relacionada aos compradores estrangeiros e desses, boa parte é composta por investidores brasileiros.
Miami, Orlando e suas regiões, sempre atraíram milhares de turistas brasileiros, mas a recente valorização da moeda brasileira, a diminuição de valor do dólar americano, os altos preços dos imóveis no Brasil e a forte queda dos preços nos EUA (que chegaram a patamares pré-bolha), tudo isso em conjunto, criou uma condição nunca vista anteriormente, do investidor brasileiro fazer excelentes aquisições de casas, apartamentos e até imóveis comerciais na Flórida.

Além dos fatores apontados acima, é importante ressaltar a facilidade e tranqüilidade do processo de compra de um imóvel nos Estados Unidos ? talvez o ingrediente principal desse recente sucesso.
Marcos Napchan, corretor de imóveis em Miami, que trabalha no serviço Flórida Imóvel (www.floridaimovel.com) um portal para brasileiros que pensam em comprar na Flórida, comenta: "Não existe restrição alguma ao comprador estrangeiro, todos gozam dos mesmos direitos, como se fossem americanos". Carlos Eduardo Silva, também da Flórida Imóvel, completa: "Apesar de nada substituir a visita ao imóvel, boa parte do processo pode ser conduzido à distância".

Até o crédito imobiliário pode ser oferecido aos estrangeiros ? isso pode ser outro catalisador de vendas para brasileiros, principalmente por conta dos juros mínimos praticados nos Estados Unidos. As instituições financeiras que trabalhem com oferta de crédito imobiliário a estrangeiros, estão, normalmente, financiando 60% do valor total do imóvel, amortizando o saldo em 15, 25 ou 30 anos.
Apesar de algumas instituições facilitarem ao ponto de aceitar pagamentos originados no Brasil, a grande maioria ainda requer que boa parte dos fundos fique em uma conta bancária americana ? com, pelo menos, o saldo para pagamento de 6 meses das prestações do financiamento.

O processo de compra, normalmente, pode durar de duas a três semanas ? isso se o pagamento for à vista. Caso a compra seja financiada, esse período pode subir para 60 dias.

"No caso de propriedades em situação de pré-liquidação bancária (short sale) os prazos poderão ser mais extensos, pois dependem das apreciações e aprovações do banco envolvido", comenta Napchan.

Já existem muitos instrumentos para facilitar esse processo, serviços como a Flórida Imóvel, apresentam até a possibilidade de busca online de propriedades ? além de destaques de condomínios, divulgações de fotos e vídeos. O potencial comprador têm todas as condições de fundamentar boa parte de sua decisão mesmo antes de embarcar para Miami.

Autor: Carlos Silva


Artigos Relacionados


Os Brasileiro EstÃo Aquecendo As Vendas De ImÓveis Em Miami

Compra De Imóveis Em Alta

Quem Pode E Em Quais Situações Usar O Fgts Em Seu Consórcio De Imóvel

Fim Do Visto Americano Para Brasileiros Pode Ser Anunciado Nesta Segunda-feira Dia 22/10

Dica Para Vender Seu Imóvel:

Site GrÁtis Para Imobiliarias E Corretores De Imóveis

LeilÕes De ImÓveis: Uma Alternativa De Investimentos